-
CERTO
Contaminação do critério: os critérios podem estar contaminados quando fatores que fogem ao controle do funcionário influenciam o desempenho.
Ex: servidores da área de vistoria que trabalham com ferramentas novas de trabalho serem comparados com aqueles que trabalham com ferramentas mais antigas.
-
Critérios contaminados: Não fazem parte do desempenho real
Critérios deficientes: focalizam apenas um aspecto, deixando de fora os demais
-
https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1168768
Contaminação de critério: Elementos que afetam medidas de avaliação os quais não são parte do desempenho real.
-
Ano: 2018
Banca: CESPE
Órgão: EBSERH
Prova: Psicólogo - Área: Organizacional
Critérios de avaliação deficientes são aqueles que focalizam apenas um aspecto, deixando de fora os demais, que também são relevantes para o desempenho no trabalho. (CERTO)
------
Ano: 2018
Banca: CESPE
Órgão: EBSERH
Prova: Psicólogo - Área: Organizacional
Critérios contaminados referem-se àqueles que foram afetados por elementos que não fazem parte do desempenho real e prejudicam as medidas de avaliação de desempenho. (CERTO)
-
Relevância de estratégias: diz respeito à extensão em que os padrões se relacionam com os objetivos estratégicos da organização;
Deficiência de critério: refere-se a conseguir captar todas as responsabilidades dos funcionários, ou seja, não ter como foco somente um critério, para que as demais dimensões do desempenho não fiquem prejudicadas;
Contaminação de critérios: os critérios podem ser contaminados quando fatores que fogem ao controle dos funcionários influenciam seu desempenho. Não fazem parte do desempenho real.
-
Há 3 fatores que podem prejudicar a avaliação do desempenho:
RELEVÂNCIA ESTRATÉGICA: O quanto os critérios estabelecidos para a avaliação tem relevância com os objetivos esperados;
DEFICIÊNCIA DE CRITÉRIOS: Quando os critérios não avaliam os funcionários de forma mais abrangente possível, observando vários fatores que podem contribuir para a avaliação;
CONTAMINAÇÃO DE CRÉDITO: Quando os critérios são contaminados por fatores externos que prejudicam o resultado. EX: O funcionário está passando por problemas familiares e isso está prejudicando sua atenção nas atividades realizadas;
-
Segundo Bohlander et al (apud Dalmau e Benetti, 2009, p. 35) para que se estabeleçam padrões confiáveis, é necessário considerar alguns aspectos:
“Relevância estratégica: refere-se à extensão em que os padrões se relacionam com os objetivos estratégicos da organização;
Deficiência de critério: é a extensão em que os padrões captam todas as responsabilidades dos funcionários.
Contaminação de critério: fatores que fogem ao controle de um funcionário e podem influenciar o seu desempenho.
Confiabilidade: refere-se à estabilidade (ou consistência) de um padrão e à extensão em que os indivíduos tendem a manter certo nível de desempenho ao longo do tempo.”
-
-
Exatamente! A contaminação de critérios consiste na utilização de critérios que mensuram fatores que não estão sob o controle do avaliado.
Essa contaminação pode ser evitada dando validade aos critérios de avaliação, isto é, devem ser capazes de medir o que se pretende. Assim, se pretendemos medir o desempenho de um empregado, os critérios devem ser relacionados às diferentes dimensões do desempenho e não a aspectos alheios a isso.
Gabarito: CERTO