SóProvas


ID
2704114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.


Em vez de confirmar a identidade e as aptidões dos trabalhadores e de valorizar a qualidade de suas experiências e conhecimentos, uma tática de socialização organizacional objetiva a promoção de uma ruptura na identidade do trabalhador, de forma a facilitar a internalização de atitudes e valores coerentes com as orientações organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Socialização (etapas):

     

    1ª - expectativa e preparação (pré-chegada): imagem inicial formada com informações prévias;

     

    2ª - ingresso (encontro): funcionário começa a receber informações no dia a dia e começa a se comparar com os comportamentos da organização;

     

    3ª - ajustamento e integração (metamorfose): comportamento dos funcionários e da organização impactados, modificações mútuas.

     

     

    Ou seja, não há ruptura na identidade do trabalhador, mas sim uma adequação ao comportamento organizacional.

     

     

    Andreia Ribas, GP para Concursos

  • Resolvi essa questão com a espiral de conheciment

    os. 

    Tácito em Tácito -> socialização  (que é o que fala a questão)

    Tácito em explícito -> externalização 

    Explícito em explícito -> combinação 

    Explícito em tácito -> internalização

    Dessa forma, vejo que não promoveria uma ruptura de identidade, mas valorização dos conhecimentos pessoais dos indivíduos.

  • QUESTÃO ERRADA.

     

    De acordo com a TEORIA do processamento de pessoas através de táticas de Socialização Organizacional, as quais funcionam com um número infinito, mas que podem ser agrupadas em seis dimensões --> Cada dimensão é composta por dois pólos, que funcionam em paralelo ou de forma oposta, podendo cada tática ser considerada como situada em algum ponto entre estes dois pólos de uma única dimensão (Van Maanen, 1989)

    Investimento X Desinvestimento = busca confirmar ou destruir a identidade do funcionário, no primeiro caso a organização investe, tirando vantagens das habilidades do trabalhador, em contrapartida, o efetuar o desinvestimento a organização tenta despojar o funcionário de certas características (Van Maanen, 1989)

     

    FONTE:

    http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP5LIEDKE.PDF

  • Falou em rompimento de identidade já marco como errada a questão, cada um tem sua identidade, essa não pode ser rompida, mas compreendida pelas demais pessoas, inclusive, é a própria compreensão da identidade de cada um que leva à socialização.

    Questão: incorreta

  • Tem uma contradição na questão: Como socializar a pessoa, se vc promover a ruptura da identidade dela? Impossível!

  • Equilíbrio organizacional. Os valores da organização devem estar em equilíbrio com os dos colaboradores. 

  • Socializar nao seria a troca de experiencias, conhecimentos adquiridos no tempo ? Logo ele esta dizendo que ao inves de valorizar a qualidade de suas experiências e conhecimentos... ao meu ver um dos erros foi esse, o resto terminou de negar tudo

     

  • Errado.

    Resolvi essa questão na base do bom senso.

    "objetiva a promoção de uma ruptura na identidade do trabalhador" mas que droga é essa? Socialização jamais faria uma desgraça dessa com o pobre trabalhador.

    Bom senso!

  • Quando falamos em socialização organizacional, pensamos em influência recíproca: a organização influencia o profissional com sua cultura, mas, ao mesmo tempo, o profissional também exerce influência sobre a organização.

  • Entende-se por socialização organizacional o “processo de integração do indivíduo com a organização no exercício de determinado cargo” (BORGES e ALBUQUERQUE, 2004, p. 333) http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/102.%20socializa%C7%C3o%20organizacional%20de%20pessoas%20com%20defici%CAncia.pdf

    Gabarito errado.