A questão traz o assunto de grafia de unidades. Além de definir um conjunto coerente e completo de unidades para descrever todas as grandezas de interesse prático, é importante que os símbolos e as unidades sejam escritos de maneira uniforme. Algumas regras são estabelecidas pelo Sistema Internacional para grafia correta de símbolos, entre elas, com relação à grafia de nomes de unidades:
· Quando escritos por extenso, os nomes das unidades começam por letra minúscula, mesmo quando têm origem em nome de pessoas. Exemplos: metro, segundo, mol, newton, kelvin. A única exceção é a unidade de temperatura grau Celsius;
· As unidades podem ser escritas por extenso ou representada pelo seu símbolo, mas nunca por combinações entre ambos. Exemplos: metros por segundo ou m/s. Todavia, não são permitidas, por exemplo, m por segundo ou metro por s.
I. Quando escritos por extenso, os nomes das unidades começam com letra minúscula. Exemplos: metro, segundo, mol, etc.
CORRETO. Exatamente isso que preconiza a regra estabelecida pelo Sistema Internacional.
II. Se a unidade for o nome de um cientista, o nome deste deve ser escrito com letra minúscula, exceto para grau Celsius. Exemplos: ampere, kelvin, newton, hertz, etc.
CORRETO. Esse item pode confundir muita gente porque, na maioria das vezes, costumamos escrever ERRONEAMENTE “Newton”. Veja que o Sistema Internacional estabelece que a única unidade que se escreve com a letra inicial em maiúsculo é a unidade de temperatura graus Celsius. Assim, memorizemos isso e criemos o hábito de começar a escrever as unidades de forma correta (com letra minúscula) para não cairmos nesse tipo de pegadinha.
III. Na expressão do valor numérico de uma grandeza, a respectiva unidade pode ser escrita por extenso ou representada por seu símbolo, não sendo admitidas combinações de partes escritas por extenso com partes expressas por símbolos.
CORRETO. Esse item já é um pouco mais óbvio. Observe que o Sistema internacional determina de forma clara que não é possível combinações de escrita de unidades por extenso e por símbolos. Os dois tipos de escrita são aceitos, mas lembre-se de que a combinação desses dois tipos nunca estará correta.
Resposta: D
Grafias dos nomes de unidades:
Quando escritos por extenso, os nomes das unidades começam com letra minúscula, mesmo o nome de um cientista, o nome deste deve ser escrito com letra minúscula, exceto para grau Celsius. Exemplos: metro, segundo, mol ampere, kelvin, newton, hertz, etc.
Na expressão do valor numérico de uma grandeza, a respectiva unidade pode ser escrita por extenso ou representada por seu símbolo, não sendo admitidas combinações de partes escritas por extenso com partes expressas por símbolos. Exemplo:
- 100 metros ou 100 m
- Não é correto o uso de 100 ms ou 100 mts