SóProvas



Prova CS-UFG - 2018 - UFG - Psicólogo - Área: Clínica e da Saúde


ID
2643649
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure que, em português, significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro". A principal diferença entre um protocolo HTTP e o HTTPS está

Alternativas
Comentários
  • HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper_Text_Transfer_Protocol_Secure

    Vamos na fé que a gente consegue

  • Letra (A) CRIPTOGRAFIA 

  • Protocolos:

    HTTP: 80

    HTTPS: 443  CRIPTOGRAFIA - TLS e SSL

    FTP : 20 de Transferência de dados e 21 de Controle 

    DNS: 53 Sistema de Domínios ustilisa-se camada de transporte UDP

  • PROTOCOLO HTTPS
    -> Possui as mesmas características primárias do protocolo HTTP, porém acrescenta recursos de segurança para acesso ao serviço;
    -> Adiciona criptografia de dados (codificação das informações transmitidas);
    -> Adiciona certificado digital (garantia eletrônica das partes da comunicação).

    GABARITO -> [A]

  • O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – HyperText Transfer Protocol) é o protocolo padrão para a Web. Através dele, os navegadores requisitam as páginas da Web e as recebem.

    O  HTTPS é, resumidamente, como um HTTP com o SSL (Secure Sockets Layer) ou, seu sucessor, o TLS (Transport Layer Security). TLS ou SSL são camadas de segurança que fornecem confidencialidade e integridade. A base do TLS/SSL é a criptografia.

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/qual-a-diferenca-entre-http-e-https.html

  • creio que a letra B se trate unicamente do certificado digital: Lojas virtuais e aplicações bancárias on-line são exemplos mais comuns dessas aplicações. Para acesso a essas aplicações, os usuários necessitam passar por um processo de autenticação criterioso.

     

  • comunicação criptografada

  • HTTP - HiperText Transference Protocol é o protocolo padrão para a web. É por meio dele que o navegador requisita ao servidor as páginas na web, ou seja, graças ao HTTP que você acessa nosso blog, envia formulários, etc. O HTTP é inseguro, pois baseia-se apenas em texto, o que possibilita a invasores interceptarem, alterarem e roubarem as informações transferidas. É aí que entra o HTTPs.

    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

    Fonte: https://www.site.com.br/diferenca-entre-http-e-https/

    YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=e-Y_i7FsThA

     

  • GABARITO - A

  • HTTPS = HTTP + SSL

    Https utiliza criptografia de forma a melhorar a segurança da informação.

     

    GABARITO: A

  • HTTP.  - protocolo de transferência de hipertexto, é o mais utilizado por usuário na internet, importante frisar que o html está dentro do http (que é o responsável pelo transporte daquele), o HTML é o próprio hipertexto em si o objeto do transporte. Só para lembrar, o HTML é um arquivo de texto interpretado pelo navegador e tem a capacidade de montar conteúdos em multimídia (paginas da web). 

     

    A função do protocolo HTTPS é propiciar segurança ao usuário. Ele criptografa os dados das transações impedindo que terceiros os acessem. Lembre-se que o 'S' é de segurança.

     

     

    HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.  Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

    É bom lembrar que o HTTPS não é perfeito. Mesmo que tenha uma conexão desse tipo ativa, fique atento para tentativas de fraude. Há casos de phishing que levam o usuário para sites com HTTPS mas, na verdade, é uma página errada – eles criam uma conexão segura entre você e um servidor falso. Em outras situações, alguns sites imitam o símbolo de cadeado para atrair desavisados, ou mesmo mudam o ícone do site para que você acredite que está seguro."

  • Principal diferença entre HTTP e HTTPS:

    na comunicação criptografada que ajuda a evitar possíveis tentativas de roubo de informação durante a transmissão dos dados entre o usuário e os servidores

  • Em questão de segurança da informação nada é garantido. Só aí dava pra eliminar as outras 3 assertivas.

  • Letra A


    HTTPS A diferença entre HTTP e HTTPs é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Adiciona-se ao protocolo HTTP uma camada extra de segurança, o certificado SSL. Este, por sua vez, criptografa o conteúdo transferido e só permite sua leitura a quem tiver uma chave para “abri-lo”. Tudo isso se passa nos bastidores. Cabe ao usuário apenas observar se na URL (endereço) do site há um cadeado seguido do “https”, sobretudo em lojas virtuais e sites que exigem cadastro ou login.

  • Convergência do HTTP e HTTPS

     

    -São Servidores de Hipertextos

    -WEb=Sistema de Hipertexto

    -Ambos Reproduzem Páginas da Web

    -HTTPS- é o HTTP + SSL______>Transferem de Hipertexto com Segurança

     

    ________________<HTTP

     

    -Hyper Text Transfer Protocol

    -Protocolo usado para transferir Páginas Web entre Servidor e Cliente

    -Protocolo de Transferencia de Hipertexto

    -Ultiliza a porta= 80

    -Comunicação de Sitíos

    -Comunicação na linguagem HTML

     

    ___________________<HTTPS

     

    -Hyper Text Transfer Protocol Secure ou

    -Hyper Text Transfer Protocol over SSL

    -Protocolo que Combina= HTTP

    -Prover Conecção segura

    -Comunicação Ciptografada

    -Dificulta a Intercepção de Informação

     

    ____________-<HTTPS Porta/443

     

    1-IMAP_________________________Mensagem Mantida

    2-POP__________________________Mensagem Não Mantida

     

    Gabarito: A

    Bons Estudos :)

  • HTTP é a sigla para Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é o mais básico e usado para navegação em sites da internet.

    protocolo HTTP funciona também como uma conexão entre o cliente e o servidor. Neste caso, o cliente é o navegador que você usa para acessar a internet. E o servidor é aquele em que um site ou domínio está hospedado na rede.

    HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

    protocolo HTTPS é e funciona de forma exatamente igual ao HTTP. A diferença da letra “S” na sigla é uma camada extra de proteção, indicando que sites e domínios que possuem esse protocolo são seguros para o usuário acessar.

    Por exemplo, veja abaixo como o domínio da WebLink aparece no navegador. Perceba que o acesso é feito mediante o protocolo HTTPS.

    Gabarito:A

  • Dica: Quando a questão disser que é garantida a segurança,vc ja pode colocar errado.NA INFORMÁTICA não existe nada garantido em termo de segurança.

