SóProvas


ID
2708542
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública brasileira encontra-se em um processo de transformação, resultado da trajetória crescente de demandas por mais, melhores e diferenciados serviços públicos, principalmente em um país com tanta desigualdade social. Entretanto, sua evolução é decorrente de alguns modelos de gestão. Nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. No modelo patrimonialista, fica claro a divisão e distinção entre a administração pública e privada.
II. O modelo gerencial surgiu como uma alternativa para modernizar a gestão pública, ou seja, sendo um avanço ao extinto modelo burocrático.
III. O sistema coronelista praticado em algumas regiões do Brasil pode ser entendido como uma adaptação do modelo burocrático.
IV. O modelo gerencial tem como prerrogativa o aprimoramento do modelo burocrático, visando melhorar a qualidade e eficiência dos serviços públicos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Gente, entendão. O modelo burocrático não morreu, ele nunca morreu.

  • I. Errado: No modelo patrimonialista não havia distinção entre o público e o privado para o dirigente do poder.

    II.Errado: O modelo de gestão burocrática nunca foi extinto, o que ouve foi a implantação do gerencialismo buscando extinguir as disfunções burocráticas.

    III. Errado: É uma adaptação do patrimonialismo.

    IV. O modelo gerencial tem como prerrogativa o aprimoramento do modelo burocrático, visando melhorar a qualidade e eficiência dos serviços públicos. Certo:

  • Apesar de ter acertado a questão, acredito que a redação da afirmativa IV deixou um pouco a desejar, haja vista que não é bem uma prerrogativa do modelo gerencial aprimorar o modelo burocrático. Em verdade, ele busca realmente substituir este. Ele até utiliza-se de alguns características da burocracia, como a meritocracia, mas isso não quer dizer que ele busque apenas um aprimoramento do antigo modelo. 

  • I. No modelo patrimonialista, fica claro a divisão e distinção entre a administração pública e privada. NÃO HAVIA DIVISÃO E DISTINÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO. 

    II. O modelo gerencial surgiu como uma alternativa para modernizar a gestão pública, ou seja, sendo um avanço ao extinto modelo burocrático. O MODELO BUROCRÁTICO NUNCA FOI EXTINTO; VALE RESSALTAR QUE NENHUM MODELO FOI EXTINTO, ELES COEXISTIRAM.

    III. O sistema coronelista praticado em algumas regiões do Brasil pode ser entendido como uma adaptação do modelo burocrático. O SISTEMA CORONELISTA OCORREU E É UMA ADAPTAÇÃO DO MODELO PATRIMONIALISTA.

    IV. O modelo gerencial tem como prerrogativa o aprimoramento do modelo burocrático, visando melhorar a qualidade e eficiência dos serviços públicos.  CERTA.  → COMO NÃO EXTINGUIU A BURACRACIA, ELE APROVEITOU SEUS PONTOS PRINCIAIS E OS "MELHOROU". 

  • GABARITO: A

     

    I - ERRADO.  No modelo patrimonialista, fica claro a divisão e distinção entre a administração pública e privadaNão existia distinção entre o patrimônio público e o patrimônio privado. o Estado funcionava como a extensão do poder soberano (rei) - uma coisa só. Predominava uma estrutura monárquica.

     

    II - ERRADO. O modelo gerencial surgiu como uma alternativa para modernizar a gestão pública, ou seja, sendo um avanço ao extinto modelo burocrático. O modelo gerencial é o modelo predominante vigente. É errado falar que o modelo gerencial é o único vigente. Ele é predominante. Ainda existem resquícios do modelo patrimonialista e burocrático.

     

    III- ERRADO. O sistema coronelista praticado em algumas regiões do Brasil pode ser entendido como uma adaptação do modelo burocrático. O modelo burocrático surgiu para combater o sistema coronelista, a corrupção e o nepotismo que vem do patrimonialismo.

     

    IV. CERTO. O modelo gerencial tem como prerrogativa o aprimoramento do modelo burocrático, visando melhorar a qualidade e eficiência dos serviços públicos.

