SóProvas


ID
270334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos e princípios arquivísticos e da legislação
arquivística, julgue os itens a seguir.

A classificação dos documentos de arquivo não exige um conhecimento da relação entre as unidades, a organização e o funcionamento dos órgãos. Isso só é necessário nos arquivos permanentes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A classificação é uma operação intelectual que consiste em analisar e determinar o assunto de um documento. Determinado o assunto, deve-se escolher, conforme o código de classificação de documentos de arquivo adotado, a categoria na qual o documento será classificado, atribuindo- lhe o respectivo código numérico de referência, que permitirá recuperá-lo posteriormente.


  • Se assim fosse("não exige um conhecimento da relação entre as unidades") a questão estaria ferindo o Princípio da Organicidade. 

    At,

    @sagafederal
  • Princípios Arquivistícos:
    Princípio da ORGANICIDADE
    – Os documentos de arquivo refletem as atividades e estrutura administrativa de uma pessoa ou entidade.
    ERRADO ao dizer que "NÃO exige um conhecimento da relação entre as unidades, a organização e o funcionamento dos órgãos", pois é necessário o conhecimento dessa relação, pois ela está diretemente ligada à estrutura.

    FONTE: Aula do Professor Darlan
  •  A classificação (arranjo nos arquivos correntes) é que estabelece na 1ª idade (fase corrente) as relações entre os documentos pela suas FUNÇÕES determinadas pelo ASSUNTO (ARRANJO FUNCIONAL). Enquanto nos arquivos permanentes o arranjo ocorre pela ESTRUTURA (pelo organograma da instituição) - arranjo estrutural.
  • Segundo Schellenberg, há três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos: a) a ação a que os documentos se referem; b) a estrutura do órgão que os produz; e c) o assunto dos documentos. ERRADA

  • A classificação refere-se à criação e à utilização de planos de classificação que reflitam as funções, atividades e ações ou tarefas da instituição acumuladora dos documentos arquivísticos nas fases corrente e intermediária, além da elaboração de quadros de arranjo na fase permanente.

     

    A classificação abrange também a fiscalização e o controle da utilização correta do plano, bem como contato com os setores produtores a fim de identificar possíveis necessidades de revisão deste instrumento, efetivando-as quando julgadas cabíveis.