SóProvas


ID
269899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas
organizações.

A produtividade do indivíduo, seus hábitos pessoais e suas características pessoais podem fazer parte da avaliação de desempenho.

Alternativas
Comentários

  • Gabarito: errado

    Avaliaçao de desempenhocorresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
  • hábitos e características pessoais a meu ver tá fora .
  • Colegas, coloquemos comentários com fundamentação e embasamento, pois é isso que contribui para a prendermos com os comentários uns dos outros. Obrigada.

  • Hábitos pessoais e características pessoais não fazem parte do cargo o qual a pessoa exerce, por isso não são avaliados.

    A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e de seu potencial desenvolvimento futuro.

    São avaliadas somente características inerentes ao cargo, e não a vida pessoal da pessoa.
  • Errado.
     
    A avaliação do desempenho deve proporcionar benefícios para a organização e para as pessoas. Para tanto, ela precisa atender às seguintes linhas básicas:
     
    1. A avaliação deve abarcar não somente o desempenho dentro do cargo ocupado, como também o alcance de metas e objetivos. Desempenho e objetivos devem ser tópicos inseparáveis da avaliação do desempenho.

    2.
    A avaliação deve enfatizar o indivíduo no cargo e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho. A avaliação deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho e não em uma avaliação subjetiva de hábitos pessoais. Empenho e desempenho são coisas distintas.

    3. A avaliação dever ser aceita por ambas as partes: avaliador e avaliado. Ambos devem estar de acordo de que a avaliação deve trazer algum benefício para a organização e para o funcionário.

    4. a avaliação do desempenho deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização, tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência

  • 2. A avaliação deve enfatizar o indivíduo no cargo e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho. A avaliação deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho e não em uma avaliação subjetiva de hábitos pessoais. Empenho e desempenho são coisas distintas.


  • Ao meu ver essa questão esta com o gabarito errado. Basta estudar os métodos de avaliação que se verificará que pelo menos dois deles ( Escolha Forçada e Lista de Verificação) abordam também características pessoais.

  • Segundo Bergamini (1986) em resumo, poder-se-ia conceituar a avaliação de desempenho como: a avaliação de um subordinado quanto à sua capacidade para o trabalho, tendo em vista suas aptidões e demais características pessoais.

    BERGAMINI, Cecília Whitaker. Avaliação de desempenho humano na empresa. 3.ed. São Paulo: Atlas,1986.








     


     






  • Caracteristicas pessoais( cor de cabelo, cor dos olhos , altura, tipo fisíco)  Nada disso irá influenciar na avaliação de desempenho!
    Hábitos pessoais( se tomo banho antes de dormi, se sou vegetariano, se gosto de uma cor especifica, etc) Nada disso irá influenciar na avaliação de desempenho!
    Questão errada !
  • A avaliação de desempenho observa como o individuo se posiciona diante o trabalho e não suas características pessoais e hábitos.

  • Acho isso muito relativo. Vejo que características e hábitos pessoais podem ser sim avaliados no desempenho. Com as redes sociais em grande evidencia no mundo empresarial, as empresas tem sim verificado, em visitas às paginas de seus colaboradores, algumas ideologias e comportamentos sobre a postura deles diante de diversas preferências e aspectos intra e extra empresa. As "investigações sociais" são ações desenvolvidas por algumas empresas de recrutamento; as características físicas para certos cargos também são avaliadas,como exemplo,a altura mínima exigida de homens e mulheres em concursos das Polícias Militares; um soldado da Polícia do Exército tem que ter certa estatura para poder defender esta divisão; as companhias aéreas também o fazem ao contratar parte da tripulação; o próprio filme TROPA DE ELITE evidenciou isso, mostrando a postura que um futuro policial do BOPE tem que ter para assumir o posto, pois os comportamentos psicológicos são testados ao extremo, e isso, é claro, busca selecionador os melhores homens com as melhores e mais firmes posturas que devam ter para enfrentar as piores missões que por hora venham; as entrevistas são claras e evidentes fontes de análise físicas e de hábitos pessoais daqueles que se candidatam, por mais que não seja um critério explícito de se analisar ali naquela hora, mas o avaliador ou psicólogo consegue observar essas expressões faciais e associá-los à certos comportamentos, como exemplo, sudorese excessiva, mãos atreladas como sinal de nervosismo ou ansiedade, palavras eloquentes etc . 

    A própria questão deixou claro que esses aspectos PODEM ser avaliados, não considerando-os como uma regra, mas algo que possa estar dentro de um critério de discricionariedade e conveniência de cada organização quanto à postura que ela queira exigir de seus futuros colaboradores à sua cultura. Lamentavelmente muitos recursos humanos tem avaliações preconceituosas mesmo que não informadas ao candidatos, pois discriminam muito pessoas tatuadas, com brincos ou piercings, tom de voz, dicção ou sotaque inadequado para o cargo ofertado. 

    Enfim, por mais que esses nobres doutrinadores não saibam disso, tudo que pude escrever ai em cima é pratica indispensável à admissão de pessoas, ações incontestáveis encruadas na cultura de qualquer organização pública ou privada, seja de qual ramo for, ou por um acaso de onde e como foi que surgiu a cota de negros em Universidades Públicas e para concursos Públicos Federais? Tenho pra mim que, talvez, eles NÃO abordem tal tema com receio de adentrar em um campo mais específico que possa ofender a honra e a imagem de certos grupos sociais. 

  • Avaliação de Desempenho tem como foco o comportamento profissional do avaliado.

  • CHIAVENATO, PÁG;212 ,GESTAO  DE PESS. 4 ED., A avaliação  de desempenho deve avaliar o desempenho do colaborador no cargo e NÃO a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho.

  • Gab. Errado

    A avaliação  de desempenho deve avaliar o desempenho do colaborador no cargo e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho. A avaliação deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho e não em uma avaliação subjetiva de hábitos pessoais.

    .

     Idalberto Chiavenato

  • Características pessoais do indivíduo que não tenham relação com o trabalho não devem fazer parte da avaliação de desempenho

  • Hábitos pessoais, os quais estão de fora da realidade do trabalho, não devem ser tomados em consideração na avaliação de desempenho. O importante aqui é avaliar produtividade, comportamentos e alcance de resultados. A vida pessoal do avaliado não deve ser tomada em consideração. Assim, item errado.

    Gabarito: E