  • Gabarito A

    Enfermeiro


ID
2643652
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na interface dos navegadores da Internet, como o Google Chrome e o Mozilla Firefox, é apresentado o ícone de uma casinha na tela inicial próximo à barra de pesquisa. Esse ícone

Alternativas
Comentários
  • A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a Pagina Inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. Portanto, alternativa B

  • GABARITO B

     

    / \

    |_|    

    Pagina Inicial é a 1º que aparece quando você abre o navegador . 

    CTRL+H  -mostra o histórico

    F5 - recarrega/atualiza a página atual.

  • Atalho:

     

    ALT + HOME

  • ALT + HOME – Retorna para página inicial no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    CTRL + H – Mostra o histórico no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

    F5 - Recarrega/atualiza a página atual no Google Chrome e o Mozilla Firefox.

  • "Casinha" = Home (Lar), é a literalidade e obviedade nos favorecendo. Essa não esqueceremos na hora da prova!

    Letra: B.

  • Retorna à página inicial, ou seja, a página do navegador que você estiver utilizando para o acesso à internet.

    Letra B

  • A "casinha" retorna a página inicial !! 

     

    FocoforçaFé@@#

  • GAB : LETRA B

     

    A figura que corresponde a uma casa nos navegadores, significa a pagina inicial, aquela que você acessa sempre que executa o navegador pela primeira vez. Ela pode ter sido pré-estabelecida, ou você pode modificá-la. 

  • Para os não assinantes: Gab letra B: retorna à página inicial.

  • quando vc sai e quer voltar pro inicio de onde saiu ou seja sua casa ^^


  • Caramba,essa eu sabia.

  • A casinha é símbolo universal para a Página Inicial do navegador . A página inicial já foi um recurso mais “badalado”, mas está em desuso nos dias atuais porque a busca na internet ficou muito simples.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Melhor Resolução:

    Esse ícone da casinha está presente em todos os navegadores, nem sempre é o mesmo desenho, mas são parecidos em todos. Eles representam: retornar à página inicial (home), que é definida pelo usuário no menu configurações do navegador.

    Gabarito: B

    Fonte: Instagram: treinar_questoes

    Siga a melhor página de resolução de questões:

    Instagram: @treinar_questoes // Facebook: facebook.com/treinar.questoes

    Temos pdf`s comentados da melhor maneira para a sua compreensão! Mande-nos um direct pelo Instagram para juntar-se à equipe de estudantes!

    Nunca desistam, Guerreiros!

  • GABARITO B

    A Página Inicial é a página aberta por padrão na inicialização de um navegador. Uma funcionalidade que poucos conhecem é que alguns navegadores permitem configurar mais de uma página como Página Inicial. Nesse caso, cada página será aberta em uma guia/aba diferente.

    OBS: O Google Chrome NÃO tem mais essa casinha, nos dias atuais aparece o símbolo do recarregar a pagina.


ID
2643658
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos sistemas operacionais, como o Microsoft Windows 7, as informações estão contidas em arquivos de vários formatos. Quando se seleciona um item para ser excluí­do permanentemente, sem enviá-lo para a Lixeira, deve-se pressionar, simultaneamente, as teclas

Alternativas
Comentários
  • No Windows esta ação é feita através da combinação das teclas SHIFT+DELETE.

     

    Enquanto que excluindo através da tecla Delete apenas move os arquivos para a lixeira onde é possível recuperá-los.

  • Shift = SUMIR rs

  • GABARITO: D

    Para ser excluído permanentemente:

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

  • Não funciona apenas com o DELETE. Pressionar o SHIFT com QUALQUER modo de exclusão de arquivos leva à exclusão permanente. 

     

    No windows 7, por PADRÃO, sempre pergunta se quer mesmo excluir.

     

    No windows 10 por PADRÃO, não pergunta quando manda para lixeira, somente quando tenta excluir permanentemente.

     

    Pra mudar essa configuração, basta clicar com o botão direito na lixeira e ir em Propriedades.

  • QUESTÃO MANJADA

  • Aprendemos por Osmose! (Repetição).

  • Paloma, não erro mais! Sua dica foi 1000! Ainda garantiu umas risadas aqui. Obrigada.
  • Gabarito D -> SHIFT + DELETE 

    Apenas teclando delete apaga o arquivo (manda para a lixeira). 

    Segurando o SHIFT você exclui permanentemente. 

     

  • GABARITO: D

     

    Para ser excluído permanentemente:

     

    Shift + Delete = Shiiiiiiiiiiii Deleteeeiiiii

     

     

    Créditos a Paloma Questão Q881217

  • Essa é veia!
  • GAb D

     

    Shift + Delete = Excluir arquivo permanentemente

    Delete = Move para a lixeira.

     

    Cuidado Lucas: O termo apagar pode estar errado em algumas bancas, o arquivo não é apagado e sim movido para a lixeira.

     

    Bons Estudos. 


ID
2700538
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um dispositivo de armazenamento é utilizado para guardar dados digitais, em uma unidade conhecida como bytes. O seguinte número 35184372088832, em bytes, é equivalente a

Alternativas
Comentários
  • Quilobyte (K or KB):  1.024 bytes

    Valor aproximadode caracteres: Mil

     

    Megabyte (M or MB): 1.024 KB = 1.048.576 bytes

    Valor aproximado de caracteres: Milhão

     

    Gigabyte  (G or GB): 1.024 MB = 1.073.741.824 bytes

    valor aproximado de caracteres: Bilhão

     

    Terabyte   (TB): 1.024 GB = 1.099.511.627.776 bytes

    Valor Aproximado de caracteres: Trilhão

     

  • Como o segredo da questão é a unidade, e não o número exato, basta ir "cortando" de três em três casas até chegar à correspondência:

     

    35184372088832

    Vermelho: KB
    Azul: MB
    Verde: GB
    Preto: TB

     

    GAB. LETRA D = 32 TB

     

  • Kilo     1,000

    Mega   1,000,000

    Giga    1,000,000,000

    Tera     1,000,000,000,000

  • 35(TB) 184(GB) 372(MB) 088(KB) 832(Bytes)

    Gabarito: C


ID
2700547
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na Universidade são utilizados vários modelos de textos da Internet, que servem como exemplos, tais como declarações, certificados etc. Quando se baixa um modelo de texto no formato do Microsoft Word, para remover a formatação inicial de um texto completo deve-se pressionar as teclas

Alternativas
Comentários
  • Ctrl + T - seleciona tudo

    Ctrl + Espaço - Remove formatação

  • No WORD

     

    Ctrl + T (Tudo) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + Espaço -> Limpa toda a formatação

     

    No WRITER

     

    Ctrl + A (All) -> seleciona todo o texto

    Ctrl + M -> Limpa toda a formatação

     

  • Gabarito 


    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

  • Nessa questão bastava atentar para "texto completo" no comando da questão e perceber que nas alternativas apenas uma começava com o comando "Ctrl + T" usado para selecionar texto completo.

