SóProvas


ID
2707186
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       O valor da fofoca

                                                                                       Walcyr Carrasco


      Dos aspectos negativos da fofoca, todos sabemos. Em Os miseráveis, Victor Hugo conta a história de Fantine, que se torna prostituta. Quem só viu o filme ou só assistiu ao musical não sabe muito bem como ela vai para as ruas. O livro conta: fofoca! Fantine é operária. Mas tem uma filha, sendo solteira, em época de moral rígida. Paga uma família para cuidar da menina, Cosette. Mas não sabe ler. Para enviar os pagamentos e pedir notícias, usa os trabalhos de um homem, que escreve e envia o dinheiro. As amigas desconfiam. Especulam. O homem não conta, mas uma consegue ver o endereço numa carta. E se dá ao trabalho de ir até o local onde vive Cosette. Volta com a história completa e conta às amigas. A história chega à direção da fábrica e Fantine é demitida por ser mãe solteira. Vende os dentes, os cabelos, torna-se prostituta, morre no hospital. Jean Valjean, que se esconde da polícia, era o dono da fábrica. Culpa-se pela insensibilidade, busca Cosette e a cria. Mas a questão é que a pobre Fantine teve de vender os dentes e se prostituir devido à avidez da fofoca. Hoje, em tempos menos rígidos, a intimidade de uma pessoa, confidenciada entre lágrimas, pode virar piada no próximo jantar de amigos. Ou seja: longe de mim defender a fofoca em si. Mas ela tem seu valor, psicológico e criativo.

      Simples. A fofoca é uma forma de criar.

      Sempre digo que as pessoas têm tanta necessidade de ficção na vida como do ar que respiram. Por isso precisam ler romances, assistir a filmes, novelas. Até mesmo conferir revistas sobre celebridades, uma forma de exercitar a imaginação, já que a vida real é muito mais árdua do que aparece nas reportagens. Criar também faz parte da natureza humana. Alguns se contentam botando posts no Instagram, inventando uma vida que não têm, com a taça de vinho emprestada de alguém, num hotel onde não se hospedaram. Outras preferem criar sobre a vida alheia. Aquela mulher que conta à outra sobre uma terceira, colega de escritório.

      – Sabe que ela está saindo com um rapaz 20 anos mais jovem? E sustenta!

      Pode ser verdade. Ou ela apenas viu a moça com o sobrinho, saindo do trabalho. O resto, inventou. Nem todo mundo é escritor, mas todo mundo pode criar ficção. Eu mesmo aprendi muito com a fofoca. Morava em um prédio onde vivia uma mulher já madura. De dia, recebia um, que a sustentava, dava carro, conforto material. De noite, recebia outro, que amava. Era a fofoca do prédio.

      Acontece que era feia. Garanto, feia de verdade. Os dois senhores, pavorosos. Aliás, o que ela amava, um velho bem mais feio que o outro, o rico. Eu, que tinha certo preconceito estético, aprendi que beleza não é o mais importante. Havia amor, dinheiro e paixão naquela história de pessoas maduras. A fofoca me fez entender mais da vida. Em outra época, soube que o filho da vizinha não era filho, mas neto. Filho da moça que considerava irmã, mãe solteira. Toda a vila onde morava sabia, menos o menino. Isso me fez entender mais sobre os pais, que são capazes de acolher, dar solidariedade num momento difícil. Suponho que o garoto deve ter levado um susto quando soube. Mas é outra história.

      Minha mãe, quando eu era criança, tinha um bazar. Pequeno, típico de interior, em Marília. Era o centro de informações sobre a vida alheia do bairro. Todas as mulheres passavam, comentavam. Eu tentava ouvir. Mamãe me punha para fora quando a história era mais pesada. Isso me ajudou a desenvolver um certo talento. Quando fiz faculdade de jornalismo, e mais tarde trabalhei no ramo, era ótimo com as perguntas ao entrevistar. Destemido. Fiz sucesso com colunas, jornalismo comportamental. Isso me ajuda até hoje. Quando vou construir uma história, falo com pessoas, converso. Extraio segredos. Conto por meio dos personagens. Vejam que ligação bonita saber da vida alheia tem com o ato de criar.

      O que é uma grande biografia, a não ser a vida de alguém? Uma fofoca autenticada, impressa e aplaudida pela crítica?

