SóProvas


ID
2697781
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Paciente de 31 anos, do sexo masculino, administrador de empresas, foi hospitalizado por uma crise maníaca, tendo ultrapassado recentemente uma fase depressiva também. Nunca havia realizado tratamento psiquiátrico. Era considerado uma pessoa com temperamento forte, sendo impulsivo e irritadiço, principalmente com familiares e colegas. Começou a apresentar elevação de humor, diminuição da necessidade de sono e uma autoconfiança demasiada. Além disso, fez gastos excessivos, abandonou o emprego e abusou de álcool e drogas durante a crise. Ficou internado por 21 dias e foi medicado adequadamente. O diagnóstico mais provável para este caso é:

Alternativas
Comentários
  • F31 Transtorno afetivo bipolar - CID 10

    Transtorno caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade (hipomania ou mania) e em outras, de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade (depressão). Pacientes que sofrem somente de episódios repetidos de hipomania ou mania são classificados como bipolares.

  • TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR, EPISÓDIO ATUAL MANÍACO SEM SINTOMAS PSICÓTICOS F31.1 CID 10

    Considerações sobre o paciente:

    • 31 anos
    • ATUAL: Hospitalizado com crise maníaca
    • PASSADO: fase depressiva

    Aumento do humor

    Aumento da autoconfiança

    Diminuição da necessidade de sono

    Considerando esses aspectos e o Código Internacional de Doença (CID-10) associa-se ao TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR com suas especificidades acima.