    GABARITO: C

  • Caraca, sempre aprendendo algo novo!

  • Acertei por pura lógica. Essa eu não sabia. Sempre aprendendo com essas questões. Gab. C. 

  • CTRL + T.... seleciona tudo CTRL + ESPAÇO....limpa formatação
  • Essa eu não sabia. Vai ser bem útil agora

  • Sempre se atentar para a forma cobrada pois se inverter os comandos mesmo estando certos é pegadinha lógica.

    Resposta C

  • ué, no meu word é ctrl A que seleciona tudo

  • Gabarito 

    Eu faço assim pra lembrar:

    CTRL + T => SELECIONA TUDO

    CTRL + Barra de espaço => Remove a formatação manual

    Ou seja, T para selecionar Tudo e depois sumir com isso, mandando pro espaço.

  • Essa dava pra fazer por eliminação. Por exemplo: se vamos remover todas as formatações, temos que primeiro selecionar todo o texto. E todos sabem que para selecionar todo o texto, as teclar a serem usadas são CTRL+T

  • Control Z vc desfaz a última operação.

  • CTRL + T seleciona tudo!

    CTRL + espaço tira formatação!

    lembrando CTRL + A seleciona na internet, no explorer ou desktop e em demais locais.

  • CTRL+T = SELECIONAR TUDO. ➤ CTRL+ESPAÇO = REMOVER A FORMATAÇÃO


ID
2700553
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Angerami-Camon (2000, p. 19), a psicologia da saúde é uma forma de investir com bastante veemência na humanização dos atendimentos realizados na área da saúde e uma tentativa de fazer uma nova dimensão de

Alternativas
Comentários
  • Um dos objetivos de integração de uma equipe multiprofissional é diminuir a desigualdade entre os profissionais de diferentes atuações na área de saúde para consequentemente ocorrer a maior integração entre a equipe, podendo assim haver maior possibilidade de interagirem em situações livres de submissão na busca de consensos acerca da finalidade e do modo de executar o trabalho.

    Multidisciplinaridade: é caracterizada pela justaposição de várias disciplinas em torno de um mesmo tema ou problema, sem o estabelecimento de relações entre os profissionais representantes de cada área no plano técnico ou científico. As várias disciplinas são colocadas lado a lado, carecendo de iniciativas entre si e de organização institucional que estimulem e garantam o trânsito entre elas.

    CERTA - Interdisciplinaridade: Piaget, traduz dizendo que é o grau mais elevado de interação entre as disciplinas. Ele defende a não verticalização entre elas e sim a necessidade de se compartilhar uma mesma plataforma de trabalho, atuando sobre conceitos em comum e esforçando-se para que haja melhor inter-relação profissional.

    Transdisciplinaridade: é a coordenação do conhecimento em um sistema lógico, que permite o livre trânsito de um campo de saber para outro, ultrapassando a concepção de disciplina e enfatizando o desenvolvimento de todas as nuances e aspectos do comportamento humano.


ID
2700556
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Hisada (2011), a psicoterapia dos pacientes psicossomáticos possui algumas distinções em relação à psicoterapia de outros tipos de pacientes, pois os psicossomáticos

Alternativas
Comentários
  • Segundo Hisada (2003), a tarefa do analista é proporcionar holding e lidar com a integração da psique-soma. A técnica é reconhecer e clarificar a dissociação, pois há uma dificuldade de discriminar sentimentos e nomear estados emocionais durante o trabalho. Por exemplo, o paciente está com muita raiva, mas diz que está triste. São emoções diferentes que ele nomeia de forma inadequada. É importante ir clareando isso, para que possa permitir-se sentir e nomear afetos. Uma possibilidade seria trabalhar para que o objeto se transforme em representação psíquica, ou seja, que se crie um registro. Podemos pensar este trabalho como tentativa de redirecionar estas informações, significando algo que ficou sem representação. Algo ali ocorreu que impossibilitou a formação do registro psíquico, Lacan fala em congelamento, conforme Guir (1988), algo que ficou colado na relação mãe-bebê que não permitiu que se 
    criasse um espaço entre um e outro, onde se estabelece a falta - castração. Para ele, o pai desta relação é fraco de lei, que não marca, não realiza o interdito. É preciso desaparecer em um lugar para aparecer em outro como sujeito. Para Winnicott o conceito de saúde está relacionado com mudança, criatividade, a saúde existe quando o indivíduo adquire um senso de self, de ser ele mesmo. Mas para que isso ocorra, é necessário que haja a possibilidade de movimento, descongelamento (Outeiral e Hisada et al, 2001 e Hisada, 2002). O trabalho com estes pacientes requer muita tolerância e disponibilidade, pois em geral a compreensão a respeito da doença e de si próprio é muito intelectualizada. Auxiliá-lo a fazer ligações entre o racional e o emocional não é tarefa fácil, em especial pela dificuldade que tem em se vincular, a transferência torna-se uma barreira. Assim como é difícil para o sujeito descobrir vias para conectar-se com suas emoções, também não será fácil conectar-se com o analista.

    Gabarito D


ID
2700559
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A doença psicossomática é um sintoma de que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra: C- O princípio do desenvolvimento emocional do indivíduo foi comprometido pela ocorrência de algo.


ID
2700562
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pesquisas psicofarmacológicas sobre o transtorno de personalidade Borderline tendem a focalizar três áreas distintas de padrões comportamentais, que normalmente são observados nesses pacientes. São eles: a instabilidade afetiva,

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

  • Esta dá pra ir por eliminação. Comportamentos fóbicos, obsessivo-compulsivos, neuróticos e ansiógenos não são características descritoras do TPB.

    Letra C.

  • TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE OU PERSONALIDADE LIMÍTROFE

    Limítrofe porque se encontra no limite entre a neurose e a psicose. Portanto, pode ocorrer sintomas psicóticos e neuróticos.


ID
2700565
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As bases para uma nova apreciação e início da tendência contemporânea de ver a doença e a saúde como condição multifatorial foram a

Alternativas
Comentários
  • Questão muito arbitrária

  • Alguém pode me explicar essa questão de a psicanálise de Freud ser o início de uma tendência contemporânea de ver a saúde e a doença como multifatorial? Não entendi...