      Há um porém: a fofoca, mesmo real, passa pelo crivo de quem conta. Pelo meu, pelo seu, pelo nosso olhar. É a velha história – alguém me oferece meio copo de suco de laranja e posso dizer.

      – Adorei, ganhei meio copo de suco refrescante.

      – Odiei, imagine, me dar só meio copo? Era resto! 

      Quando ouvir uma fofoca, abra as orelhas. O que alguém diz sobre o outro revela mais sobre quem fala do que sobre o alvo em questão. Uma fofoca, como todo ato de criação, tira a máscara do criador. 

Disponível em: https://epoca.globo.com/sociedade/walcyr-carrasco/noticia/2017/10/o-valor-da-fofoca.html. Acesso em: 08 maio 2018.

Os referentes dos termos destacados estão corretamente identificados entre parênteses, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa B, o pronome relativo "que" é remissivo ao termo "os pais" e não "sobre os pais."

     

    Letra B

  • Na alternativa B NÃO é pronome relativo, é CONJUNÇÃO INTEGRANTE. Sendo assim , ela não retorna a nenhum termo especificado anteriormente.

  • Sr. Shelking está corretíssimo! A partícula “que” é mesmo pronome relativo, que inclusive pode ser substituída por “os quais”. Não há nenhuma conjunção integrante aí.

  • Sr. Shelking, usando essa mesma lógica, a alternativa D também deveria está incorreta, não? Porquanto o pronome onde também deveria ser remissivo ao substantivo "vila", e não "toda a vila".

  • Retoma apenas o termo "os pais".

    Ao substituir se torna sujeito e não pode vir prepocionado.

    Os pais são capazes de acolher.

  • Para mim,  o "que" da letra "b" é conjunção de uma oração coordenada sindética explicativa.

  • ONDE é um pronome relativo e serve para ligar uma oração principal a uma subordinada adjetiva ao mesmo tempo que substitui um termo da oração principal, evitando a repetição.

     

    Em relação ao "que"

    Que = Restritiva 

    Que, = Restritiva 

    ,Que = Explicativa 

    ,Que, Explicativa

     

    Sertão brasil !!

  • Coesão e coerência caminham juntas, ou seja, a ideia é que um texto coeso gere coerência, embora isso não necessariamente ocorra.

    Coesão é “sinônimo” de ligação: ligação entre as partes. A que mais aparece em concursos diz respeito à referencial: consiste no emprego de pronomes (e equivalentes) para evitar a maciça repetição de termos num texto. Veja só:


    Comprei um celular, mas ele veio com defeito.

    (coesão pronominal: o pronome “ele” retoma “um celular”)


    Comprei um celular, mas o aparelho veio com defeito.

    (coesão nominal: o nome “ele” retoma “um celular”)


    Comprei um celular, mas veio com defeito.

    (coesão por elipse: na segunda oração, subentende-se o termo “celular”)


    A coerência envolve o campo das ideias: o uso de conectivos, por exemplo, está diretamente relacionado à coerência. Veja só:

    Apesar de eu ter estudado muito, passei no concurso.  (Frase incoerente).

    Apesar de eu não ter estudado muito, passei no concurso.  (Frase coerente).

    PROF° QC

  • Concordo com Aline. Ficou confusa essa questão.

  • Por esta mesma lógica, não sei se estou certo, mas a letra "A" , faria o mesmo sentido em: “Filho da moça que considerava irmã, mãe solteira.” (moça) --> Seria também o filho da moça.

  • To morto com essa fumarc

  • Na minha opinião, questão com duas resposta (A, D).

  • GAB: B

  • nem soube responder a questão. pqp! estou ferrada. não enteni nem o que era pra fazer

  • pronome relativo- retoma um termo anterior:

    A- quando substitui o "que" por "a qual" retoma - moça.

    B-substituir o "que" por "os quais" retoma- pais.

    C e D- substitui o "onde" por " em que" retoma os lugares: prédio e toda a vila.

  • não tem termo destacado
  • GAB: B

    “Isso me fez entender mais sobre os paisque são capazes de acolher [...]”. (sobre os pais)

    O CERTO SERIA (OS PAIS) E NÃO (SOBRE OS PAIS) . CUIDADOO!!

    obs: SIGO DE VOLTA NO INSTA "carolrocha17" S2.. Tô sempre postando motivação nos storys