SóProvas


ID
2705692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a doença de vinculação hídrica e a padrões de potabilidade.


Após a desinfecção, a água deve conter uma concentração de cloro residual livre de 0,5 mg/L, e é obrigatória a manutenção de, no mínimo, 2 mg/L de cloro residual livre em qualquer ponto da rede de distribuição, exceto no reservatório. Recomenda-se que a cloração seja realizada com potencial hidrogeniônico (pH) inferior a 8,0 e tempo de contato mínimo de uma hora.

Alternativas
Comentários
  • Portaria 2.914

    Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria.

    § 1º Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.

  • Complementando:

    Art. 34. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).

    concentração mínima:  0,2 mg/L

    teor máximo em qualquer ponto do sistema de abastecimento: 2 mg/L

    PH: 6,0 a 9,5

    Corrigindo:

    Após a desinfecção, a água deve conter uma concentração de cloro residual livre de 0,2 mg/L, e é obrigatória a manutenção de, no MÁXIMO, 2 mg/L de cloro residual livre em qualquer ponto da rede de distribuição, inclusive no reservatório. Recomenda-se que a cloração seja realizada com potencial hidrogeniônico (pH) de 6,0 a 9,5.