  • A explicação se assenta no fato de que à época de Freud, este grande estudioso, médico neurologista, atendia diversos casos de somatizacoes, classificadas como Histeria. Devido a esta iniciativa de Freud, foi se descortinando no âmbito dos estudos da mente humana que muitas manifestações de sintomas têm raiz no psiquismo ou melhor, em conteúdos recalcados fruto de algum conflito interior. Se Freud foi o pai da Psicanálise, podemos parafrasear tal afirmação dizendo também que este foi o pai da Psicossomática...
  • Freudinho <3

  • Gabarito B.

    Gente, é indiscutível que a perspectiva da abordagem psicanalítica mudou a forma como o adoecimento era percebido através do tratamento da histeria, já que esta problemática, até então, permanecia intocável pela medicina, que não conseguia elaborar meios de tratar ou compreender a ordem do adoecimento, isto porque estava centrada no corpo, apenas no biológico.

    Foi a partir de Freud que foi percebida a relação de doenças NO corpo, mas com origem DA mente, o que se fundamentou como doenças psicossomáticas, sendo a medicina psicossomática a área que se debruçou nos estudos da psicanálise para compreender esse processo de adoecimento.


ID
2700568
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo conceitual que tem se mostrado útil para a compreensão das relações entre os aspectos psicossociais da atividade laboral e a saúde mental dos profissionais de saúde é

Alternativas

ID
2700571
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Toda e qualquer transformação do contexto institucional não pode ser realizada sem uma análise criteriosa, e esforços devem ser concentrados para que a análise institucional não se perca em mera digressão teórica. Esse conceito refere-se à estrutura

Alternativas
Comentários
  • É exatamente a analise criteriosa da DINAMICA do funcionamento do grupo institucional e como esta funciona que, ira fornecer subsidios para o trabalho do psicologo. É preciso compreender como se dá a estrutura dinamica na instituicao para se realizar a sua transformacao.


ID
2700574
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Straub (2005), para que uma avaliação psicométrica ou alguma outra medida seja útil e aceita, ela deve passar pelos testes de

Alternativas
Comentários
  • Padronização: Uniformidade de procedimento;

    Fidedignidade: Quão bom é o teste;

    Validade: Mede aquilo a que se propões.

     


ID
2700577
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O instrumento utilizado para averiguar as atitudes e os comportamentos autorrelatados por um grupo de pessoas é

Alternativas
Comentários
  • Os inquéritos examinam atitudes e crenças individuais, mas em números maiores e de forma muito menos aprofundada do que o estudo de caso.

    FONTE:  Livro - Psicologia da Saúde: Uma Abordagem Biopsicossocial; Por Richard 


ID
2700580
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pesquisadores de estudos epidemiológicos empregam vários termos em suas pesquisas. O termo que se refere à doença, como medida de saúde, número de dados de determinada enfermidade, ferimento ou incapacidade em um grupo específico de pessoas em certa época, corresponde à taxa de

Alternativas

ID
2700583
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qual é o teórico que discordou de Freud em relação à questão da sexualidade e é reconhecido como o primeiro psicanalista a enfatizar a natureza social fundamental dos seres humanos?

Alternativas
Comentários
  • adler

     

  • Ao contrário de Freud, Adler acreditava que o impulso básico do ser humano era o desejo de PODER e não o INSTINTO SEXUAL. Acreditava no determinismo social como fundamental no/do ser humano. Criou a PSICOLOGIA INDIVIDUAL.

  • Alfred Adler (fundador da Psicologia Individual) - Para ele, o impulso básico humano provinha do desejo de poder, não era um instinto sexual. Assegurava que a frustação do sujeito daria espaço ao complexo de inferioridade, sendo esse complexo capaz de gerar diversas patologias.

    Antes dele se tornar um "dissidente" da Psicanálise, ele era amigo pessoal de Freud e também fundador da aclamada reunião das quartas-feiras. Ademais, Adler geralmente está presente nos livros de teorias da personalidade, ficando dentro das teorias psicodinâmicas.


ID
2700586
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Spink e Matta (2007, p. 34), no livro A Psicologia em diálogo com o SUS, referem que, na tarefa de individualização de grandes grupos, emerge como uma das principais contribuições da psicologia ao projeto de individualização

Alternativas
Comentários
  • acho que a questão está mal formulada. Não consegui entender direito
  • Eu também não compreendi.

  • "Voltando à psicologia, sua configuração enquanto ciência da individualização decorre do uso de técnicas rotineiras que respondiam às necessidades de registro e à sua organização posterior como técnicas de inserção das diferenças (...) emerge uma das principais contribuições da psicologia ao projeto de individualização: o teste psicológico. Os testes, nas mais diversas forma de psicodiagnóstico (...) são práticas de produção da diferença ordenada, especialmente quando aliados à normatização estatística. Eles efetivamente transformam a subjetividade humana em objeto passível de estudo"

    Mary Jane P Spink

  • Resposta letra do livro, como foi colocado no trecho abaixo

    Letra D.

  • Alternativa D.

    Pra quem não leu o livro ou não fixou muito bem esse trecho (assim como eu, que errei), fica complicado.


ID
2700589
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Foram os primeiros nichos da psicologia na saúde pública e continuam a ser importantes áreas de aplicação e desenvolvimento da psicologia (Spink e Matta, 2007):

Alternativas
Comentários
  • Para quem tem limite de questões.

    Resposta: B

  • Gabarito B.

    "A Medicina Assistencial que alia atenção á saúde e educação terá dois principais focos: a saúde do trabalhador (que nos levará eventualmente á Medicina Previdenciária) e a saúde materno-infantil. Talvez tenham sido esses os primeiros nichos da Psicologia na Saúde Pública: o Psicodiagnóstico e a Atenção à gestante e ás crianças, que continuam a ser importantes áreas de aplicação e desenvolvimento de conhecimentos psi.

    A Psicologia em Diálogo com o SUS, Spink, p.35.


ID
2700592
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O documento essencial que definiu as atividades primárias que devem compor o conceito de cuidados primários, incluindo a educação sanitária, a assistência nutricional, o saneamento básico, a assistência materno-infantil, o planejamento familiar, as imunizações e a assistência curativa para os problemas mais comuns, foi

Alternativas
Comentários
  • A Declaração de Alma-Ata se compõe de 10 itens que enfatizam a Atenção primária à saúde (Cuidados de Saúde Primários), salientando a necessidade de atenção especial aos países em desenvolvimento. Exortando os governos, a OMS, a UNICEF e as demais entidades e organizações, a declaração defende a busca de uma solução urgente para estabelecer a promoção de saúde como uma das prioridades da nova ordem econômica internacional.

