Poder coercitivo: é o poder baseado no temor e na coerção. Alguém reage a este poder por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se não acatar a ordem ou o direcionamento dado. Ele se apoia na aplicação ou na ameaça de aplicação de sanções físicas ou geração de frustração.
Poder de recompensa: é o oposto do poder coercitivo. É o poder que se apoia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento que o liderado espera obter. Num contexto organizacional, a crença é de que será favorecido nas avaliações de desempenho ou promoções, atividades de trabalho mais interessantes, informações privilegiadas ou outros.
Poder legítimo: é o poder que decorre do cargo ou posição ocupada pelo indivíduo no grupo ou na hierarquia organizacional. Posições de autoridades incluem poderes de coerção e de recompensa. O poder legítimo, entretanto, é mais amplo do que o poder para coagir ou recompensar, neste inclui a aceitação, por membros de uma organização, da autoridade de uma posição.
Poder de competência: é o poder baseado na especialidade, no talento, na competência, na experiência ou no conhecimento técnico da pessoa. Em um mundo cada vez mais evoluído científico e tecnologicamente, mais a especialização tem se tornado uma importante fonte de influência.
Poder de referência: o poder de referência emana da admiração e do desejo de se parecer com o líder. É um poder popularmente conhecido como carisma. Se você admira alguém ao ponto de modelar seus comportamentos e atitudes pelos dela, esta pessoa possui poder de referência sobre você.
Poder coercitivo: é o poder baseado no temor e na coerção.
Poder de recompensa: É o poder que se apoia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento que o liderado espera obter.
Poder legítimo: é o poder que decorre do cargo ou posição ocupada pelo indivíduo no grupo ou na hierarquia organizacional. é mais amplo do que o poder para coagir ou recompensar, neste inclui a aceitação, por membros de uma organização, da autoridade de uma posição.
Poder de competência: é o poder baseado na especialidade, no talento, na competência, na experiência ou no conhecimento técnico da pessoa.
Poder de referência: o poder de referência emana da admiração e do desejo de se parecer com o líder. É um poder popularmente conhecido como carisma.