-
Não há um tempo exato que se deve fazer a avaliação de desempenho. Isso depende da necessidade de cada organização.
-
O intervalo de tempo entre uma avaliação e outra depende de vários fatores. Robbins no livro Comportamento Organizacional diz o seguinte: "Alguns países, como os Estados Unidos, possuem uma orientação de curto prazo. As avaliações de desemepnho tendem a ser frequentes neste tipo de cultura - são realizadas, pelo menos uma vez por ano. No Japão, onde se pensa em prazos mais longos, as avaliações de desempenho podem ocorrer apenas uma vez a cada cinco ou dez anos"
Portanto não existe um padrão de intervalo de tempo a ser seguido.
Bons estudos!!!
-
A avaliação de desempenho deve ser constante. A avaliação não deve ser um acontecimento anual ou semestral ou periódico. Deve funcional na base da realimentação diária e quotidiana e não ser uma surpresa para a pessoa.
Fonte: Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenato (Cap. 8).
-
Bom pessoal, parece que temos um problema aqui, em uma outra questão do CESPE, essa questão da avaliação ter que ser feita uma vez por ano foi considerada certa, a questão era ainda mais objetiva que essa, essa aqui fala também do custo, a outra falava só do tempo mesmo, sendo assim eu imaginei que o que estaria errado seria quando ele fala no "dispêndio de tempo e recursos", ora, pq??? pq nem todos os métodos de avaliação de desempenho sao custosos e demorados, exemplo? a escala gráfica né? por favor, ainda nao tenho certeza disso, se alguem puder responder no meu perfil eu vou agradecer, um abraco a todos!!!!
-
A Q241577 foi considerada CERTA. A pergunta é: Se cair um item dizendo: "A avaliação de desempensho é realizada uma vez por ano, esse item é certo ou errado????
Uma das principais críticas à avaliação de desempenho é o fato de esta ocorrer em dia determinado, apenas uma vez por ano.
( ) Certo ( ) Errado
-
A avaliação de desempenho não deve ocorrer apenas uma vez ao ano (questão em tela), por isso se torna uma das principais críticas (questão citada pelo cplega)...pq na maioria das vezes as empresas realizam a avaliação de desempenho uma vez ao ano, e olhe lá...
-
DIOGO,
uma das principais críticas, ou seja, um dos motivos que a galera(doutrinadores) mais reclama é o fato da avaliação de desempenho ocorrer uma vez por ano, eles criticam isso, pois a avaliação de desempenho NÃO deve ocorrer uma vez ao ano.
Resumindo: na prática a avilação ocorre uma vez por ano e isso é uma das principais críticas à prática, pois não tem período determinado.
Dá uma lida de novo na questão e veja o que acha...
"O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ"
-
A organização pode fazer quando ela quiser, ou achar quando é necessário, não quer dizer que seja uma vez por ano.
Se tivesse certa no passado, é porque ninguem deve ter questionado a questão na época.
-
Não existe um quantitativo determinado quanto ao número de avaliações a serem realizadas por ano. Quanto menor o tempo entre uma avaliação e outra, melhor.
-
Comentário: Carlos Xavier
Não existe nenhuma regra que diga que a avaliação de desempenho deva ocorrer apenas uma vez por ano. Ao contrário, idealmente ela deveria ser aplicada constantemente, para abrir a possibilidade de correção de rumos pelo funcionário, proporcionando um senso de direção a ser seguido.
-
Já vimos que a avaliação de desempenho deve ser algo constante na organização. Modernamente já se diz que é um processo continuado, o qual deve acontecer no dia-a-dia do trabalho, em que se dá e recebe feedbacks constantes sobre o desempenho. Logo, o item está errado, pois não deve ocorrer somente uma vez ao ano, e sim a todo momento do trabalho.
Gabarito: E