     

    link da declaração http://cmdss2011.org/site/wp-content/uploads/2011/07/Declara%C3%A7%C3%A3o-Alma-Ata.pdf

  • Essa banca é muito ruim, meu Deus. O terror de quem estuda e o amor de quem chuta.

  • Acho que a resposta é a A

  • VII - Os cuidados primários de saúde:

    • refletem, e a partir delas evoluem, as condições econômicas e as características socioculturais e políticas do país e de suas comunidades, e se baseiam na aplicação dos resultados relevantes da pesquisa social, biomédica e de serviços de saúde e da experiência em saúde pública.

     • têm em vista os principais problemas de saúde da comunidade , proporcionando serviços de proteção, prevenção, cura e reabilitação, conforme as necessidades.

    incluem pelo menos: educação no tocante a problemas prevalecentes de saúde e aos métodos para sua prevenção e controle, promoção da distribuição de alimentos e da nutrição apropriada , provisão adequada de água de boa qualidade e saneamento básico, cuidados de saúde materno-infantil, inclusive planejamento familiar, imunização contra as principais doenças infecciosas, prevenção e controle de doenças localmente endêmicas, tratamento apropriado de doenças e lesões comuns e fornecimento de medicamentos essenciais.

    envolvem, além do setor saúde, todos os setores e aspectos correlatos do desenvolvimento nacional e comunitário, mormente a agricultura, a pecuária, a produção de alimentos, a indústria, a educação, a habitação, as obras públicas, as comunicações e outros setores.

    • requerem e promovem a máxima autoconfiança e participação comunitária e individual no planejamento, organização, operação e controle dos cuidados primários de saúde, fazendo o mais pleno uso possível de recursos disponíveis, locais, nacionais e outros, e para esse fim desenvolvem, através da educação apropriada, a capacidade de participação das comunidades.

     • devem ser apoiados por sistemas de referência integrados, funcionais e mutuamente amparados, levando à progressiva melhoria dos cuidados gerais de saúde para todos e dando prioridade aos que têm mais necessidade.

     • baseiam-se, aos níveis local e de encaminhamento, nos que trabalham no campo da saúde, inclusive médicos, enfermeiras, parteiras, auxiliares e agentes comunitários, conforme seja aplicável, assim como em praticantes tradicionais, conforme seja necessário, convenientemente treinados para trabalhar, social e tecnicamente, ao lado da equipe de saúde e para responder às necessidades expressas de saúde da comunidade.

    GAB: A.


ID
2700595
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Spink e Matta (2007), o atendimento em nível primário, que torna prementes os papéis desempenhados por diferentes profissionais, a noção de integralidade e de saúde, bem como a organização de serviços básicos, abrem portas para a psicologia integrar uma equipe

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Multiprofissional

  • O atendimento em nível primário, dependendo da aderência ao serviço e/ou ao tratamento, torna premente a questão dos sentidos polissêmicos da saúde e da doença e dos papéis desempenhados por diferentes profissionais. A saúde toma-se multidisciplinar. Obviamente, a noção de integralidade, assim, como a organização de serviços básicos de saúde com base em equipe multiprofissional, abre as portas desses serviços para a Psicologia, que passou a integrar as equipes profissionais que atuavam nos centros de saúde e nas unidades básicas de saúde. Fonte: A Psicologia em diálogo com o SUS. M. J. Spink.

ID
2700598
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o modelo transacional, um fator fundamental no estresse é a avaliação

Alternativas
Comentários
  • O Modelo Transacional ou Modelo Relacional foi apresentado por Richard Lazarus e Suzan Folkman. Por esse modelo, o processo do estresse ocorre sempre que os estressores excedem os recursos pessoais e sociais que o individuo é capaz de mobilizar para enfrentá-los. A todo momento ocorrem transações entre as pessoas e o ambiente frutos da avaliação cognitiva: Evento estressor -> avaliação primária (análise do evento estressor) -> evento irrelevante, benigno positivo ou ameaçador -> avaliação secundária (o que eu posso fazer a respeito?) -> resposta de enfrentamento (agir) -> reavaliação cognitiva (como estou indo?). Ressaltando que é um processo dinâmico.

    Psicologia da Saúde: Uma abordagem biopsicossocial, Richard Scraub, 3° ed, 2014.


ID
2700601
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A estratégia de enfrentamento para lidar diretamente com o estressor, na qual são reduzidas as demandas do estressor ou aumentados os recursos para atender a essas demandas, é o enfrentamento

Alternativas
Comentários
  • Essa banca não mede nada de conhecimento...


ID
2700604
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um pesquisador de um programa de pós-graduação em ciências da saúde utilizou um método de pesquisa, ou seja, uma técnica quantitativa que combinou os resultados de muitos estudos que examinaram o mesmo efeito, como o uso de álcool e drogas entre os acadêmicos de medicina. O método de pesquisa utilizado é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Metanálise é uma técnica estatística adequada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos. Na área da saúde, um exemplo é a combinação do risco relativo entre dois tratamentos estimado em diferentes estudos.

    https://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/16571


ID
2700607
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A contribuição notável de Maslow (Hall, Lindzey e Campbell, 2000, p. 362) ao ponto de vista organísmico está centrada na preocupação com

Alternativas
Comentários
  • Os estudos de Maslow foram importantes, pois fizeram parte da abertura da psicologia para a dimensão saudável do ser humano pouco divulgada até então. Maslow critica tanto o Comportamentalismo como  a Psicanálise. Ele questionava “como é possível saber a respeito do ser humano saudável partindo da doença?” 

     

    http://www.psicologiaemdebate.com.br/artigos/55-a-hierarquia-das-necessidades-humanas-da-teoria-de-abraham-maslow-do-ponto-de-vista-existencial.html

     

  • O pensamento de Maslow está inserido na corrente humanista, que surgiu como contraponto às idéias psicanalíticas e comportamentalistas. Conforme diz Schultz (2002) no seu livro Teorias de Personalidade, os humanistas focavam no estudo de pessoas sadias e não em neuróticos e psicóticos.

    GABARITO B


ID
2700610
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São fatores apontados como responsáveis pela maneira por meio da qual os sintomas de doença são percebidos pelo indivíduo: senso de coerência, rede social e grau de

Alternativas
Comentários
  • Letra A? Deve estar errada esta questão.

