SóProvas


ID
2709049
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo de roteamento OSPF (Open Shortest Path First) atualmente é um dos mais utilizados, tanto em redes de pequeno como de grande porte, substituindo o RIP (Routing Information Protocol), por utilizar principalmente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    OSPF - Open Shortest Path First - é um protocolo de roteamento para redes que operam com protocolo IP; desenvolvido pelo grupo de trabalho da IGPs (Interior Gateway Protocol) da IETF (Internet Engineering Task Force) e descrito inicialmente em 1989 pela RFC 1131. Baseado no algoritmo SPF - Shortest Path First (menor rota primeiro), o OSPF foi criado para substituir o protocolo RIP empregado no final da década de 1980 na então Arpanet (atual Internet) e que apresentava diversos problemas e limitações para operar satisfatoriamente em uma rede de grande porte.

    Atualmente o OSPF é um dos protocolos de roteamento mais empregados, sendo suportado pela maioria dos roteadores, assim como por servidores que implementem os sistemas operacionais Linux e Unix. Versátil, o OSPF pode ser empregado tanto a redes de pequeno quanto grande porte.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Para não deixar dúvidas, o o algoritmo distance-vector (vetor de distância) e o envio de sua tabela de roteamento para todos os seus vizinhos é feito pelo RIP.

  • O OSPF (Open Shortest Path First), traduzindo ficaria assim: "Primeira Rota Aberta Mais Curta" é um protocolo intradomínio baseado no roteamento com estado de enlaces. Na terminologia do OSPF, enlace é a denominação de uma conexão.

    É bom lembrar que o OSPF, apresenta menor tempo de convergência que o RIP.