SóProvas


ID
270691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos poderes da administração, julgue os itens
subsequentes.

Como exemplos de poder de polícia, as licenças são atos vinculados e, como regra, definidos, ao passo que as autorizações espelham atos discricionários e precários.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta.

    As licenças são atos vinculados, pois uma vez que atendidas as exigências legais pelo interessado, deve a administração concedê-la, exigindo direito subjetivo do particular para a sua obtenção.
    A autorização constitui um ato administrativo discricionário e precário. [...] Por meio do ato de autorização, o Poder Público possibilita ao particular a realização de alguma atividade ou a utilização de algum bem.

    Fonte: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito administrativo descomplicado. 2008, p. 437 e 438 
  • Fiquei com uma dúvida, marqiei errado o gabarito pois a licença e as autorizações não são exemplos do poder de polícia
  • GABARITO: CERTO

    ESPéCIES QTO AO CONTEÚDO

    Licença = (ato vinculado). Como bem ensina José dos Santos Carvalho Filho. " Podemos definir a licença como o ato vinculado por meio do qual a Administração confere ao interessado consentimento para desempenho de certa atividade. Através da licença, o Poder Publico exerce seu poder de polícia fiscalizatório, verificando, em cada caso, se existem, ou não, óbices legais ou administrativos para o desempenho da atividade reivindicada.

    Autorização = " É o ato administrativo pelo qual a Administração consente que o particular exerça atividade ou utilize bem público no seu interesse. É ato discricionário e precário, caracteristicas idênticas às da permissão. No exercício de seu poder de polícia , porém, o Poder Público dá o seu consentimento no que se refere ao desempenho da atividade, quando não encontra prejuízo para o interesse público.

    lembramos que a Permissão é o ato administrativo discricionário e precário pelo qual a Administração consente que o particular execute serviço de utilidade pública ou utilize privativamente bem público. "

    Bons estudos
  • Certo
    “Como exemplos, os alvarás de licença e de autorização. Enquanto a licença é ato de polícia vinculado (licença para construir), a autorização é ato de polícia discricionário (autorização para porte de arma)”.

    Questão 92 comentada Pelo Professor do Ponto dos Concursos

    (03/02/2011): TRE ES TÉCNICO E ANALISTA: comentário prova Dto Administrativo Professor Armando Mercadante


  • Fiquei com uma dúvida, as licenças são atos vinculados e DEFINIDOS? Não seriam DEFINITIVOS?
  • Não Sinuhe, a licença não é definitiva, ela pode ser cassada.
  • Segundo Hely Lopes Meirelles "Licença é o ato administrativo vinculado e DEFINITIVO pelo qual o Poder Público, verificando que o interessado atendeu a todas as exigências legais [...]
    Ainda, no livro de Marcelo Alexandrino & Vicente Paulo consta: "Licença é o ato vinculado e DEFINITIVO, editado com fundamento no poder de polícia [...]
    É verdade, a licença pode ser cassada sim, mas ela é considerada DEFINITIVA e não DEFINIDA como está na questão: "as licenças são atos vinculados e, como regra, definidos" [?]
  • poder de polícia em regra é discricionario!!!!
  • A licença e a autorização representam, sim, o poder de polícia, mas o poder de polícia preventivo. É uma forma do Estado controlar os administrados. Não podemos pensar q o poder de polícia administrativa está apenas na repressão.

    Bons estudos! Não desanimem!

  • LICENÇA: Ato VINCULADO

    AUTORIZAÇÃO:  DISCRICIONARIEDADE O AGENTE PODERA FAZER JUZ A CONVENIENCIA E A OPORTUNIDADE.

    "PORTE DE ARMA É UM EXEMPLO BEM CLARO DE LICENÇA E AUTORIZAÇÃO"

    Espero que tenham ótimos estudos, questão mamão com açucar essa.
  • O que significa ser o poder de polícia definido?
  • Luiza, o termo "definidos" faz menção aos atos vinculados, característica das  licenças que são exemplos de poder de polícia.

    O que isso quer dizer?
    Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro ( Pág.205 - Direito Administrativo, 2003.)
    "(...)o poder da Administração é vinculado, porque a lei não deixou opções; ela estabelece que, diante determinados requisitos, a Administração deve agir de tal ou qual forma. "

    Também segundo Di Pietro (Página 111- idem, idem)
    "(...)o poder de polícia é a atividade do Estado consistente em limitar o exercícios dos direitos individuais em benefício do interesse público."

    Por fim, a mesma autora complementa: (Página 114- idem, idem)
    "(...) O exemplo mais comum do ato de polícia vinculado é o da licença. Para o exercício de atividades ou para a prática de atos sujeitos ao poder de polícia do Estado, a lei exige alvará de licença ou autorização. No primeiro caso, o ato é vinculado porque a lei prevê os requisitos diantes dos quais a Administração é obrigada a conceder o alvará; é o que ocorre na licença para dirigir veículos automotores, para exercer determinadas profissões, para construir. "

    Acredito que agora tenha ficado mais claro, bons estudos.
  • Correto; As licenças são atos vinculados e, como regra, definitivos, ao posso que as autorizações espelham atos discricionários e precários. Um exemplo é a licença para construção; já um exemplo para autorização é o consentimento dado a determinados moradores para fechamento temporário de uma rua com vista à realização de festas populares.
  • Licença = vincuLado
    autoRização = discRicionário
  • Alguem poderia me explicar oque é ATO PRECÁRIO?
  • Raquel,
    os atos precários são aqueles que resultam da liberalidade da Administração, e por isso não geram direitos adquiridos para o particular, podendo ser revogados a qualquer tempo pelo Poder Público, sendo exemplos à permissão e a autorização de serviços públicos.