  • estranho mesmo
  • Essa questão deveria ser anulada.

  • não faz sentido esta reposta, gostaria de uma explicação, se alguém tiver uma


ID
2700613
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A assistência psicológica com base no “Aconselhamento Terapêutico Rogeriano” preconiza o estabelecimento de uma relação que transmite conhecimentos, favorece o funcionamento do paciente e tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito


    C) a atualização do ego por meio de descobertas e crescimento pessoal

  • Dica: Quando envolver ACP lembrar de tendência atualizante.

  • Ótima dica, Welder. Complementando o teu comentário ...

    Santos (1982), evocando as contribuições de Carl Rogers para o campo, afirma que o aconselhamento pode ser compreendido como um “[...] método de assistência psicológica destinado a restaurar no indivíduo suas condições de crescimento e de atualização, habilitando-o a perceber, sem distorções, a realidade que o cerca e a agir, nessa realidade, de forma a alcançar ampla satisfação pessoal e social." (p. 7).

    Gabarito: C


ID
2700616
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem ou o tratamento com atendimento humanizado, que visa melhorar a qualidade de vida do paciente e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS/2002) como

Alternativas

ID
2700619
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Ocampo e colaboradores (1986), o processo psicodiagnóstico é uma situação bipessoal que envolve o psicólogo e o paciente ou o psicólogo e o grupo familiar, tendo como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Para oCampo e Arzeno o objetivo do psicodiagnóstico é obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente ou grupo familiar, incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Abrange aspectos presentes (diagnóstico) e futuros (prognósticos), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento.


ID
2700622
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente chegou ao consultório de psicologia apresentando queixa de medo de sair de casa, de frequentar lojas, locais públicos e andar sozinho. Trata-se de um caso de

Alternativas
Comentários
  • Critérios Diagnósticos 300.22 (F40.00)

    Medo ou ansiedade marcantes acerca de duas (ou mais) das cinco situações seguintes:
    1. Uso de transporte público(p.ex.,automóveis,ônibus,trens,navios,aviões).
    2. Permanecer em espaços abertos(p.ex.,áreasdeestacionamentos,mercados,pontes). 3. Permaneceremlocaisfechados(p.ex.,lojas,teatros,cinemas).
    4. Permanecer em uma fila ou ficar em meio aum amultidão.
    5. Sair de casa sozinho.

    O indivíduo tem medo ou evita essas situações devido a pensamentos de que pode ser difícil escapar ou de que o auxílio pode não estar disponível no caso de desenvolver sintomas do tipo pânico ou outros sintomas incapacitantes ou constrangedores (p. ex., medo de cair nos idosos; medo de incontinência).

    As situações agorafóbicas quase sempre provocam medo ou ansiedade.

    As situações agorafóbicas são ativamente evitadas, requerem a presença de uma companhia ou são suportadas com intenso medo ou ansiedade.

    O medo ou ansiedade é desproporcional ao perigo real apresentado pelas situações agorafóbicas e ao contexto sociocultural.

    O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses.

    O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcio- namento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

    Se outra condição médica (p. ex. doença inflamatória intestinal, doença de Parkinson) está presente, o medo, ansiedade ou esquiva é claramente excessivo.

    O medo, ansiedade ou esquiva não é mais bem explicado pelos sintomas de outro transtorno mental – por exemplo, os sintomas não estão restritos a fobia específica, tipo situacional; não envolvem apenas situações sociais (como no transtorno de ansiedade social); e não estão rela- cionados exclusivamente a obsessões (como no transtorno obsessivo-compulsivo), percepção de defeitos ou falhas na aparência física (como no transtorno dismórfico corporal) ou medo de separação (como no transtorno de ansiedade de separação).

    Nota: A agorafobia é diagnosticada independentemente da presença de transtorno de pânico. Se a apresentação de um indivíduo satisfaz os critérios para transtorno de pânico e agorafobia, ambos os diagnósticos devem ser dados.

     

    DSM-V, p 218.

    • Agorafobia é um medo mórbido de se achar sozinho em grandes espaços abertos ou de atravessar lugares públicos. Trata-se de um transtorno de ansiedade que muitas vezes se desenvolve após um ou mais ataques de pânico. Os sintomas incluem medo e evitar lugares e situações que possam causar sensação de pânico, aprisionamento, impotência ou constrangimento.

    Gabarito: B


ID
2700625
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem terapêutica baseada no modelo teórico que levanta a hipótese de que as emoções e os comportamentos das pessoas são influenciados pela percepção dos eventos é a terapia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito


    C) cognitiva. 

  • percepção é uma característica cognitiva, logo letra "C", no entanto, que questão mal formulada, até por que outras abordagens trabalham com os processos psicologicos básicos...mas..

  • Questão mal formulada.

  • Lembre-se que a reestruturação cognitiva, que busca reavaliar pensamentos e percepções disfuncionais faz parte da TCC.

    GAB C

  • Percepção dos eventos > cognição < pensamentos e crenças = terapia cognitiva

    Gab. C


ID
2700628
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Há casos em que a pessoa doente é tratada com atenção de todos que a cercam e goza de certos privilégios. Em muitas situações, ela utiliza o estado de “ser doente” para se comunicar com o mundo e obter benefícios, quando o indivíduo desenvolve inconscientemente o mecanismo de

Alternativas
Comentários
  • Há casos em que a pessoa doente é tratada com atenção de todos que a cercam e goza de certos privilégios. Em muitas situações, ela utiliza o estado de “ser doente” para se comunicar com o mundo e obter benefícios, quando o indivíduo desenvolve inconscientemente o mecanismo de:


    D) ganho secundário da doença. CERTA!



    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
2700631
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma intervenção psicoterápica é fundamentada na construção do vínculo do terapeuta com o paciente e seus familiares, com presença de atitude positiva, empática e direcionada para os objetivos do tratamento. A presença de asseguramento excessivo e a reprovação pelo paciente em risco suicida são consideradas

Alternativas
Comentários
  • "O fundamento de qualquer intervenção psicoterápica situa-se na construção de um vínculo, que ganha significativo relevo no acompanhamento terapêutico do paciente em risco de suicídio. A relação terapêutica deve construir um bom vínculo com o paciente e seus familiares, com uma atitude positiva, empática e comprometida com os objetivos do tratamento. O asseguramento excessivo ou a reprovação pelo intento suicida são considerados atitudes contratransferenciais deletérias."

