SóProvas


ID
2708815
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem da Psicodinâmica do Trabalho, que tem em Dejours um de seus principais nomes, influencia psicólogos brasileiros desde a publicação do livro “A loucura do trabalho”, primeira edição 1987. Essa teoria contribuiu para disseminar a discussão sobre saúde psíquica e trabalho no Brasil. Considerando a importância da Psicodinâmica do Trabalho para a área, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "não importava o acesso à realidade vivida e ao trabalho concreto, mas ao discurso do trabalhador."??


    Alguém sabe explicar essa e o motivo da B estar errada?

  • tambem quero entender pq a "b" esta errada?

  • Acho que a B tá errada porque os conceitos de trabalho prescrito e trabalho real surgiram na 2ª fase da Psicodinâmica do trabalho (Década de 90).

  • A alternativa A está correta porque corresponde a primeira fase da Psicodinâmica no Brasil.

    Sobre a alternativa B:

    Segundo o artigo "Psicodinâmica do Trabalho no Brasil: Revisão Sistemática da Literatura" (Giongo, Monteiro e Sobrosa, 2015)

    "Uma das principais contribuições da psicodinâmica do trabalho é a de expor os efeitos que a organização do trabalho pode gerar na saúde mental do trabalhador, além de oferecer instrumentos para que estes efeitos sejam identificados ainda no campo pré-patológico, possibilitando atuações preventivas e capazes de compreender e intervir nos processos de saúde/doença mental no trabalho (Merlo & Mendes, 2009)".

    Nessa ótica, a simples descrição dos conceitos trabalho prescrito e trabalho real não se constitui em uma grande contribuição.

  • A. O sentido que o trabalhador dá à realidade é o que realmente importa.

     

    B. Trabalho prescrito e real são conceitos oriundos da ergonômia.

  • Mas, gente...