  • Lembrando que somente atos discricionários podem ser precários.
  • A título de contribuição sobre o tema licenças, é bom saber que, como exceção à regra, a licença ambiental é ato discricionário.
    Manual de Direito Adminstrativo, Alexandre Mazza, 3 edição, 2013, pgs. 245 - 246

    Bons estudos!
  • Aqui no meu interior, uma maneira de dizer que eu vi você passeando no seu novo carro, Audi 2013, é: " Li vi num Audi"

    LI (LICENÇA) VI (VINCULADO)
    AU (AUTORIZAÇÃO) DI (DISCRICIONÁRIO)

    E quem gostou clica na estrelinha mais a direita, vai.....

  • Para aqueles que questionaram o fato de a autorização e licença serem exemplos de poder de polícia, assim como eu, segue abaixo algumas características de tal poder.

    PODER DE POLÍCIA
    - Limita direitos individuais;(autorização, licença)
    - Polícia administrativa;
    - Incide sobre bens, direitos e atividades; 
    - Sua atuação se esgota na esfera administrativa.


    PODER DA POLÍCIA
    - Busca a paz pública;
    - Polícia judiciária;
    - Incide sobre as pessoas;
    - É prerrogativa para a função penal do Estado.
  • Por favor, quem puder me responda: o poder de polícia é em regra discricionário, porém, também pode ser vinculado, como no caso da licença, correto?
     
    Esclareço que quando afirmo que o poder de polícia é discricionário, considero o gabarito da questão Q260097.
     
     
     
    Obrigado pela atenção.
  • O PESSOAL FICA DIZENDO O QUE TODO MUNDO ESTÁ CANSADO DE SABER..... E NÃO CHEGAM A CONCLUSÀO NENHUMA....


    A QUESTÃO ESTA CORRETA, uma vez que, está dizendo que a licença é um exemplo de poder de polícia, e da mesmo forma um ato vinculado....... a questão não disse que o poder de polícia é ato vinculado...... porq como todos já sabem o poder de polícia é em regra ato discricionário.....

  • Correta!

    A licença é um ato vinculado e definitivo pelo qual a adm. pública reconhece que o particular detentor de um direito subjetivo preenche as condições para seu gozo.(ou seja, refere-se a direitos individuais, ex: o exercício de uma profissão)

    Já a autorização é um ato administrativo por meio do qual a adm. pública possibilita ao particular a realização de atividade privada de predominante interesse deste, ou a utilização de um bem público. O particular tem interesse e não um direito subjetivo a essa obtenção, portanto, trata-se de um ato discricionário, pode ser negada mesmo que o requerente satisfaça as condições legais e regulamentares, e precário, ou seja, é passível de revogação pelo poder público a qualquer tempo.

  • Licenças ---> ato vincuLado


    AutoRização ---> ato discRicionário

  • Licenças -> Ato vinculado = direito subjetivo ao particular Ex: Licença para dirigir (o cidadão cumpriu com os requisitos, não poderá ser negado pela administração)

    Autorização -> Ato discricionário = pode ser simplesmente negada,mesmo satisfazendo todas as condições legais, precário (passível de revogação pelo poder público)

    CERTO

  • Regra: Licença = Ato vinculado - ex. LICENÇA PARA DIRIGIR ou LICENÇAS ADMINISTRATIVAS (sendo este o único caso de ato vinculado no poder de plícia)


    Um ato precário pode ter fim a qualquer momento. Discricionário vai da vontade do poder concedente; ex: daquele que concede a autorização ou a permissão. ex. PORTE DE ARMA DE FOGO

  • Las Vegas Ama Dinheiro!

    Licenças = Vinculadas 

    Autorizações = Discricionárias.

    FOCO, FORÇA E FÉ GALERA!

  • Lula Vai Ajudar Dilma

    Licenças = Vinculadas - Autorizações = Discricionárias.


  • "COMO EXEMPLO"... LEMBRANDO-SE QUE PARA A CESPE SE TRATA DE REGRA GERAL


    - LICENÇA É ATO VINCULADO (regra geral)

    - AUTORIZAÇÃO É ATO DISCRICIONÁRIO  (regra geral)




    GABARITO CERTO

  • ISSO MESMO T.K. O PODER DE POLICIA É, EM REGRA, DISCRICIONÁRIO, PORÉM, EM CASOS DE LICENÇAS É VINCULADO(EXCEÇÃO).

  • acertei, mas mesmo assim, nao esquece

  • O mnemônico que me ajudou a responder essa questão foi: Las Vegas Ama Dinheiro

    Licença é Vinculada

    Autorização é Discricionária

  • Licença = vinculado (regra)

    Autorização =  discricionário. (Regra).

  • Peguei esse esquema nos comentários de outra questão:

    ApRovação ------> unilateral, discRicionário

    AutoRização ------> unilateral, discRicionário e precário.

    PeRmissão -------> unilateral, discRicionário e precário

    Licença ------->    unilateral, vincuLado

    HomoLogação ---> unilateral, vincuLado

  • Nuca mais errei com isso:

    Las Vegas Ama Dinheiro

    Licença = Vinculado

    Autorização = Discricionário

  • GABARITO: CERTO

    Licença = vincuLado

    autoRização = discRicionário

  • Peguei esse esquema nos comentários de outra questão:

    ApRovação ------> unilateral, discRicionário

    AutoRização ------> unilateral, discRicionário e precário.

    PeRmissão -------> unilateral, discRicionário e precário

    Licença ------->    unilateral, vincuLado

    HomoLogação ---> unilateral, vincuLado

  • A respeito dos poderes da administração,é correto afirmar que: Como exemplos de poder de polícia, as licenças são atos vinculados e, como regra, definidos, ao passo que as autorizações espelham atos discricionários e precários.