Esta questão abrange conceitos relacionados à reação de oxirredução. Para resolvê-la é preciso prestar atenção nas variações do número de oxidação (NOX) de cada substância. Uma substância sofre oxidação
quando doa elétrons e seu NOX aumenta e sofre redução quando recebe
elétrons e seu NOX diminui. Com base nessas definições, observemos a
análise das alternativas:
A) ERRADA - É possível observar na reação que o cromo (Cr) apresenta NOX +6 no composto K2Cr2O7 (oxigênio possui NOX -2 e potássio possui NOX +1, para que o composto neutro apresente NOX total igual a zero, o Cr precisa ter NOX +6) e apresenta NOX +3 no composto Cr2(SO4)3 (o ânion SO4 possui NOX -2, para que o composto neutro tenha NOX total igual a zero o Cr precisa ter NOX +3). Dessa forma, o NOX do Cr vai de +6 no reagente a +3 no produto, diminuindo, o que caracteriza uma redução. Como ele sofre redução, ele promove a oxidação de outro composto e, portanto, o K2Cr2O7 é considerado um agente oxidante.
B) ERRADA - O composto etanol (C3H5OH) é um álcool primário (hidroxila ligada a um carbono primário), logo, quando esse composto sofre oxidação ele pode gerar um aldeído ou um ácido carboxílico, dependendo das condições da reação. Para que seja oxidado a uma cetona ele precisaria ser um álcool secundário. De acordo com a reação, é possível perceber que o agente oxidante K2Cr2O7 oxidou o álcool a um aldeído, o C2H4O.
C) ERRADA - Uma solução contendo os íons dicromato (Cr2O72-), em que o NOX do Cr é igual a +6, possui cor laranja. Quando esse composto é reduzido, com o Cr apresentando NOX igual a +3, a cor muda para verde. Dessa forma, a cor deveria mudar de alaranjado para verde.
D) CORRETA - De acordo com a reação, o álcool C2H5OH foi oxidado gerando um aldeído, o C2H4O. Esse aldeído possui a nomenclatura etanal, de acordo com a IUPAC, e também pode ser denominado aldeído acético.
E) ERRADA - Como explicado na alternativa A, o NOX do cromo varia de +6 a +3.
Gabarito do Professor: Letra D.