SóProvas


ID
2706919
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na esfera de planejamento público, existe uma espécie de orçamento que, a partir de gastos anuais, propõe um aumento percentual para o ano seguinte, considerando apenas o aumento ou a diminuição dos gastos, sem análise de alternativas possíveis. Esse tipo de orçamento denomina-se

Alternativas
Comentários
  • B)

    Nesse tipo de orçamento, a definição dos montantes de recursos a serem alocados para os programas, ações, órgãos ou despesas é feita mediante a simples incorporação de acréscimos em cada item de despesa, mantendo-se o mesmo conjunto de despesas do orçamento anterior, ou com pequenos ajustes.

    Em outras palavras, o orçamento dos órgãos e entidades de cada ano mantém a mesma estrutura de despesas do orçamento do período anterior, realizando-se apenas incremento nos montantes das rubricas de cada despesa. Assim, as ações e os programas estabelecidos no passado tendem a permanecer inalterados ao longo do tempo e o orçamento acaba não refletindo as novas necessidades e prioridades da sociedade.

    Fonte: http://contabilidadeparaconcursos.com.br/blog/tipos-de-orcamento/

  • Gabarito: B
     

    Orçamento Participativo:

    ·         Objetiva a participação da população na alocação de recursos públicos;

    ·         Há perda da flexibilidade e maior rigidez na programação dos investimentos.

    Orçamento Incremental:

    ·         Feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa;

    ·         Exige pouco tempo e pouco esforço para sua elaboração;

    ·         Ainda é utilizado no Brasil (na prática, extraoficialmente).

    Orçamento Base-zero:

    ·         Análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos;

    ·         Não possui direito adquirido, por isso o orçamento parte sempre do zero;

    ·         É um processo de tomada de decisões;

    ·         São confrontados os novos programas pretendidos com os programas em execução;

    ·         É mais caro, difícil e lento para ser elaborado;

    ·         Surgiu no Texas – EUA.

     


    Sigamos!
    Bons estudos.

  • 1) Orçamento Tradicional / Clássico / Inglês - Peça meramente contábil, sem nenhuma espécie de planejamento. Somente documento de previsão de receitas e despesas;


    2) Orçamento Base Zero - Detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, como se cada item fosse nova iniciativa do governo (Ex: LOA);

     

    3) Orçamento Incremental - Ajustes marginais do orçamento pré-existente. Oposto do Base-Zero. Pequenos ajustes (acréscimos ou supressões) nos itens das receitas e despesas.


    4) Orçamento Desempenho por Realizações - Ênfase reside no desempenho organizacional, porém, há desvinculação entre planejamento e orçamento;


    5) Orçamento-Programa - Instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades. Estabelecimento de objetivos e metas (= alcance de resultados)


    6) Orçamento Participativo - Participação real da população e alocação dos recursos de forma eficiente. Isso ocorreu principalmente nos Municípios.

  • O orçamento incremental faz apenas ajustes percentuais em relação ao orçamento do ano anterior.

    Na questão: "propõe um aumento percentual para o ano seguinte".

  • Questão sobre tipos/técnicas orçamentárias.

    Os métodos de elaboração orçamentária compreendem um conjunto de teorias, características e classificações próprias, que classificam o orçamento público de determinado período.

    O orçamento público passa ao decorrer dos anos por um contínuo processo de reforma, com efeitos importantes nas práticas e processos, começando pelo antigo orçamento tradicional, um mero instrumento de controle político, até o moderno orçamento programa, instrumento de administração e planejamento.  

    Dica! Esses são os dois tipos de orçamento mais cobrados em prova, mas existem diversos outros métodos. A ENAP¹ fez um ótimo resumo dos métodos mais conhecidos. Vale a pena conferir o quadro resumo abaixo:




    Feita a revisão, já podemos analisar cada uma das alternativas, procurando pelo orçamento que apresenta as características do enunciado:

    A) Errado, não existe esse termo técnico. O examinador quis confundir o candidato com orçamento incremental.  

    B) Certo, como vimos, no orçamento incremental ocorre apenas um aumento percentual para o ano seguinte, considerando ajustes marginais nas receitas e despesas do período.

    C) Errado, o orçamento base zero se contrapõe ao orçamento incremental. No primeiro, existe a necessidade de justificativa de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário, com análise das alternativas possíveis. No segundo existe maior facilidade de elaboração através de meros ajustes marginais nas receitas e despesas, sem análise das alternativas possíveis.  

    D) Errado, o orçamento participativo se caracteriza pela participação popular no processo decisório.

    E) Errado, também chamado de orçamento clássico, o orçamento tradicional é caracterizado por apresentar apenas uma dimensão: objeto de gasto.


    Fonte:

    ¹Artigo na Internet: NOBLAT et al. ENAP Orçamento Público: Visão Geral. Net, Módulo I: Introdução. Disponível no site do Repositório Enap. Acesso em: 13 março de 2021.


    Gabarito do Professor: Letra B.