-
Certamente esse termo "descontada" derrubou meio mundo nessa prova. Ao meu ver, questão passível de recurso.
-
Alguém poderia esclarecer o 'descontada"? Como "a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados" tem de ficar de fora dessa 'equação' da educação corporativa?
-
Marcelo, não estrapole na interpretação do enunciado. Não disse que "tem de ficar de fora".
Em outras palavras: substitua "descontada" por "mesmo que", "sem prejuizo", "sem levar em conta". Assim, a parte que antecede esta correta.
-
Reescrevendo para melhor entender:
As avaliaçoes no nível de resultados, cujo alvos são os efeitos gerados no desempenho das organizações, devem ser feitas a fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, sem prejuízo da influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados.
-
A avaliação de resultados é o último tipo de avaliação a se fazer no programa de educação corporativa. É ela que apresenta se houve ganho efetivamente. Para que seja mais realista, ela deve desconsiderar (descontar) outros fatores que podem ter sido responsáveis pelo ganho na efetividade.
Exemplo 1: digamos uma loja tenha contratado um treinamento para todos os seus 50 vendedores. Foi levantada a necessidade de treinamento de acordo com as deficiências apresentadas anteriormente. Pronto, foi realizado o treinamento e todos agora se sentem aptos a realizarem suas vendas e vão "com tudo". Após certo período, foi verificado um aumento de 100% nas vendas da loja e todos muito empolgados dizem: "foi devido ao treinamento, ele dobrou as nossas vendas". Contudo, nesse mesmo perído o país passou por grande crescimento devido a uma política de incentivo ao consumo. Resumo da obra: será que o desempenho apresentado se deveu apenas ao treinamento? Pode ser que sim, mas pouco provável. Será que se a economia, nesse mesmo período, estivesse em crise, os vendedores teriam tido o mesmo resultado?
Exemplo 2: Se nesse mesmo período, a empresa tivesse realizado uma super promoção e feito agressivas propagandas, será que ainda se poderia creditar o resultado apenas ao treinamento? Acredito que não.
Portanto, é necessário que seja feito esse "desconto" justamente pra verificar o efetivo ganho com o treinamento.
-
Obrigado Ariclenes Barbosa pelo esclarecimento. Obrigado também Cleyton Barros. Realmente, tenho uma tendência a extrapolar na interpretação. Tenho de cuidar mais disso para acertar o alvo.
-
GABARITO CERTO
-
Excelente explicação do combatente,Marcelo Franklin !!!!
-
Pablo Palmeira,
Passível de recurso por quê?
A meu ver, a assertiva está perfeita!
-
CERTO
Se você aplica um treinamento em sua empresa, em determinada área, para um grupo de colaboradores, a sua avaliação dos resultados deve se restringir ao treinamento; fatores externos ao treinamento devem ser deixados de lado, haja vista que, caso eles fossem avaliados, você estaria desfigurando a avaliação e, desse modo, impossibilitando a visualização precisa dos resultados que o treinamento promoveu.
-
Larguei essas questões de humanas! Só servem para bla... bla... bla...
-
Isso mesmo Guilherme Vargas, foi a melhor coisa que você fez, estude só exatas que você vai longe...
-
Peguei um bizu com um colega e não errei mais...SIMPLES E DIRETO...
Falou em efetividade = resultados
-
EFETIVIDADE = impacto causado , logo poderá ocorrer fatores que influenciem esse impacto, que não foram causados pelos processos educacionais e devem ser retirados
-
Jurava que o "descontada a influência de outras ações" tornava a assertiva incorreta.
Enfim, mesmo que descontar as outras ações, na prática, seja bem difícil. Na teoria realmente faz mais sentido isolar apenas um fato para determinar sua efetividade.
Bons estudos!
-
Eu pensei que efetividade está ligada a resultados sim, mas não só isso. Atingir resultados tem a ver com eficácia. Como no final da questão fala que puderam também observar os resultados, eu marquei certa. Pois efetividade é a eficácia e a eficiência juntas.
-
A avaliação no nível de resultados, que é o último nível de avaliação de ações de treinamento, deve indicar o impacto dessas ações no desempenho da organização.
Quando a questão falar em alcance de resultados (puro e simples), estaremos falando de eficácia.
Agora, quando a questão falar sobre o impacto desses resultados ("efeitos gerados no desempenho das organizações", conforme o item), estaremos falando de efetividade.
-
kkkkk me lasquei com a palavra "descontada"....
-
Afinal, se a organização não identificou as necessidades de treinamento, ela estará “no escuro”.
Portanto, é bastante provável que o programa de treinamento seja malsucedido (ou seja, é pouco provável que o programa de treinamento exerça efeitos positivos sobre o comportamento dos indivíduos e sobre os resultados organizacionais).
Fonte: Estratégia
-
O grande problema das questões do cespe é sua curta redação, que carece de maiores detalhes e impede, muitas vezes, o correto entendimento da questão.
-