SóProvas


ID
2704129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.


A mensuração do conhecimento organizacional pode ser efetuada a partir da perspectiva do capital humano, dos clientes e da organização. Ilustram medidas dessas dimensões, respectivamente, os custos de treinamento por colaborador, o índice de satisfação do cliente e o tempo médio de resposta para atender à solicitação dos clientes.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

     

    Fundamentação: http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-adia-1307.pdf

  • A Gestão do Conhecimento recai sobre:

     

    - Capital Ambiental (ambiente geral e de tarefa);

    - Capital Estrutural (estrutura, procedimentos e o que existe na organização);

    - Capital de Relacionamento (relações empresa-trabalhador e sociedade);

    - Capital Humano (habilidades e conhecimentos das pessoas);

     

    O capital financeiro não é enfocado como objeto específico da Gestão do Conhecimento, constituindo um resultado a alcançar ou consequência do conhecimento acumulado.

     

    Andreia Ribas, GP para Concursos 

     

  • c-

    a criação de conhecimento organizacional exige condições (ou contexto) de capacitação (viabilização/facilitação), que são:


    a) Intenção: metas; critério para avaliar um conhecimento.


    b) Autonomia: possibilidades e estímulo para novos insights e conhecimentos na estrutura holográfica.


    c) Flutuação e caos criativo: interação interna com o ambiente externo, adoção de uma atitude aberta em relação ao ambiente,
    explorando a ambiguidade, a redundância ou os ruídos desses sinais


    d) Redundância: superposição intencional de informações, compartilhando-as nos diferentes níveis organizacionais, permitindo que uns conheçam o que outros sabem.


    e) Variedade de requisitos: diversidade organizacional interna corresponde à variedade e complexidade do ambiente externo.

  • GABARITO CERTO

    A gestão do conhecimento, do inglês KM - knowledge management, é o nome dado ao conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. O conhecimento e a gestão do conhecimento são conceitos complexos e multifacetados. Assim, o desenvolvimento e implementação de uma gestão do conhecimento que seja eficaz requer uma rica fundamentação de várias literaturas. Utilizando a gestão do conhecimento, a empresa pode diminuir os gastos em produtos e investir em capital intelectual, o que, geralmente, tem um melhor custo-benefício.

    De acordo com Ricardo Keita, Peter Drucker, o pai da administração moderna, já sabia sobre a importância das informações e o poder que o conhecimento carrega.

    Atualmente a Gestão do Conhecimento está cada vez mais difundida e, facilmente podemos encontrar práticas em todas as empresas e até mesmo no seu ambiente pessoal, tudo isso em função do avanço da tecnologia da informação.

    No ambiente da Gestão do Conhecimento, encontraremos:

    Inteligência Competitiva: É o processo contínuo de monitoramento que busca identificar tendências do mercado, desenvolver análises estratégicas, descobrir oportunidades e mapear riscos através de metodologias.

    Educação Corporativa: É o processo responsável pela estruturação da cultura organizacional, de forma que, educando os membros da empresa, alinhe todos com as estratégias e objetivos da empresa.

    Gestão de Competências: É o processo que busca, de forma organizada e contínua, identificar quais são os conhecimentos, as habilidades e atitudes que as pessoas precisam ter ou desenvolver para atender aos objetivos da empresa.

    Gestão do Capital Intelectual: É o processo que identifica, compartilha, e utiliza de forma eficaz os conhecimentos adquiridos e acumulados da empresa.

    Gestão da Informação : É o processo que se preocupa com a organização e estruturação das informações que são importantes para a empresa, com o propósito de facilitar a tomada de decisão.

    Aprendizagem Organizacional: É um processo de aprendizagem coletivo, o ambiente de inovação, e utiliza a detecção e correção de erros em busca da melhoria contínua, podendo resultar em novos conhecimentos ou novas soluções.

    VANTAGENS

    Vantagem competitiva em relação à concorrência

    Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos

    Rápida comercialização de novos produtos

    Aumento do valor das ações

    Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais

    Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações

    Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados

    Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios

    Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente

  • Boa questão!

  • A gestão do conhecimento preocupa-se com o gerenciamento dos ativos intangíveis da organização, ou seja, aqueles que não são fisicamente perceptíveis, fala-se na existência de diferentes tipos de capital associados à gestão do conhecimento. CERTA

    - capital ambiental -> relacionado ao ambiente no qual a organização se insere.
    - capital de relacionamento -> ligado às relações entre pessoas, organização e ambiente.
    - capital estrutural -> trata-se do conhecimento ligado aos sistemas administrativos, modelos, procedimentos, normas, rotinas, marcas, patentes, sistemas de informática, e estrutura da organização
    - capital intelectual -> ligado às competências intelectuais existentes.
    - capital humano -> associado às competências existentes nos indivíduos da organização. O capital humano tipicamente detém o capital intelectual.

     

    Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento. CERTA.

     

    GAB CERTO

  • Gab: Certo

    Capital humano: os custos de treinamento por colaborador

    Clientes:o índice de satisfação do cliente

    Organização. o tempo médio de resposta para atender à solicitação dos clientes.

  • Capital humano: constitui o conhecimento acumulado, as habilidades e experiências dos empregados;


    Capital de clientes: abrange a solidez das relações com os clientes da organização e a lealdade desses clientes para com a organização;


    Capital estrutural: é formado por tudo aquilo dentro da organização que dá suporte aos empregados na realização de seus trabalhos;

  • Desde quando os custos fazem parte do capital intelectual??????????????????????????

    O treinamento em si é capital humano (habilidades desenvolvidas), mas os custos não vão mensurar o capital intelectual!

    Capital intelectual: relacionado com o conjunto de conhecimentos e informações. É um tipo de capital que é intangível e invisível.

    A banca extrapolou o conceito, porque não se mede um capital intelectual pelos custos de investimento em treinamentos. O quanto você gasta em um processo de treinamento não dirá o quanto, de fato, foi efetiva a aprendizagem. No mínimo, a eficência e a eficácia são medidas (quanto se gastou x quantos funcionários foram treinados). 

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Isso mesmo! De acordo com Sveiby, o capital intelectual das organizações é constituído por três aspectos intangíveis

    • Nossos clientes: Um exemplo de medida que pode ser utilizada para medir o conhecimento organizacional sob essa perspectiva é o índice de satisfação do cliente

    • Nossa  organização:  Um  exemplo  de  medida  que  pode  ser  utilizada  para  medir  o conhecimento  organizacional  sob  essa  perspectiva  é  o  tempo  médio  de  resposta  para atender à solicitação dos clientes

    • Nossas  pessoas  (capital  humano):  Um  exemplo  de  medida  que  pode  ser  utilizada  para medir o conhecimento organizacional sob essa perspectiva é o custo de treinamento por colaborador.