-
ERRADO
O grau de confiabilidade da avaliação de desempenho está na forma como esta foi executada, se os funcionários consideram como algo importante e executam de forma séria e compatível com a realidade.
-
Essa é uma daquelas afirmações em questões de Adminitração e Gestão de Pessoas em que o aluno fica "Rpz...isso tá certo ou tá errado????"
Bem, apesar de ser uma frase bonita em que até a segunda vírgula a afirmativa tá correta, após essa vírgula a afirmativa põe um trecho que não tem nada a ver com o restante, haja vista que o padrão esperado nada tem que ver com a confiabilidade do processo. A confiabilidade tem a ver com a lisura do processo, com a transparência, com a compatibilidade do processo às metas desejadas, entre outros.
-
Gravem: PARA O CESPE DESEMPENHO TEM A VER COM PRODUTIVIDADE e competências e não as metas.
Só nisso já fui no ERRADO.
-
Confiabilidade tem mais a ver com "desvios" no processo. Quanto maior a confiabilidade do indicador , mais próxima à realidade será sua representação. Uma avaliação de desempenho confiável é aquela que reduz erros de avaliação , se aproximando ao máximo do desempenho REAL ocorrido (e não o desempenho AVALIADO , que invarivalmente é dotado de subjetividades dos avaliadores)
-
ERRADO
O grau de confiabilidade da avaliação de desempenho nao é aferido, unicamente, de acordo com o padrão de desempenho esperado (definido previamente pela Organização), mas sim, de acordo com a comparação deste com o padrão já alcançado/atingido (situação real).
Outra questão pode elucidar mais ou menos:
Cespe/EBSERH/2018/Téc. Gst Púb
Avaliações de desempenho possuem objetivos claros, apoiados na realidade dos cargos, evitando-se comparações entre o esperado e o realizado.
ERRADO
Comentário: Avaliações de desempenho nao se apoiam unicamente em resultados reais dos cargos (desempenho real/alcançado/realizado); entretanto, deve-se comparar estes com o desempenho esperado pela organização, previamente estabelecido.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ajudando o colega Jon Jones, ainda, Veja outras:
CESPE/SERPRO/2010/AN/GP
O objetivo principal de um sistema de avaliação de desempenho é identificar quem está fazendo um bom trabalho.
ERRADO
Comentario: Não identifica apenas a situação real do trabalho.
CESPE/2018/EMAP/APAA
A avaliação de desempenho é uma análise esporádica e pontual que compara os objetivos estabelecidos e os resultados alcançados.
ERRADO
Comentário: É uma analise contínua/cíclica.
CESPE/IPHAN/2018/AN1/AREA5
Atribui-se confiabilidade à avaliação de desempenho cujos critérios medem aspectos reais do desempenho das pessoas.
ERRADO
Comentário: Deve-se fazer a comparação entre os aspectos de desempenho reais e os estabelecidos pela Organização. ( desempenho alcançado/atingido/real e desempenho esperado, respectivamente)
-
Errado!!! Uma avaliação de desempenho é confiável (confiabilidade) quando ela for consistente entre os avaliadores e consistente com o passar do tempo.
-
confiabilidade = consistencia.... qualqer coisa fora disso tá errada
-
Relevância estratégica: quando os padrões de desempenho são vinculados às metas organizacionais e competências.
-
O CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO QUE MEDE OS ASPECTOS REAIS SE CHAMA APLICABILIDADE E NÃO CONFIABILIDADE
-
Ora , vamos analisar 2 características básicas dos indicadores: (1)
1 - Validade: capacidade de representar, com a maior proximidade possível, a realidade que se deseja medir e modificar. Um indicador deve ser significante ao que está sendo medido e manter essa significância ao longo do tempo
2- Confiabilidade: indicadores devem ter origem em fontes confiáveis, que utilizem metodologias reconhecidas e transparentes de coleta, processamento e divulgação
Notem que a questão descreve muito mais a validade de um indicador do que a sua confiabilidade , portanto fica claro que o gabarito se inclina ao erro.
-
ai o cara vem e coloca uma questão "errada" pra elucidar.. ;/
-
não se confie na CONFIABILIDADE kkk
-
E as questões se repetem:
CESPE 2018:
Atribui-se confiabilidade à avaliação de desempenho cujos critérios medem aspectos reais do desempenho das pessoas.
Gabarito: ERRADO.
A avaliação de desempenho, ao menos para o Cespe, não significa confiabilidade, sempre haverá uma margem de erro entre o que é avaliado e o desempenho real.
-
A confiabilidade da avaliação se relaciona aos critérios (ou indicadores) utilizados para esta avaliação. Eles são confiáveis?
-
Segundo Bohlander et al (apud Dalmau e Benetti, 2009, p. 35) para que se estabeleçam padrões confiáveis, é necessário considerar alguns aspectos:
“Relevância estratégica: refere-se à extensão em que os padrões se relacionam com os objetivos estratégicos da organização;
Deficiência de critério: é a extensão em que os padrões captam todas as responsabilidades dos funcionários.
Contaminação de critério: fatores que fogem ao controle de um funcionário e podem influenciar o seu desempenho.
Confiabilidade: refere-se à estabilidade (ou consistência) de um padrão e à extensão em que os indivíduos tendem a manter certo nível de desempenho ao longo do tempo.”
-
-
Uma avaliação é confiável quando os critérios são capazes de se manterem consistente e estáveis ao longo do tempo, independentemente de quem está avaliando ou sendo avaliado.
Na realidade o grau de confiabilidade da avaliação de desempenho é definido de acordo com a comparação do padrão de desempenho esperado (definido pela organização) com o alcançado (situação real). Portanto, questão errada.
Gabarito: ERRADO