SóProvas


ID
2700838
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
SAP-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pressão de perfusão cerebral (PPC) é definida como a diferença entre a pressão arterial média (PAM) e a pressão venosa jugular (PVJ). Como essa última é difícil de ser medida e é influenciada pela PIC, a PVJ geralmente é substituída pela PIC na avaliação da PPC. 

Uma vítima de TCE, com Glasgow 8, apresenta-se ao exame físico com estase de jugular, abafamento de bulhas e hipotensão. Pode-se dizer que a mesma apresenta:

Alternativas
Comentários
  • O tamponamento cardíaco tem como etiologias as pericardites que evoluem com derrame pericárdico e as hemorragias na cavidade pericárdica, que podem ser resultado de um IAM com ruptura de parede ou de dissecção de aorta do tipo A. Sabe-se que a maioria dos casos de tamponamento relatados na literatura está relacionada ao ferimento por arma branca. Tais ferimentos produzem maior incidência de tamponamento devido ao rápido fechamento do orifício produzido pelo objeto agressor e posterior acúmulo de líquido no saco pericárdico.

    O saco pericárdico pode acomodar rapidamente de 80 a 100 mL de líquido sem interferir no débito cardíaco. Porém, devido ao pericárdio ser uma estrutura não elástica, a hemorragia intrapericárdica de maior volume pode restringir o enchimento diastólico de ambos os ventrículos.

     

    Sinais Clínicos

    A clínica típica do tamponamento cardíaco é representada por dispnéia, dor torácica, palidez, turgência de jugular e abafamento de bulhas cardíacas. A presença de taquicardia, mesmo na ausência de hipotensão, pode indicar comprometimento hemodinâmico importante.

    A tríade de Beck, clássica do tamponamento pericárdico, está presente em menos de 10% dos pacientes e consiste em hipotensão arterial, hipertensão venosa (turgência de jugular) e abafamento de bulhas cardíacas. Em 90% dos casos, um dos três sinais está presente.

    Fonte: https://www.medportal.com.br/blog/artigos-cardiologia/tamponamento-cardiaco-na-emergencia/

  • tríade de Cushing se relaciona a hipertensão intracraniana grave.

    É composta por:

    ·         Hipertensão arterial sistêmica (níveis pressóricos elevados)

    ·         Bradicardia (baixa frequência cardíaca)

    ·         Alterações do ritmo respiratório (padrão respiratório irregular

     

    Sinal de duplo anel: presença de líquor e sangue no nariz e/ou nos ouvidos. Pode ser realizado o teste do lenço de papel para ter certeza: o lenço de papel, em contato com a secreção drenada forma um anel de sangue e ao redor, um anel de líquor.

     

    Sinal de Battle: equimose ou hematoma na região do mastóide.

     

    tríade de Beck é um conjunto de três sinais médicos associados ao tamponamento cardíaco, uma emergência médica na qual ocorre acúmulo de fluido no espaço pericárdico ao redor do coração, limitando a capacidade cardíaca de bombear o sangue. Resulta numa tríade sintomática composta por:[1]

    ·         Hipofonese de sons cardíacos/bulhas ou bulhas/sons cardíacos abafados

    ·         Hipotensão arterial

    ·         Ingurgitamento jugular

     

    Gasping é um padrão respiratório caracterizado por respiração agônica, ineficaz, com movimentos de curta duração

  • A tríade de Beck é um conjunto de achados indicativos de tamponamento cardíaco: Bulhas cardíacas abafadas ou distantes, turgência jugular e hipotensão.

  • tríade de Beck é um conjunto de três sinais médicos associados ao , uma emergência médica na qual ocorre acúmulo de fluido no espaço pericárdio  ao redor do coração , limitando a capacidade cardíaca de bombear o sangue. Resulta numa tríade sintomática composta por:

    *Hipofonese de sons cardíacos/bulhas ou bulhas/sons cardíacos abafados

    *Hipotensão arterial

    *Ingurgitamento jugular

    Este conceito foi criado por Claude Beck que foi assistente hospitalar e posteriormente professor na Universidade de Case Western Reserve.

    Quando ocorre choque cardiogênico, a tríade de Beck vem acompanhada de taquicardia. O tamponamento cardíaco pode ser corrigido com uma pericardiocentese, também conhecida como punção de Marfan.