SóProvas


ID
2704132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.


Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo entre membros das equipes de trabalho que compõem a estrutura formal das organizações; se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Comunidades de Prática: inserem-se no conceito de Gestão do Conhecimento e pressupõem a formação de grupos de pessoas formalmente ou informalmente unidas pelo interesse mútuo de compartilhar conhecimento ou pela paixão em algum assunto ou prática.

     

    Andreia Ribas, GP para Concursos

     

  •   Comunidade de Prática é um grupo de pessoas que compartilham um interesse, um problema que enfrentam regularmente, e que se unem para desenvolver conhecimento de forma a desenvolver ou aprimorar uma prática em torno desse tópico. A CoP se estrutura a partir dos conceitos sociais e da próprio natureza relacional do ser humano. As comunidades de práticas podem ocorrer de forma presencial, eletrônica ou híbrida.

     

      As Comunidades de Práticas estão assumindo um papel-chave na gestão do conhecimento das organizações. Isto ocorre por elas transcenderem as fronteiras criadas por estruturas hierárquicas, funções, aspectos geográficos e tempo. Nas organizações modernas, globais e baseadas no conhecimento, as comunidades viabilizam um ambiente de geração de conhecimento que perpassa por todas essas fronteiras.

     

      A criação de uma Comunidade de Práticas viabiliza um meio através do qual é proporcionado à empresa a retenção do conhecimento, a troca de conhecimentos entre os mais experientes e mais jovens, o fortalecimento das redes entre os profissionais. Com isto, a empresa passa a ter economia de tempo e recursos, além de possibilitar uma melhoria contínua na qualidade dos seus processos.

     

      Uma comunidade de práticas não é meramente uma comunidade de interessados sobre um assunto e sim de pessoas que trabalham com um assunto. Por exemplo, não é uma comunidade de pessoas que gostam de pintura e sim de pintores. Desta forma diz-se que os membros de uma Comunidade de Prática são os praticantes de um determinado assunto. Consequentemente, eles trocam histórias, experiências, ferramentas, formas de resolução de problemas, e outros recursos viabilizando a geração de práticas compartilhadas.

  • e-

    comunidades de práticas é um dos processos de inovação que visam à criação de novos conhecimentos no nível organizacional

  • Ghuiara Zanotelli, e outros que saibam, qual a edição, ou o ano, desse livro do RIBAS? Tenho um aqui de 2013 e não aborda esse assunto de "comunidades de prática" ? Obrigado.

     

    Alguém pode comentar sobre "portal do conhecimento" ? 

  • Questão mais parece discurso de seita religiosa...

  • nunca nem viiiiiiiiii

  • “O conceito de comunidade de prática (CoP) foi cunhado por Etienne Wenger e, em síntese, pode ser esclarecido como um grupo de indivíduos que se reúnem periodicamente, por possuírem um interesse comum no aprendizado e na aplicação do que foi aprendido.”

     

    Tatiana  Takimoto

    SOCIEDADE BRASILEIRA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

     

    A segunda parte da questão que diz... se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada. - me parece bem pertinente, mas ainda suscita dúvidas.

     

    No mais, o comentário da nossa colega Ghuiara Zanotelli parece ser o mais acertado.

     

    Questãozinha fodástica level hard !!!

  • Segunda parte ta hard. Solicitei a prof.

  • Li, reli e pensei: OIIIIII?

     

     

     

    COMPLEMENTANDO `NETO JQN`: "Este interesse nasce de uma paixão, de algo que as pessoas realmente querem aprender, não por obrigação, mas por prazer. Nesses encontros, as pessoas compartilham conhecimento, trocam experiências, levam seus problemas e encontram soluções. A amizade e a confiança surgem de uma forma natural."

     

    FONTE: http://www.sbgc.org.br/blog/afinal-o-que-e-uma-comunidade-de-pratica

  • ''.....portal do conhecimento....''
    Pesquisei e não achei nada relacionado.

  • O que e diabo eh issooooooo

  • Bom, essa prova era para psicólogo...

  • Qc, cadê a opção, "nunca nem vi"?

  • Gabarito: errado.


