SóProvas


ID
2700622
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente chegou ao consultório de psicologia apresentando queixa de medo de sair de casa, de frequentar lojas, locais públicos e andar sozinho. Trata-se de um caso de

Alternativas
Comentários
  • Critérios Diagnósticos 300.22 (F40.00)

    Medo ou ansiedade marcantes acerca de duas (ou mais) das cinco situações seguintes:
    1. Uso de transporte público(p.ex.,automóveis,ônibus,trens,navios,aviões).
    2. Permanecer em espaços abertos(p.ex.,áreasdeestacionamentos,mercados,pontes). 3. Permaneceremlocaisfechados(p.ex.,lojas,teatros,cinemas).
    4. Permanecer em uma fila ou ficar em meio aum amultidão.
    5. Sair de casa sozinho.

    O indivíduo tem medo ou evita essas situações devido a pensamentos de que pode ser difícil escapar ou de que o auxílio pode não estar disponível no caso de desenvolver sintomas do tipo pânico ou outros sintomas incapacitantes ou constrangedores (p. ex., medo de cair nos idosos; medo de incontinência).

    As situações agorafóbicas quase sempre provocam medo ou ansiedade.

    As situações agorafóbicas são ativamente evitadas, requerem a presença de uma companhia ou são suportadas com intenso medo ou ansiedade.

    O medo ou ansiedade é desproporcional ao perigo real apresentado pelas situações agorafóbicas e ao contexto sociocultural.

    O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses.

    O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcio- namento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

    Se outra condição médica (p. ex. doença inflamatória intestinal, doença de Parkinson) está presente, o medo, ansiedade ou esquiva é claramente excessivo.

    O medo, ansiedade ou esquiva não é mais bem explicado pelos sintomas de outro transtorno mental – por exemplo, os sintomas não estão restritos a fobia específica, tipo situacional; não envolvem apenas situações sociais (como no transtorno de ansiedade social); e não estão rela- cionados exclusivamente a obsessões (como no transtorno obsessivo-compulsivo), percepção de defeitos ou falhas na aparência física (como no transtorno dismórfico corporal) ou medo de separação (como no transtorno de ansiedade de separação).

    Nota: A agorafobia é diagnosticada independentemente da presença de transtorno de pânico. Se a apresentação de um indivíduo satisfaz os critérios para transtorno de pânico e agorafobia, ambos os diagnósticos devem ser dados.

     

    DSM-V, p 218.

    • Agorafobia é um medo mórbido de se achar sozinho em grandes espaços abertos ou de atravessar lugares públicos. Trata-se de um transtorno de ansiedade que muitas vezes se desenvolve após um ou mais ataques de pânico. Os sintomas incluem medo e evitar lugares e situações que possam causar sensação de pânico, aprisionamento, impotência ou constrangimento.

    Gabarito: B