SóProvas


ID
270724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à excelência nos serviços
públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública.

A implantação do modelo GESPÚBLICA fomenta a realização de autoavaliações pela organização pública e cria referenciais comparativos entre as congêneres.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) foi instituído com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos; e o aumento da competitividade do país.

    O Gespública é a mais arrojada política pública formulada para a gestão. Esta afirmação está baseada em três características: é essencialmente pública; é focada em resultados; e é federativa.





  • O que é Gespública?
    • É um programa do Ministério do Planejamento e Orçamento, voltado para orientar os órgãos públicos, baseado na avaliação continuada da gestão. Auto-Avaliação.
    •  Consiste basicamente em:
      Auto-Avaliação, Plano de Melhoria e Avaliações Periódicas.

    Fonte:http://www.tre-ma.gov.br/qualidade/gespublica/gespublica.htm
  • GesPública = Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
     Visto como uma política pública fundamentada em um modelo de gestão específico, o Programa tem como principais características o fato de ser
    - essencialmente público – orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência;
    - de ser contemporâneo – alinhado ao estado-da-arte da gestão,
    - de estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade – com impactos na melhoria da qualidade de vida e na geração do bem comum;
    - de ser federativo – com aplicação a toda a administração pública, em todos os poderes e esferas do governo.
     
    Nos últimos anos, o GesPública utilizou-se de uma estratégia de sucesso alicerçada no trabalho voluntário de representantes de instituições públicas, desenvolvendo e divulgando conceitos e soluções para gestão, implantando e mobilizando núcleos regionais e setoriais nas unidades da federação e realizando avaliações do nível de gestão das instituições, seja por meio de auto-avaliações, seja nos ciclos anuais do Prêmio Nacional da GestãoPública.
  • Acabei de responder a uma questão em que o entendimento é contrário ao desta:

     

    Texto associado à questão Ver texto associado à questão

    A pontuação obtida pela organização pública, conforme proposta do GESPÚBLICA, mostra o quanto a organização está melhor ou pior em sua administração, comparativamente a outras organizações similares.

     

    •  Certo       Errado

     

     
  •  

    resposta E

  • Fiquei com dúvida na questão exibida pela Vanessa no comentário acima. Parece que a ideia é idêntica a esta questão.

    Alguém sabe qual o erro da questão?
  • Eu não sei porque estão dando nota ruim para a Vanessa... O questionamento dela é muito pertinente! Eu errei a questão pelo mesmo motivo. Se alguém souber o motivo desta questão estar certa, ao contrário questão apresentada pela colega, por favor nos diga!
    Bons estudos!!
  • Conforme o comentário postado pelo colega Sérgio Roberto Verch Harger na questão Q164280 fiz a leitura do texto por ele sugerido e nos primeiros parágrafos veio a resposta. Vale a pena conferir:
    Avaliar a gestão de uma organização pública significa verificar o grau de aderência de seus processos gerenciais em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública, referencial do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).
    Nessa avaliação são identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da organização. As oportunidades podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação modelo e que, portanto, devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento. Assim, o processo de avaliação é complementado pelo planejamento da melhoria da gestão.

    A avaliação é feita com base no MEGP (internamente), e quando a questão fala em comparativos está fazendo referência as oportunidades (análise SWOT).
    http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.6448349404/saiba_mais_autoavaliacao.pdf
  • Meu ponto de vista sobre a questão: nos documentos referenciais disponíveis há um instrumento com os parâmetros utilizados para se avaliar uma instituição. No fim deste documento há um glossário, e para o Gespública, Referenciais comparativos pertinentes são indicadores, práticas ou resultados desenvolvidos ou alcançados por organização pública ou privada, que possam ser usados para fins de comparação de desempenho e aprendizado.
    Acho que este conceito explicita a ideia de comparação entre organizações, à medida que toma por base práticas desenvolvidas e resultados alcançados por instituições.

  • GESPÚBLICA possibilita a comparação entre as instituições para que alcancem a excelência, definindo critérios de gestão capazes de orientar organizações para os resultados.

  • Modelo de excelência em Gestão Pública Origem "Esse modelo de gestão pública deveria orientar as organizações nessa transformação gerencial e, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e mesmo com empresas e demais organizações do setor privado. Em 1997, o Programa da Qualidade no Serviço Público optou pelos Critérios de Excelência utilizados no Brasil e em diversos países, que representam o “estado da arte” em gestão." 

    http://www.sefaz.mt.gov.br/portal/Tributario/GESPUBLICA/03_Instrumento_500pontos_2007.pdf

  • Não seria a implantaçao do MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTAO PÚBLICA? 

     

    Gespublica foi a política - o MACRO.  O que permitiria a comparação é a autoavaliação das instituições que adotem o MEGP como modelo de gestão.

     

    NO MÍNIMO , CONFUSO.

  • gespublica