-
GABARITO: Letra C
A moralidade administrativa exige o respeito a padrões éticos, de boa-fé, decoro, lealdade, honestidade e probidade incorporados pela prática diária ao conceito de boa administração - conjunto de condutas que o direito torna exigíveis. Assim, Maria violou o princípio da Moralidade ao encobrir seus atos ilegais através de atitude maliciosa que transformou algo errado no processo analisado, em falsa aparência de verdadeiro.
------------------------------------------------------------------
Princípio da Eficiência: Economicidade, redução de desperdícios, qualidae, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos pelo princípio da eficiência. Obriga a Adm. Pública a buscar os melhores resultados por meio da aplicação da lei.
Princípio da Impessoalidade: significa dizer que os atos são do órgão e não do agente público.
Princípio da Isonomia: se refere à igualdade entre os cidadãos. Assim, todos serão tratados igualmente na medida de suas desigualdades.
Princípio da Publicidade: ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas em lei.
Bons estudos !
-
Isonomia é um desmembramento do princípio da impessoalidade, que se divide em: Isonomia, Finalidade e Vedação da promoção pessoal.
Moralidade por sua vez completa o princípio da legalidade. Neste primeiro observa-se o dever de agir com: Probidade, Honetidade, Lealdade, Decoro, Ética e Boa-fé.
Gabarito letra C.
-
Conduta totamente IMORAL
-
Letra C.
Conduta que segue os princípios MORAIS atende ao Princípio da Moralidade que diz que a Admin. Pública (ou quem atende por ela ou a ela representa) deve agir de boa fé com conduta ética e que não possa ferir, de forma alguma, as leis e a conduta correta.
-
Mas isso afetou também o princípio da impessoalidade não? Pois ele não agiu visando ao benefício próprio, de forma pessoal.
-
Galerinha, vamos direito ao ponto?
Primeiro passo, vamos focar unicamente na questão.
A servidora utilizou-se de seu cargo para "maquear uma situação" que era ilegal para que desse a aparência de legalidade. Não foi falado que ela utilizou tal fato para benefício próprio ou de outrem, ou que isso tenha ocasionado alguma vantagem para alguém... Portanto, o único princípio que ela infringuiu foi o da MORALIDADE.
Gabarito C
-
Exatamente como o Dimas Pereira inicia seu comentário: ficar unicamente na questão.
Ao meu ver, ela foi antiética, então não há dúvida que seja Moralidade.
Saber mais que a banca ou pelo menos não saber distinguir é ruim.
-
GABARITO LETRA C DE CASA,
Vejam bem, Dona Maria é uma servidora pública "severgonha", e agiu sem moral alguma, portanto culminou numa prática contra a MORALIDADE PÚBLICA. "Fia do cranco".
-
se tivesse alguma alternativa sobre legalidade, talvez ficasse mais duvidoso.
-
Ela foi desonesta, logo, feriu a moralidade administrativa
-
Princípio da Moralidade:
- Dever de probidade: Honestidade, Ética, Decoro e Boa-fé
- Atinge tanto os agentes públicos, como também aos particulares que se relacionam com a administração pública.
* Nepotismo, também, viola o princípio.
-
Maria foi imoral rsrs
-
Mauro Icardi, não fere o da impessoalidade porque no texto não menciona que foi em benefício próprio.
-
agiu de má fé.
-
O próprio enunciado já denuncia que agiu através de ATITUDE MALICIOSA. Logo, alternativa C.
-
Ma fé/ boa fé = moralidade
-
O caso retratado no enunciado da questão violou com maior precisão o princípio da moralidade, que exige a honestidade, lealdade, boa-fé da conduta no exercício da função administrativa. Tal princípio estabelece a obrigatoriedade de observância a padrões éticos de conduta.
Ressalte-se que o princípio da moralidade está previsto de forma expressa no art. 37 da Constituição Federal.
Gabarito do Professor: C
-
Se tivesse "legalidade" nas alternativas, aí já ia nascer mais um cabelo branco...
-
Isonomia é um desmembramento do princípio da impessoalidade, que se divide em: Isonomia, Finalidade e Vedação da promoção pessoal.
Moralidade por sua vez completa o princípio da legalidade. Neste primeiro observa-se o dever de agir com: Probidade, Honetidade, Lealdade, Decoro, Ética e Boa-fé.
Gabarito letra C.
-
GB C
PMGOOOO
-
GB C
PMGOOOO
-
GB C
PMGOO
-
GB C
PMGOO
-
GB C
PMGOO
-
GB C
PMGOO