    "Comunidades de Prática: são grupos informais e interdisciplinares de pessoas unidas em torno de um interesse comum. As comunidades são auto-organizadas de modo a permitir a colaboração de pessoas internas ou externas ao grupo; propiciam o veículo e o contexto para facilitar a transferência de melhores práticas e o acesso a especialistas, bem como a reutilização de modelos, de conhecimentos e das lições aprendidas.

    Portal do conhecimento: é um espaço web de integração de sistemas corporativos, com segurança e privacidade dos dados; pode constituir-se em um verdadeiro ambiente de trabalho e repositório de conhecimento para o grupo e seus colaboradores, e também como plataforma para comunidades de prática, redes de conhecimento e melhores práticas. Nos estágios mais avançados, permite customização e personalização da interface para cada um dos usuários. d) Bases do conhecimento (wikis): são bases de dados ou conhecimento acumulados sobre um determinado assunto. Podem ser estruturadas, por exemplo, a partir de wikis (ferramenta colaborativa, tipo wikipedia) para explicitação / externalização de conhecimentos, por meio da construção colaborativa do conhecimento por membros do grupo. As bases de conhecimento são úteis para manter os conhecimentos explícitos críticos para um grupo (ou organização)."

    Fonte: http://www.inovarse.org/filebrowser/download/16009 (VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO)


    Obs: apesar de o conceito acima citar apenas grupos formais, tem uma questão da Cespe que considera que são grupos formais e informais:


    (Q577450/2015/CESPE/FUB/Tecnólogo - Recursos Humanos) As comunidades de práticas alicerçam-se em processos formais ou informais, sejam informatizados ou não, de codificação e controle de conhecimentos, para que esses sejam disponibilizados e compartilhados continuamente nas organizações.

  • BIXO, NAO FAÇO A MINIMA IDEIA DO QUE ESSA QUESTAO ESTÁ FALANDO... É UM ABSURDO.

  •  

    Comunidades de prática =  informal;

    por isso errado

  • E eu achando que o que iria me derrubar era AFO. #tolinha

  • Cara, só Jesus na minha causa. Eu achava que AFO me deixaria de fora. Oremos! 

  • Alguém poderia dar um exemplo por favor? Pois o conceito já foi dado.

  • prática: Uma comunidade de práticas não é meramente uma comunidade de interessados sobre um assunto e sim de pessoas que trabalham com um assunto. Por exemplo, não é uma comunidade de pessoas que gostam de pintura e sim de pintores. Desta forma diz-se que os membros de uma Comunidade de Prática são os praticantes de um determinado assunto. Consequentemente, eles trocam histórias, experiências, ferramentas, formas de resolução de problemas, e outros recursos viabilizando a geração de práticas compartilhadas.

    RESUMINDO: SE EU TRABALHO COM DOCUMENTOS, VOU REUNIR PESSOAS QUE TRABALHAM COM ISSO, E JUNTOS IREMOS TROCAR EXPERIENCIAS E CONHECIMENTO A RESPEITO DESSE TRABALHO.

    FONTE: http://www.sbgc.org.br/blog/category/comunidade-de-praacutetica

  • o povo fala,,fala,,e fala....mas ninguem explica o reeo da questão

  • Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo (até aqui ok) entre membros das equipes de trabalho que compõem a estrutura formal das organizações (não necessariamente, pois, na verdade, podem ser grupos de pessoas ligadas informalmente pelo conhecimento especializado e pela paixão por um empreendimento conjunto/compartilhado); se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada (essa parte eu não sei kkkkkk).

    Mesmo assim, acredito que sabendo apenas isso, já ajuda a saber que a questão está errada.

  • Administração é uma ciência que atravessa várias profissões, inclusive psicologia. 

  • Deus nos livre!

  • O meu entender foi: Se uma equipe funcional tem certas tarefas/deveres na organização e por alguma ocorrência recebem um trabalho que vai além desta estrutura formal, elas não podem agir de acordo com sua experiência ou sabedoria da sua área. Se não sabe, não faça e deixe para quem sabe ou se especializa, aprenda, estude para saber fazer. Gab Errado

  • O meu entender foi: Se uma equipe funcional tem certas tarefas/deveres na organização e por alguma ocorrência recebem um trabalho que vai além desta estrutura formal, elas não podem agir de acordo com sua experiência ou sabedoria de sua área. Se não sabe, não faça e deixe para quem sabe ou se especializa, aprenda, estude para saber fazer. Gab Errado

  • Ao que me parece houve uma inversão de conceitos. Corrigindo ficaria

     

    Comunidades de prática servem quando o foco recai sobre as redes de trabalho. 