     

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-11382006000200015

  • Deletério

    1. Que destrói ou danifica; prejudicial. 

    2. Nocivo a saúde; venenoso; insalubre. 

    3. Que desmoraliza, perverte-se ou corrompe


ID
2700634
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de humanização é extremamente amplo, o importante é que cada ator envolvido parta para a “práxis” de boas ações. Algumas evidências, referências e valores são importantes para efetivar a humanização do sistema de saúde do Brasil. Do ponto de vista da relação profissional de saúde-usuário,

Alternativas
Comentários
  • A) o acolhimento e a escuta são práticas fundamentais que necessitam ser valorizadas pelo profissional de saúde.

    B) o atendimento deve ser pautado na formação técnica e na relação sistemática do trabalhador da saúde e usuário.

    C) o atendimento do usuário deve ser baseado na visão holística. (integral)

  • Do ponto de vista da relação profissional de saúde - usuário,

    (A) o acolhimento e a escuta são práticas fundamentais que necessitam ser valorizadas pelo profissional de saúde.


ID
2700637
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A base de apoio em psicoterapia breve para estimular a experiência emocional corretiva (EEC) é

Alternativas
Comentários
  • Revive as situações traumáticas do passado na relação com o terapeuta.

  • De acordo com COrdiolli, para ocorrência de EEC é preciso uma ALIANÇA TERAPÊUTICA bem estabelecida.

  • aliança terapêutica: capacidade de o paciente estabelecer uma ligação de trabalho com o terapeuta em oposição às reações transferenciais regressivas e à resistência. É a base de apoio em psicoterapia breve para estimular a ECC;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: B


ID
2700640
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A forma de transferência impossível de lidar em psicoterapia breve é a

Alternativas
Comentários
  • Alguém que possa explicar o impossível?

  • ??? Alguém?

  • Freud (1996c) diferenciou dois tipos de transferência, a positiva e a negativa. A positiva seria quando o paciente se expressa por sentimentos afetuosos, e a segunda por sentimentos hostis em relação à figura do analista. Segundo ele, tanto a transferência negativa quanto a positiva de impulsos eróticos reprimidos funcionariam como resistência ao tratamento, o que significa mais um motivo para que o psicólogo fique atento a ela.

    Freud (1999b, p. 111) define o conceito de transferência como �reedições, reproduções das moções e fantasias que, durante o avanço da análise, soem despertar-se e tornar-se conscientes, mas com a característica (própria do gênero) de substituir uma pessoa anterior pela pessoa do médico�.

    Segundo ele, �o setting psicanalítico oferece as condições de segurança que permitem ao paciente dar livre curso às suas fantasias transferenciais, das quais poderá ser curado pelo trabalho terapêutico� (FREUD, 1996d, p. 169). (Pepsi)

  • Psicanálise: É preciso identificar e interpretar a transferência para que o processo seja agilizado.

    Breve: Trabalha-se por meio da transferência positiva não erotizada, e sim sublimada para que o paciente mantenha um sentimento amistoso em relação ao terapeuta.


ID
2700643
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O foco, em psicoterapia breve, é definido por Lemgruber (1984, p. 26) como material consciente e inconsciente do paciente, delimitado como área a ser trabalhada no processo terapêutico através de avaliação e planejamento. Assim, o terapeuta tentará levar o paciente a trabalhar emocionalmente uma área predeterminada, usando principalmente três recursos técnicos:

Alternativas
Comentários
  • "negligencia seletiva" ?? outra questão pra peixe.

  • Na prática, o foco tem um eixo que é dado pelo motivo da consulta, e intimamente ligado a ele, localizar-se certo conflito central exacerbado. Para trabalhar com focalização, o terapeuta deve usar 3 recursos:

    1) Interpretação seletiva - interpretar o material do paciente em relação ao conflito focal.

    2) Atenção seletiva ( atenção flutuante) – a busca de todas possíveis relações do material que o paciente traz, com a problemática focal.

    3) Negligência seletiva – o terapeuta evita qualquer material que, mesmo interessante, possa desviá-lo da meta a ser atingida.

  •  Assim, o terapeuta tentará levar o paciente a trabalhar emocionalmente uma área predeterminada, usando principalmente três recursos técnicos:interpretação seletiva, atenção seletiva e “negligência seletiva”.

  • Gabarito D

    Desde 2013, não diz respeito de uma questão pra peixe, diz respeito da teoria. Vejamos:

    "A Psicoterapia Breve Dinâmica utiliza-se dos conceitos de Malan de “atenção seletiva” e “negligência seletiva”, que consiste em direcionar a atenção do terapeuta e do paciente para o foco (um tema escolhido inicialmente por ambas às partes) onde se estabelece o terceiro conceito, a “interpretação seletiva”.

    Para quem se confundiu com a alternativa B, ela se relaciona com o tripé da PB, mas não consiste em recursos.


ID
2700646
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Psicólogo, no Brasil, responde ao contexto organizativo dos psicólogos, tendo como um de seus princípios fundamentais:

Alternativas
Comentários
  • Princípios fundamentais:

     

    III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando
    crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e
    cultural.

  • a) ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante. DEVER FUNDAMENTAL

    b) fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional. DEVER FUNDAMENTAL

    c) prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados. DEVER FUNDAMENTAL

     d) atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural. PRINCÍPIO FUNDAMENTAL

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    Princípios fundamentais:

     

    III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural;

     

    a) a redação está correta, mas trata-se de um dever fundamental do prisólogo (Art. 1º, alínea j);

    b) a redação está correta, mas trata-se de um dever fundamental do prisólogo (Art. 1º, alínea f);

    c) a redação está correta, mas trata-se de um dever fundamental do prisólogo (Art. 1º, alínea c);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D


ID
2700649
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Artigo 21, do Código de Ética Profissional do Psicólogo, dispõe que as transgressões dos preceitos a este código constitui infração

Alternativas
Comentários
  • Art. 21 – As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração *disciplinar* com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais: a) Advertência; b) Multa; c) Censura pública; d) Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; e) Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologi

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    Art. 21 – As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais:

     

    a) Advertência;

    b) Multa;

    c) Censura pública;

    d) Suspensão do exercício profissional, por até 30 dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia;

    e) Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
2700652
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Naguel e Denck (2007), na Série técnica: manual de psicologia organizacional, o psicólogo do século XX que desenvolveu estudos experimentais do comportamento de pequenos grupos e deu origem aos Grupos T (de treinamento) e aos laboratórios de treinamento nos Estados Unidos da América foi:

Alternativas
Comentários
  • gabarito - b Kurt Lewin realizou trabalhos com grupos nos Estados Unidos, salvo o engano na década de 1960.

