SóProvas


ID
270142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação interna deve beneficiar fundamentalmente a organização, haja vista que é por meio dela que se garante a divulgação dos objetivos a serem cumpridos pelos empregados.

Alternativas
Comentários
  • Item errado.

    Comunicação interna e externa tem alvos e técnicas distintas, porém são generalistas e macro deterministas. A questão fala sobre objetivos a serem cumpridos pelos empregados. Tal fato é subjetivo e parte da comunicação formal, pessoal e vertical (no máximo diagonal) da organização.

    Esclarecendo por definição

    "Por comunicação interna entende-se toda a atividade desenvolvida em contexto organizacional que é responsável pela produção e fluxo de informação, entre os atores organizacionais, e que está inerente a toda a atividade desenvolvida pelos mesmos. Neste âmbito destacam-se sobretudo as atividades de seleção e distribuição de notícias, a produção e gestão de conteúdos multimédia, a organização de atividades de formação como seminários e workshops e ainda a concepção e elaboração de propostas relacionadas com o desenvolvimento cultural.
  • Gabarito: ERRADA.

    Citações retiradas do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, de Margarida Kunsch:
    * "Os efeitos da comunicação interna devem beneficiar simetricamente tanto os empregados como a organização, sendo, assim, relevante para ambas as partes"
    * "Do ponto de vista da organização, os investimentos a serem feitos [na comunicação interna] são vantajosos e relevantes. O público interno é um público multiplicador. Na sua família, no seu convívio profissional e social, o empregado será um porta-voz da organização, de forma positiva ou negativa."
    * "A comunicação interna permitirá que os colaboradores sejam bem informados e a organização antecipe as respostas para suas necessidades e expectativas. Isso ajudará a mediar os conflitos e a buscar soluções preventivas".

  • Os efeitos da comunicação interna devem beneficiar simetricamente tanto os empregados como a organização, e não fundamentalmente a organização apenas, como consta no enunciado.

  • Não pode garantir.

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

  • Questão capciosa. Vamos por partes:

    “A comunicação interna deve beneficiar fundamentalmente a organização” = Ok.

    Mas será que é por meio da comunicação interna que são divulgados os objetivos?

    Não. O tipo de comunicação utilizado para realizar as funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) é a comunicação administrativa. Pense os objetivos da organização não interessam apenas aos empregados, mas também a agentes externos (acionistas, potenciais investidores, por exemplo) de modo que a comunicação sobre o planejamento não deve se restringir ao âmbito interno.

    GABARITO: ERRADO