     

    Portal do conhecimento é pra organizaçao formal.

  • Errado.

    Comunidade de Prática é formada, em regra, de maneira informal. Isso foi o erro da questão.

    O conceito, de maneira extremamente sucinta, é um grupo de pessoas reunidas com o mesmo propósito, que envolve a prática de um conhecimento.

  • Vamos solicitar comentário do professor!

  • Comunidades de prática ou Comunidades de conhecimento são grupos informais e interdisciplinares de pessoas unidas em torno de um interesse comum. As comunidades são auto-organizadas a fim de permitir a colaboração de pessoas internas ou externas à organização; propiciam o veículo e o contexto para facilitar a transferência de melhores práticas e o acesso a especialistas, bem como a reutilização de modelos, do conhecimento e das lições aprendidas.

  • Comunidades de prática: São reuniões, formais ou informais, entre indivíduos com interesses convergentes.

    Portal do conhecimento: Agrega informações convergentes de uma determinada classe de interesse.

  • Eu li a questão cinco vezes, achei que tinha entendido e ainda marquei errado. Sinceramente, não sei mais como estudar Gestão de Pessoas...

  • Esta matéria é definitivamente meu carma!

  • Para resolver esta questão, o aluno deve conhecer o conceito e as aplicações da ferramenta de conhecimento e educação chamada Comunidades de Práticas.
    O termo foi inicialmente concebido por Jean Lave e Etienne Wenger, em seus estudos sobre a teoria da aprendizagem. Wenger (2010) traz o conceito em sua obra Communities of Practice ans Social Learning Systems: the Career of a Concept, as Comunidades de Práticas, como: "Em certo sentido, é uma unidade social simples que possui as características de um sistema de aprendizado social."

    Assim, as Comunidades de Práticas são um grupo de pessoas, formal ou informalmente constituídos, que voluntariamente compartilham de um mesmo interesse ou paixão, interagindo constantemente, trocando informações sobre o assunto, buscando compartilhar o aprendizado.

    Portanto, percebemos que o item encontra-se errado ao atribuir as Comunidades de Práticas somente aos sistemas formais. A banca examinadora tentou atrelar o conceito de Comunidades de Práticas a sistemas formais e de Portal do Conhecimento a sistemas informais, o que não é verdadeiro.
    A própria banca já utilizou desta característica das Comunidades de Prática em outra questão sobre o assunto, quando afirmou que estaria correta a seguinte afirmativa: "As comunidades de práticas alicerçam-se em processos formais ou informais, sejam informatizados ou não, de codificação e controle de conhecimentos, para que esses sejam disponibilizados e compartilhados continuamente nas organizações" (grifos meus). 
    Quanto ao Portal do Conhecimento, temos que é uma ferramenta web, ou seja, online, de integração e aprendizagem do ambiente corporativo, caracterizando-se como um repositório de conhecimento do grupo organizacional. Portanto, geralmente caracterizado como a uma ferramenta do ambiente formal da empresa.

    Gabarito da professora: Errado.
  • Gab: ERRADO

    Comunidades de Práticas = grupo de pessoas formal ou informalmente constituídos, buscando compartilhar o aprendizado.

    Outra que ajuda.

    1. Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2015 - FUB - Tecnólogo - Recursos Humanos
    2. Acerca da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional, julgue o item que se segue. As comunidades de práticas alicerçam-se em processos formais ou informais, sejam informatizados ou não, de codificação e controle de conhecimentos, para que esses sejam disponibilizados e compartilhados continuamente nas organizações. CERTO
  • Eu estou GRITANDO DE RIR dos comentários. Mas estou rindo de nervoso e desespero!

  • Comunidades de prática: são “grupos de pessoas unidas pelos laços informais do conhecimento comum e da paixão por um empreendimento conjunto” (WENGER e SNYDER, 2000, p. 139 apud QUINN et al., 2003, p. 181). 

  • Questão que só quem é psicólogo que trabalha em RH é que sabe.