-
Positivismo: Sistema criado por Auguste Comte 1798-1857 que se propõe a ordenar as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano, em detrimento das especulações metafísicas ou teológicas; comtismo.
-
A
objetividade científica, sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica.
-
O Positivismo exalta a objetividade científica, baseado nas leis da natureza que passam a ser objeto do conhecimento humano a partir da sistematização das ciências, sendo a sociedade observada também pela sociologia nascente como um objeto que tem suas leis “tais quais a natureza”. Lembrando também que a ciência dessa época tinha o discurso de preocupação com a verdade, com a elucidação de fatos, não demonstrando ou investigando possíveis inclinações, ou ideologias aproximativas dos seus métodos e conclusões, por isso levantavam o discurso de “neutralidade científica” (a ciência não escolhe lados para defender, mas busca a verdade).
-
A teoria da psicologia trabalha com as condições ideais pro ser humano, ou seja, analisa de fato quais as qualidades de vida que o ser humano precisa ter. simplificando: BUSCA QUALIDADE DE VIDA