  • Gabarito B.

    " De acordo com Zanelli, 2004, vale ressaltar, nomes de alguns psicólogos destacados na construção da Administração no século XX. Tais como:

     

    Kurt Lewin – Desenvolveu estudos experimentais do comportamento de pequenos grupos. Deu origem aos Grupos T (de treinamento) e aos Laboratórios Nacionais de Treinamento (EUA).

     

    Rensis Likert – Fundou o Institute for Social Research (EUA), um relevante centro de investigação da área. Revelou a importância da participação nos sistemas gerenciais.

    Elliott Jaques – Fundou o Tavistock Institute of Human Relations (Inglaterra), um relevante centro de investigação da área. Aplicou métodos psicanalíticos ao estudo dos conflitos organizacionais.

    Chris Argyris – Destacou a responsabilidade da organização em assegurar que o potencial das pessoas seja realizado. Foi um dos autores que mais impulsionaram os estudos sobre aprendizagem organizacional.

     

    Para ver todos os nomes, na íntegra, consultar o material: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/n203843.pdf


ID
2700655
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Alguns estudos sobre liderança no trabalho ocupam-se em determinar as características pessoais dos bons líderes. A abordagem que descreve a boa liderança em função da inter-relação da pessoa, de seu comportamento e da situação denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • A liderança situacional ou contingencial indica que não existe “estilo” melhor de liderança –
    depende da situação
    o contexto deve ser levado em consideração antes de uma atuação do líder.
     


ID
2700658
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Spector (2010), estudiosos da liderança propuseram várias definições sobre o tema e nenhuma delas foi universalmente aceita. A ideia comum entre elas é a de que a liderança influencia outras pessoas em suas atitudes, comportamentos, sentimentos e

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra C


ID
2700661
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qual é o teórico da comunicação organizacional que descreveu que “a comunicação é a função organística, interpessoal e organizacional essencial e predominante, isto é, a entrada, o processamento e a saída programáticos da 'informação’”?

Alternativas

ID
2700664
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Motivação em psicologia, conceito de difícil definição, é geralmente descrita como um estado interior que induz a pessoa a assumir determinados comportamentos. A Teoria da Hierarquia das Necessidades e a Teoria ERC (Existência, Relacionamento e Crescimento) asseguram que o comportamento das pessoas é motivado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B


    A Teoria ERC (ou ERG) de Alderfer é basicamente uma adaptação da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Com as seguintes diferenças:

    *Condensação dos níveis hierárquicos propostos por Maslow em: Existência (engloba os níveis Fisiológico e Segurança); Relacionamento (enlgoba o nível Social e alguns fatores externos do nível de Estima) e Crescimento (Engloba componentes internos de Estima e o nível de Autorrealização)

    *Para Alderfer vários níveis de necessidades podem ser estimulados ao mesmo tempo; e caso um nível de necessidade superior não for atendido, isso pode levar a pessoa a aumentar a necessidade de nível inferior. Exemplo: Uma pessoa que não conseguisse status e reconhecimento em seu trabalho poderia aumentar a demanda por melhores salários.


    Fonte: Rodrigo Rennó, Administração Geral para Concursos


    Se errei, me corrijam por gentileza!

  • TEORIA ERG

    Clayton Alderfer

    Revisão da teoria de Maslow

    Três grupos de necessidades essenciais:

    1)       Existência: se refere aos nossos requisitos materiais básicos

    2)       Relacionamento: desejo de manter importantes relações interpessoais

    3)       Crescimento: desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal

  • GAB B

    TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW       

    • Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).
    • Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoaEm outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

    De acordo com Maslow da base para o topo:

    1. Necessidades fisiológicas: constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie, tais como: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.
    2. Necessidades de segurança: constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego OU moradia.
    3. Necessidades sociais: incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.
    4. Necessidade de estima: envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração.
    5. Necessidades de autorrealização: são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    TEORIA ERC – Clayton Alderfer

    • A Teoria ERC afirma que a motivação do trabalhador pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, porém, diferente de Maslow, para esta teoria não é necessário subir progressivamente dentro da hierarquia das necessidades. O autor considera que as pessoas podem subir ou descer dentro da hierarquia das necessidades e que existem apenas três fatores essenciais para a motivação:
    1. Necessidade de EXISTÊNCIA: são necessidades básicas de Maslow que inclui as necessidades fisiológicas e de segurança;
    2. Necessidade de RELACIONAMENTO: o ser humano tem necessidade de relacionamentos interpessoais, ou seja, são necessidades sociais e de estima;
    3. Necessidade de CRESCIMENTO: equivale à necessidade de autorrealização.

    FONTE: MEUS RESUMOS


ID
2700667
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Dejours (2016), é a atividade de produção de regras que ocorre em um processo de baixo para cima, baseando-se na possibilidade de contestar a organização do trabalho prescrito e constitui um elemento fundamental para a saúde mental no trabalho. Essa atividade denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Dejours (1999b)tem uma posição muito clara sobre o coletivo do trabalho: "O essencial para a saúde mental individual, nas relações com o trabalho, é a ação sobre o funcionamento do coletivo. o coletivo não é apenas um grupo. O que o define é a construção comum de regras e ofícios (...) é muito difícil construir um coletivo". Em outra passagem o autor vai chamar de atividade deôntica, a atividade de construir acordos, normas e valores que se estabilizam sob a forma de regras. 

  • Comentário retirado de uma nota de rodapé de um artigo da Scielo, onde achei menção ao conceito apresentado....

    .http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172003000200006#20 cada vez mais arrochado!

  • Gabarito: letra C

    Dejours defende que a construção e reconstrução de regras consomem uma parte significativa do nosso tempo e energia; esta condição é apelidada de atividade deôntica. As regras no trabalho nunca são apenas técnicas, são também sociais, pois implicam convivência.

    A psicodinâmica do trabalho é uma abordagem científica, desenvolvida pelo psicanalista Christophe Dejours.

    Fonte: scielo.br/j/rk/a/JdZkgTRMT3sdTcLwL9M8Bsh/


ID
2700670
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Dejours (2016), a saúde mental do trabalhador está ligada

Alternativas
Comentários
  • A origem do sofrimento, por sua vez, tem suas raízes na história singular

    de toda pessoa. O autor diz que o sofrimento repercute naquilo que ele chama

    de “teatro do trabalho”, ao entrar numa relação com a organização do trabalho.