  • Luciano Queiroz, o seu comentário não agrega em nada para ninguém aqui. Todo mundo tem o direito de achar ou não achar algo sobre o que está sendo dito nas questões. O site também é pra isso, pois colhe as opiniões de todos e isso é enriquecedor, porque todo mundo colabora com algum ponto de vista que percebeu e quis aqui compartilhar. Eu, particularmente, gostei e concordo com o comentário do Marcelo Franklin que, com certeza, demonstra que estudou de verdade o assunto e teve um aprofundamento na matéria até melhor do que muitos outros que falam inconveniências desagradáveis aqui. De fato, a questão deixou mesmo a desejar, essa também é a minha opinião, reitero. Inclusive, já me deparei com uma questão bem similar (cujo código agora não lembro) aqui mesmo no site, afirmando algo com a mesma idéia, que o Gerencialismo teria vindo a existir justamente para melhorar a Burocracia. Detalhe: O gabarito dessa questão era de que a afirmação estava errada. Logo, é mesmo polêmico, essa ideia de que um modelo administrativo se sobreponha a outro para simplesmente aperfeiçoá-lo. Na verdade, se vocês lerem com bastante atenção os escritos de A. Paludo sobre o tema, perceberão que o que acontece é que Burocracia e Gerencialismo convivem juntos hoje na Administração Pública Brasileira, só que o modelo gerencial sempre é o carro chefe e a tendência é ele dominar o cenário, com o tempo.

  • Lembrando que até hoje todos os modelos existem. Ex: nepotismo e corrupção (patrimonialismo), engessamento e excesso de papelório (burocracia).

  • Gabarito''A". Verifica-se que está(ão) correta(s) IV, apenas.

    Em sociologia das organizações, burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Gabarito A

    MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO:

    ·       Patrimonialista - ausência de divisão entre propriedade pública e propriedade privada, presença do nepotismo, corrupção, descaso pelas demandas sociais;

    ·       Burocrática - combate a corrupção, o clientelismo e nepotismo, salienta a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a profissionalização do servidor e a meritocracia. A burocracia apresenta as seguintes características:

    o  Caráter legal das normas;

    o  Caráter formal das comunicações;

    o  Caráter racional e divisão do trabalho;

    o  Rotinas e procedimentos padronizados;

    o  Especialização da administração;

    o  Previsibilidade de funcionamento.

    DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público.

    Obs.: Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo.

    ·       Gerencial (gestão por resultado)- foco no cidadão, descentralização administrativa e política, obtenção de resultados, transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais. A Administração Pública Gerencial está baseada nos valores de EFICIÊNCIA, EFICACIA, COMPETITIVIDADE.

  • LETRA A

  • GAB [A].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #FORATRAINEE !!!

  • GAB [A].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #FORATRAINEE !!!

  • A questão em análise exige que conheçamos os modelos teóricos de administração pública. Para responder corretamente, é preciso indicar qual/quais afirmações estão corretas sobre os modelos de administração pública.

    I. INCORRETO.  Administração Pública Patrimonialista inexistia qualquer tipo de distinção entre o patrimônio público e o particular, tudo era do soberano, que tinha o poder de usar livremente os bens públicos, sem qualquer tipo de prestação de contas à sociedade.

    II. INCORRETO. O modelo gerencial surgiu como uma alternativa para modernizar a gestão pública, ou seja, sendo um avanço ao, ainda presente, modelo burocrático. Apesar de apresentar um avanço, o gerencialismo não levou a burocracia à extinção.

    III. INCORRETO. O sistema coronelista praticado em algumas regiões do Brasil pode ser entendido é típico da administração patrimonialista, é uma forma de conseguir apoio político por meio da apresentação de certos benefícios públicos. Essa é/era uma das práticas que a burocracia e, mais recente, o modelo gerencial busca(va) coibir.

    IV. CORRETO. O modelo gerencial tem como prerrogativa o aprimoramento do modelo burocrático, visando melhorar a qualidade e eficiência dos serviços públicos. É um modelo voltado para o cidadão e para a obtenção de resultados, busca o aumento da produtividade, máxima eficiência e mecanismos de controle/prestação de contas dos agentes públicos.

    Após analisar as afirmações proferidas, podemos observar que apenas a última está correta.

    GABARITO: A

  • F I. No modelo patrimonialista, NÃO fica claro a divisão e distinção entre a administração pública e privada.

    Somente a partir do Modelo Burocrático, estabelecido por Max Weber, que se torna visível a distinção de Administração Pública e Privada.

    F II. O modelo gerencial surgiu como uma alternativa para modernizar a gestão pública, ou seja, sendo um avanço ao extinto modelo burocrático.

    Nenhum modelo foi extinto, eles coexistem. Porém, há um predominante na atualidade que é o Modelo Gerencialista.

    F III. O sistema coronelista praticado em algumas regiões do Brasil pode ser entendido como uma adaptação do modelo burocrático.

    Embora coexista características do coronelismo presentes no Brasil, como uma readaptação do Modelo Patrimonialista, não é considerado um modelo/sistema. Existem apenas os seguintes modelos: Patrimonialista, Burocrático e Gerencialista.

    V IV. O modelo gerencial tem como prerrogativa o aprimoramento do modelo burocrático, visando melhorar a qualidade e eficiência dos serviços públicos.