-
As tendências da personalidade são natas – nascem com a pessoa pela hereditariedade e pela estrutura fisiológica do organismo, como afirma a Abordagem Biológica da Personalidade.
Bons estudos.
-
O significado de nato e inato é o mesmo, o erro não está aí. Não sei onde está.
-
1. TEORIAS PSICODINÂMICAS – defendem que a personalidade se desenvolve quando os conflitos psicológicos são resolvidos, quase sempre no início da infância.
PERSONALIDADE: é 1 organização dinâmica no interior de 1 indivíduo q causa padrões de comportamento pessoais duradouros, tais como: perceber, pensar, sentir, agir, que dão às pessoas identidades diferentes.
-
GAB: E
Erros:
1) Não é perspectiva psicodinâmica, e sim abordagem biológica!
2) Não resulta da experiência vivida, tendo em vista que a personalidade é nata (inata): nasce com a pessoa pela hereditarieade e pela estrutura fisiológica do organismo.
Obs: Comentário baseado nas afirmações de Simone Fernandes e Liliane Sousa. Tentei colocar de uma forma mais clara. Me corrijam se eu estiver errada, por favor?!
-
A personalidade, na perspectiva psicodinâmica, baseia-se na definição que o indivíduo faz de seus próprios comportamentos, resultante de tendências inatas e da experiência vivida. Resposta: Errado.
Comentário: a personalidade, na perspectiva biológica, faz com que o indivíduo escolha seus próprios comportamentos. A psicodinâmica comportamental ocorre quando conflitos psicológicos dos indivíduos são resolvidos.
-
inato
adjetivo
que pertence ao ser desde o seu nascimento; inerente, natural, congênito.
-
Deus, dai-me paciência pra estudar esta matéria... </3
-
Ô matéria complicada da "misera"
-
é administração ou psicologia?
-
lombra da maconha vencida
-
A questão requer conhecimentos acerca das teorias da personalidade
Existem diversas teorias da personalidade que procuram, cada um com sua forma, técnica e abordagem, explicar a personalidade humana. A fins didáticos as teorias são categorizadas de acordo com sua ênfase de abordagem.
Existem quatro teorias principais: abordagem psicodinâmica, humanista, fatorial e cognitiva.
As teorias psicodinâmicas enfatizam as forças dinâmicas que impulsionam o comportamento e as defesas utilizadas para proteger o indivíduo. Geralmente preocupam-se com os determinantes inconscientes do comportamento, a personalidade ideal e o comportamento patológico.
As teorias humanistas ou existenciais procuram entender como os indivíduos costumam usar suas experiências para construir ou interpretar a realidade que irá responder. Procuram não ligar para rótulos, mecanismos inconscientes e nem aspectos estruturais e biológicos como em outras abordagens
As teorias evolucionistas, biológicas, ou de traços, preocupam-se com os aspectos estruturais da personalidade, buscando sistematizá-la e categorizá-la para que possa resumir as características do indivíduo.
As teorias cognitivas e de aprendizagem preocupam-se com os aspectos de aprendizagem a partir de determinadas características atribuídas a um comportamento em resposta aos estímulos do ambiente, dando pouca importância às diferenças individuais.
Nesse sentido, não se pode falar em teoria psicodinâmica ao enfatizar a experiência do sujeito. A teoria correta que trata desta questão é a humanista ou existencial. Quanto aos aspectos inatos, referem-se a teorias evolucionistas (ou biológicas).
Gabarito da Professora: ERRADO.