-
Certo:
A adm. Pública Burocrática surge para combater o Nepotismo e a corrupção do Modelo Patrimonialista e implementa o DASP inspirado no modelo weberiano para implementar a Burocracia.. Uma das carterísticas desse modelo é o controle a priori (antes de acontecer).
A adm. pub gerencial surge para combater problemas da burocracia como morosidade. O DL 200 em 1967 inicia a adm. pub. gerencial com foco na eficiencia, controle a posteriori e descentralização.
-
c) correta!
busca a inserção e o aperfeiçoamento da máquina administrativa voltada para a gestão e a avaliação a posteriori de resultados em detrimento ao controle burocrático e a priori de processos.
-
Pra mim a D tbm está correta. Alguém poderia me dizer onde se encontra o erro nela? Obg
-
“Governo FHC”
PLANO DIRETOR DE REFORMA DO APARELHO DO ESTADO – PDRAE - 1995
buscava orientar a transição para um modelo GERENCIAL de administração pública. Segundo consta no documento orientador do plano, um dos reflexos dessa transformação seria a ->>> MUDANÇA DE CONTROLE DE RESULTADOS A PRIORI PARA CONTROLE DE RESULTADOS A POSTERIORI
-
Em relação a esse modelo gerencial, é correto afirmar:
D) trata-se de um processo que enseja mudanças na organização e no funcionamento do governo federal, incorporando de forma diferenciada as diretrizes adotadas e o grau de institucionalização dos canais de gestão burocrática.
Fiquei na dúvida também com relação a essa opção, porém ao analisar a questão novamente percebi que o "e" está adicionando questões burocráticas ao modelo gerencial, o que não é verdade!
-
Marcel, o modelo gerencial não representa um rompimento total dos princípios burocráticos.
-
Gabarito: C
Busca a inserção e o aperfeiçoamento da máquina administrativa voltada para a gestão e a avaliação a posteriori de resultados em detrimento ao controle burocrático e a priori de processos.
-
C
-
Focos nos resultados a priori - o que vem antes dos resultados, no caso, os processos
Foco nos resultados a posteriori - parte do princípio do que é posterior , ou seja, o final mesmo. O resultado.
-
Traduzindo a alternativa : Busca inserir e aperfeiçoar a máquina administrativa voltada para a gestão e a avaliação num momento posterior de resultados, em perda do controle burocrático e a princípio dos processos.
Do meio par ao fim, dos processos para os resultados.
-
-
GAB C
O caráter da Nova Gestão Pública é eminentemente gerencialista e propõe uma gestão pública baseada em:
- Processo decisório orientado a resultados;
- Descentralização;
- Flexibilidade;
- Desempenho crescente e pagamento por desempenho/produtividade;
- Competitividade interna e externa;
- Direcionamento estratégico;
- Transparência e cobrança de resultados (accountability).
A Administração Pública Gerencial é multifuncional, define indicadores, mede e analisa resultados, foca no cidadão e procura flexibilizar as relações de trabalho. De acordo com a administração pública gerencial, o servidor público trabalha para atender aos cidadãos, considerados consumidores e clientes, mediante a descentralização das decisões e das funções. No âmbito da administração pública gerencial, os controles a posteriori dos resultados devem ser extremamente severos.
Na administração pública gerencial o foco deixa de ser o controle de processos e passa a ser o controle dos resultados.
A administração pública gerencial tem como pontos essenciais a eficiência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços. No âmbito da administração pública gerencial, os controles a posteriori dos resultados devem ser extremamente severos.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)