SóProvas


ID
270784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

A CPU contém internamente uma memória de alta velocidade para o armazenamento de valores intermediários ou informação de comando. Essa memória é composta por registradores (ou registros), e cada registro possui uma função própria.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    É a memória cache L1 e L2 (level 1 e level 2).
  • Não é a L1 ou L2. São os proprios registradores.

    Os registradores encontram-se dentro da CPU. Exemplo: Reg. de instrução, PI, RDM, REM, etc..

    A cache L1 e L2 está dentro da mesma pastilha onde está a CPU, mas não está dentro da CPU. Ela está simplesmente bem próxima à ela.

    Portanto, a questão fala dos registradores (que são memórias bem pequenas para armazenar uma única instrução)
  • mas cada um registrador possui uma funcao própria ? Ou seja determinado registrador nunca executará funções de outro registrador?
  • Apesar de ter marcado a questão como correta concordo em parte com o questionamento do colega leonardo acima.

    Alguns registradores realmente possuem função própria que nunca será executada por outro registrador. Por exemplo PC, SP, RDM,  etc...
    Mas existem também os registradores de uso geral, que são utilizados para guardar dados da aplicação em execução. Por exemplo AX, BX, CX da arquitetura 8086. Alguns destes registradores possuem funções próprias, Como por exemplo o AX que normalmente recebe o resultado de operações de acumulação, mas ainda sim eles podem ser utilizados para outros propósitos.
    Já outras arquiteturas como o pentium 4 possuem 128 registradores, sendo que muitos não possuem nenhum uso específico.

    Logo concordo que é um pouco forçado afirmar que : "cada registro possui uma função própria. "
  • Correto. Eis alguns registradores importantes e suas funções:

    - CI Contador de Instruções (em inglês: PC - Program Counter) - armazena o endereço da próxima instrução a ser executada - tem sempre o mesmo tamanho do REM.
    - RI Registrador de Instrução (em inglês: IR - Instruction Register) - armazena a instrução a ser executada.
    - ACC Acumulador (em inglês:ACC - Accumulator) - armazena os dados (de entrada e resultados) para as operações na UAL; o acumulador é um dos principais elementos que definem o tamanho da palavra do computador - o tamanho da palavra é igual ao tamanho do acumulador.

    A comunicação entre memória e UCP usa dois registradores chamados de Registrador de Endereços de Memória - REM ou, em inglês, Memory Address Register (MAR), bem o como Registrador de Dados da Memória - RDM ou, em inglês, Memory Buffer Register (MBR).
  • O gabarito é duvidoso, pois depende da arquitetura adotada. Máquinas RISC costumam ter registradores de uso geral, enquanto máquinas CISC costumam ter registradores com funções específicas.
    Agora, levando para o lado do bom senso, máquinas RISC stricto sensu são pouquíssimas e as arquiteturas dominantes na prática são tipicamente híbridas CISC e RISC. Além disso, nessas arquiteturas, os registradores costumam ter funções específicas. Na famosa x86, mesmo os registradores ditos "de uso geral" possuem função específica, como é o caso do AX e DX na operação div, que armazenarão o quociente e o resto.
  • Acredito que caberia recurso para questões. Pois existem registradores de uso geral, onde não há distinção de função.