Implantar uma estratégia que favoreça a atração e a retenção de talentos não é uma tarefa fácil, já que as relações de emprego passaram por grandes mudanças nos últimos anos. As vagas ofertadas têm mais visibilidade e os profissionais sabem exatamente onde procurar o trabalho que desejam.
E mais, é preciso considerar que o ambiente externo tem mudado a todo o momento. Hoje, as maiores companhias traçam uma verdadeira luta para chamar a atenção de profissionais acima da média.
Primeiro, é preciso compreender o que é retenção de talentos. Grosso modo, consiste em um conjunto de práticas e políticas adotadas pelas empresas para garantir que seus profissionais acima da média permaneçam nela por muito mais tempo. Com isso, é possível construir um grande diferencial competitivo. Desse modo, é possível tirar duas conclusões: a primeira, que reter talentos é realmente importante para a sobrevivência da companhia, especialmente hoje. A segunda, que o talento é alguém produtivo, mas também aderente à cultura organizacional.
O clima de trabalho é a atmosfera interna, que influencia a forma como os funcionários, clientes e outras pessoas dentro da empresa se sentem. Quando há um clima agradável, é possível promover melhores experiências dentro da empresa, além de manter o nível de satisfação dos clientes — internos ou não — nas alturas. reter talentos na empresa pode contribuir para o clima organizacional. Com isso, há também mais colaboração mútua, engajamento e produtividade. Quando uma equipe está alinhada, trabalhando pelos mesmos objetivos, as tarefas são cumpridas em menor tempo e com mais qualidade.
Como consequência disso, nas empresas que possuem processos estruturados e eficazes de retenção de talentos, os bons profissionais, que antes desempenhavam tarefas de apoio, receberam mais responsabilidades e autoridade para tomar decisões. Com isso, passaram a ficar na linha de frente dos processos estratégicos.
Talentos têm um perfil comportamental altamente compatível com a cultura organizacional e costumam entregar resultados de alto desempenho. Para manter o nível de suas entregas, estão em constante desenvolvimento.
Gabarito: CERTO
FONTE: http://www.kenoby.com/blog/retencao-de-talentos/
Bons estudos.
Agregando - A sustentabilidade na educação corporativa.
Eboli(2004) descreveu os 7 princípios de sucesso para um Sistema de Educação Corporativa - SEC:
1. competitividade; 2. perpetuidade; 3. conectividade; 4. disponibilidade; 5. cidadania; 6. parceria;
7. sustentabilidade: ser um centro gerador de resultados para a empresa, buscando agregar sempre valor ao negócio. Significa também buscar fontes alternativas de recursos que permitam um orçamento próprio e autossustentável, diminuindo assim as vulnerabilidades do projeto de Educação Corporativa, a fim de viabilizar um sistema de educação realmente contínuo, permanente e estratégico.
Gab: CERTO
- O gabarito é certo porque Gerir relações internas e externas às organizações permite obter um olhar holístico e sistêmico do todo organizacional. Essa prática vem sendo explorada desde a década de 20 com Jan Christiaan Smuts.
- A lógica de se observar o todo, isto é, o corpo interno controlável (forças e fraquezas) e o externo incontrolável (oportunidades e ameaças) fez com que as organizações acompanhassem a evolução do mundo ao seu redor. Com isso, faz surgir o desenvolvimento sustentável, a logística reversa e toda revolução que ainda possa surgir!
Quando a organização se propõe a adotar essa estratégia, a retenção de talentos de seus agentes, tanto de indivíduos, quanto de fornecedores e stakeholders, faz com que sua imagem, ação, credibilidade e marca caminhem para a mesma evolução a que o holismo propõe!
----------
Gestão de Pessoas para Concursos - 4° Ed. Só Resumo. Baixe sua amostra: Linktr.ee/soresumo