SóProvas


ID
2700157
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRO - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Nas atuais organizações, a gestão de estoque é totalmente planejada de acordo com modelos de gestão de material mais útil à especificidade técnica da organização. Neste sentido, o modelo de controle de material focado na quantidade certa e no momento ideal para realizar o suprimento é

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

  • MRP é a técnica que determina as necessidades de compras de materiais que serão utilizados na fabricação de um certo produto e em um momento certo, através da lista de materiais obtida da estrutura analítica do produto.

  • O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos. 

    fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-just-in-time/21936/

  • GABARITO: A


    O MRP (Material Requirements Planning) ou cálculo da necessidade de materiais é um dos sistemas de planejamento e controle de materiais mais divulgados e seu conceito é bem simples. É um método baseado no princípio que todos os itens que compõem a estrutura de um determinado produto são conhecidos (lista de materiais), bem como o tempo de aquisição de cada um deles.


    É um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. O sistema MRP é capaz de planejar as necessidades de materiais a cada alteração na programação de produção, registros de inventários, composição de produtos, previsão de vendas, custos e controle de produção. Podemos dizer que trata de um sistema que se propõe a definir as quantidades necessárias e o tempo exato para utilização dos materiais na fabricação dos produtos finais.


    O processo inicia-se a partir da informação de “quanto” e “quando” o cliente deseja consumir.


    Fonte: Professor Ronaldo Fonseca - Estratégia Concursos

  • a)MRP. (Material Requirement Planning, em português planejamento de necessidades de materiais),

     Ele realiza,  a partir de uma base de dados, uma análise automática de estoque, apontando as necessidades de estoque, afim de que não falte nem sobre material. Por meio da análise de algumas informações como o histórico de vendas e a capacidade de produção, quantidades mínimas de compras, tempo para recebimento dos insumos e com o cruzamento destas informações, o mesmo sugere quando e quanto se deve comprar de cada produto.

     

     b)ERP.(Enterprise Resource Planning, em português Sistema de Gestão Integrada).

    possui diversos módulos, que se comunicam, assim temos um cruzamento das informações. Cada módulo possui uma funcionalidade distinta e pode ser customizada conforme a necessidade de cada organização. Os  módulos mais comuns são os da área financeira, cadastros, contábil, entre outros O WMS pode realizar interligar-se ao ERP, alimentando também.

     

     c)TMS.(Transportation Management System) Sistema de Gerenciamento de Transporte

    é um software para melhoria da qualidade e produtividade das transportadoras, identificando e controlando os custos relativos a cada operação, e visa principalmente controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada. Para uma maior eficiência, o sistema TMS deve ser integrado com um sistema ERP, desta forma ao emitir um CT-e ou NFS-e, por exemplo, a integração financeira, fiscal e contábil ocorrerá automaticamente. As principais funcionalidades de um sistema TMS são:

     

     d)WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém em português)

    é o que sistema que possibilita o controle dos armazéns por meio da simultaneidade de dados coletados e imputados no sistema.

    pode ter conexão com o ERP (Enterprise Resource Planning), MRP (Planejamento de Recursos da Empresa) ou ainda com outros tipos de sistemas utilizados para a gestão. 

     

     e)JUST IN TIME. 

    O JIT significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários – não antes para que não formem estoques, e não depois para que seus clientes não tenham que esperar. Além desse elemento temporal do JIT, podemos adicionar as necessidades de qualidade e eficiência. Uma possível definição de JIT pode ser a seguinte: O JIT visa atender à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios.

     

     

    https://www.bsoft.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-sistemas-erp-tms-e-wms

    https://amplologistica.com.br/as-diferencas-entre-wms-erp-mrp/

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/logistica-e-materiais-uma-abordagem-sobre-o-sistema-just-in-time/57771/

  • a maioria respondeu JUST IN TIME.......... FAVOR PEDIR COMENTÁRIO DO PROFESSOR.

  • me digam como pode a resposta ser MRP....e nesta outra questão de outra banca com as mesmas definições desta aqui a resposta ser JIT.

    vejam essa questão.: Q865209 

     

    ??????????

  • MRP- Materials Requirements Planning

    Tem como objetivo definir as quantidades e momentos em que cada item deve ser produzido ou comprado, a fim de atender o planejamento da produção, e para isso ressalta que as estruturas de produto devem estar perfeitamente definidas assim como os tempos de obtenção ou fabricação, além das informações sobre inventários que deve ser a mais acurada possível.

    Um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura quando solicitado. GAB A