SóProvas


ID
2708455
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Modelo Téorico do Principialismo, que trata das ações éticas no campo das ciências da saúde, constituem princípios do agir ético do profissional no processo de assistência do ser humano:

I. autonomia;
II. beneficência;
III. não maleficência;
IV. assentimento.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

Alternativas
Comentários
  • Este modelo se baseia na caracterização de quatro princípios fundamentais que servem de base para o agir humano:

    Beneficência: Beneficência significa “fazer o bem”, e NÃO MALEFICÊNCIA significa “evitar o mal”. Desse modo, sempre que o profissional propuser um tratamento a um paciente, ele deverá reconhecer a dignidade do paciente e considerá-lo em sua totalidade (todas as dimensões do ser humano devem ser consideradas: física, psicológica, social, espiritual), visando oferecer o melhor tratamento ao seu paciente, tanto no que diz respeito à técnica quanto no que se refere ao reconhecimento das necessidades físicas, psicológicas ou sociais do paciente.

    Justiça: De acordo com esse princípio, as pessoas têm “liberdade de decisão” sobre sua vida. A autonomia é a capacidade de autodeterminação de uma pessoa, ou seja, o quanto ela pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência de outras pessoas.

    Autonomia: Este se refere à igualdade de tratamento e à justa distribuição das verbas do Estado para a saúde, a pesquisa etc. Costumamos acrescentar outro conceito ao de justiça: o conceito de equidade que representa dar a cada pessoa o que lhe é devido segundo suas necessidades, ou seja, incorpora-se a ideia de que as pessoas são diferentes e que, portanto, também são diferentes as suas necessidades.

    http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_bioetica/Aula01.pdf

     

     

  • PRINCÍPIOS DA BIOÉTICA
    a. Beneficência 
    fazer o bem independentemente de desejá-lo ou não
    b. Não maleficência não infligir dano intencional
    c. Autonomia tomada de decisão individual.
    d. Justiça distribuição justa, equitativa e apropriada na sociedade
     

    /www.grancursosonline.com.br/

  • São princípios da bioética:

    Justiça - ser equitativo e justo; igualdade de tratamento entre iguais e tratamento diferenciado entre desiguais, de acordo com a necessidade individual.

    Respeito a autonomia - liberdade individual a cada um de determinar suas próprias ações, de acordo com sua escolha; reconhecer sua competência para tomar decisões por parte dos profissionais; decisões tomadas de acordo com valores e convicções pessoais.

    Beneficência - fazer o bem e evitar o mal para as pessoas ou sociedade; ajudar os outros a obter o benefício ou o que promova o bem-estar e reduzir riscos maléficos (danos).

    Não maleficência - não causar mal ou dano ao paciente; distribuir benefícios da benevolência entre as pessoas.

    Fidelidade - criação de confiança entre o profissional e o cliente; compromisso de ser fiel no relacionamento com o outro. A confiança é a base para qualquer relacionamento e para a confidência espontânea. Portanto, quando a enfermeira implementa um plano e o monitora é um sinal de confiança entre paciente e profissional.

    Portanto, assentimento não é um princípio da bioética.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    Oguisso T. Ética e Bioética. Desafios Para a Enfermagem e a Saúde. Manole, 2006. 


  • O único erro está no termo “assentimento”, sendo “justiça”, o Correta. Assim: Autonomia, Beneficência, Justiça e Não Maleficência.

    Resposta: D.