SóProvas


ID
270532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens de 56 a 60, relativos à administração pública.

O estado de bem-estar, que considera como foco da gestão pública o atendimento ao cidadão-cliente, deve evitar intervir nos mecanismos de mercado, mesmo se o objetivo da intervenção for proteger determinados grupos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADOHaja visto a intervenção da Anatel nas operadoras de celular que não estavam oferecendo bons serviços.
  • "O estado de bem-estar, que considera como foco da gestão pública o atendimento ao cidadão-cliente, deve evitar intervir nos mecanismos de mercado, mesmo se o objetivo da intervenção for proteger determinados grupos."

    Para garantir o bem-estar do cidadão-cliente o estado DEVE INTERVIR e não EVITAR INTERVIR.
  • Pelo contrário! O estado DEVE intervir!

  • Errado.
    O governo deve interferir. O Estado do bem - estar, em inglês Welfare State, tem como característica um Estado assistencialista, que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos; podendo, inclusive, atuar na defesa dos interesses de determinados grupos. A exemplo dos programas sociais no Brasil e ações afirmativas.
    Deus é contigo!

  • [Cespe- 2011/TRE-ES] O Estado do bem-estar, ao buscar o atendimento ao cidadão- cliente pela gestão pública, preconiza a intervenção estatal como mecanismo de mercado válido para proteger determinados grupos. CERTO.

  • Bobbio define o Estado de Bem-Estar Social como: O Estado de Bem-Estar (Welfare State), ou Estado assistencial, pode ser definido, à primeira análise, como Estado que garante tipos mínimos de renda, alimentação saúde, habitação, educação, assegurados a todo o cidadão, não como caridade, mas como direito político.

    Guedes afirma que: A definição de Welfare State pode ser compreendida como um conjunto de serviços e benefícios sociais de alcance universal promovidos pelo Estado com a finalidade de garantir uma certa "harmonia" entre o avanço das forças de mercado e uma relativa estabilidade social, suprindo a sociedade de benefícios sociais que significam segurança aos indivíduos para manterem um mínimo de base material e níveis de padrão de vida, que possam enfrentar os efeitos deletérios de uma estrutura de produção capitalista desenvolvida e excludente.

    o Estado Brasileiro não adotou uma estratégia de Bem-Estar Social, caracterizada pela universalização dos direitos sociais. Ele se caracterizou sim pela intervenção na economia como planejador, promotor do desenvolvimento e produtor direto de bens, mas não houve uma política sistematizada de bem-estar social.

  • Tem uma questão que diz a mesma coisa, também da cespe, com gabarito errado. Não dá pra entender.

  • O estado deve intervir sim, segundo Bobbio ( autor).

  • RESPOSTA E

    Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos. Juízes 21.25

    #sefaz-al