SóProvas


ID
2702698
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma situação hipotética, em licitações da SABESP para aquisição de serviços de engenharia consultiva, a proponente deve elaborar o seu orçamento para execução do serviço com base nos preços referenciais, os quais são determinados conforme indica a publicação Regulamentações de preços e critérios de medição do banco de preços para estudos, projetos e serviços de apoio. O orçamento deve prever a medição dos honorários diretos da mão de obra em

Alternativas
Comentários
  • -> MEDIÇÃO M.O:

     

    diversas modalidades de contrato de mão de obra para a construção civil, como preço fechado, administração e pagamento por homem-hora. Mesmo que o contrato principal da obra tenha sido feito, digamos, por administração ou por preço fechado (“turn-key”) costuma-se sub-empreitar tarefas para empresas menores ou mesmo para profissionais autônomos. 

     

    ->  hora efetivamente trabalhada. 

  • IN-MPOG 02/2008, em seu art. 11, § 1º. Atualmente, a imensa maioria dos contratos de supervisão estão sendo feitos por homem/hora

    Gabarito: D

  • Complemento:

    https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/legislacao/instrucoes-normativas/417-instrucao-normativa-n-02-de-30-de-abril-de-2008

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o planejamento de obras.


    Primeiramente, faz-se importante conceituar que, na construção civil, existem diversas modalidades de contratação de mão de obra. As duas principais são o mensalista e o horista.


    O trabalhador mensalista recebe seu salário uma vez por mês; enquanto o horista pode receber por dia, semana, quinzena ou mês, com a peculiaridade de seu salário ser contabilizado pelas horas trabalhadas.

    Entretanto, para efeitos de orçamento, a medição deve prever os honorários da mão de obra com base nas horas efetivamente trabalhadas e, portanto, a alternativa D está correta.


    Contribuindo para isso, tem-se o fato de que as principais tabelas que fundamentam os orçamentos na construção civil, como a TCPO e o SINAPI, como exemplo, apresentam o custo e o índice da mão de obra por hora.



    Gabarito do professor: Letra D.