SóProvas


ID
270346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a gestão de documentos.

Os documentos de arquivo devem ser classificados de acordo com um plano de classificação ou código de classificação.

Alternativas
Comentários
  • Documentos de arquivo são todos os que, produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no exercício de suas atividades, constituem elementos de prova ou de informação. Formam um conjunto orgânico, refletindo as atividades a que se vinculam, expressando os atos de seus produtores no exercício de suas funções. Assim, a razão de sua origem ou a função pela qual são produzidos é que determina a sua condição de documento de arquivo e não a natureza do suporte ou formato. 

  • Plano de Classificação

    -Instrumento que classifica documentos para facilitar o acesso / resgate / localização

    -Serve para juntar documentos do mesmo asunto

    -Leva em consideração as funções,estruturas e atividades da instituição
  • Correto.

    Os documentos devem ser classificados  de acordo com o assunto tratado, ao qual se atribuirá código existente no Plano de classificação da instituição.
    Tal classificação por assunto (método ideográfico)  não tem padrão definido, cada instituição deve elaborar o seu plano de classificação exigindo-se para isso um estudo completo da organização. 

    Espero ter ajudado.
  • O código de classificação é um instrumento de trabalho utilizado nos
    arquivos correntes para classificar todo e qualquer documento produzido ou
    recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades.
  • Gabarito: CERTO

     

    Plano / Código de Classificação: Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.

     

    A classificação de documentos é feita com base no código ou plano de classificação, elaborado pela equipe de avaliação de documentos e em vigor na instituição.

    Esse plano deve ser abrangente (considerar todas as atividades e assuntos tratados na instituição) e flexível (permitir alterações sem causar grandes transtornos ou prejuízos).

    A classificação é feita anotando-se o código correspondente ao assunto ou função no canto superior do documento, preferencialmente à lápis, para facilitar a organização física e lógica dos documentos, bem como identificar a quais outros ele está relacionado.