SóProvas


ID
2710123
Banca
IBFC
Órgão
Câmara de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca dos crimes contra a Administração Pública, conforme dispõe o Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.763, de 12.11.2003)

    § 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

     

    B) Art. 327 - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.

    § 1º - Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública.

     

    C) Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função: (Redação dada pela Lei nº 9.127, de 1995)

    Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 9.127, de 1995)

    Parágrafo único - A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.  (Redação dada pela Lei nº 9.127, de 1995)

     

    D) Peculato culposo

    § 2º - Se o funcionário concorre culposamente para o crime de outrem:

    Pena - detenção, de três meses a um ano.

    § 3º - No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.

     

    Não temas.

  • ALTERNATIVA CORRETA - LETRA "C"

     

     

    Questão "decoreba" que no final das contas não exige do candidato o conhecimento do tema, mas apenas a "letra de lei" sobre o assunto (no caso, crimes contra Administração Pública). Assim sendo vejamos:

     

    a ► A pena de reclusão, cominada para o crime Corrupção Passiva é aumentada de um sexto, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional. ERRADA = A pena será aumentada em 1/3 o servidor deixar de praticar ato de ofício ( vide art. 317, § 1º, do CP). Lembre - se Corrupção Ativa - na maioria das vezes é cometido por um particular; já a Corrupção Passiva - será sempre o servidor público;

     

    b ► Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, somente quem, ainda que transitoriamente, exerce cargo, emprego ou função pública mediante remuneração. ERRADA = Considera - se funcionário público para fins penais, em suma, todos aqueles ligados com a Administração em suas atividades (labor), até mesmo os estagiário. Inteligência do art. 327, do CP: "Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública";

     

    c ► CORRETA - Por força do disposto no bojo do art. 332, do CP;

     

    d ► Na figura culposa do crime de Peculato, a reparação do dano, a qualquer tempo, reduz a pena imposta pela metade. ERRADA = Primeiramente houve um erro de grafia em "figura". Não se trata de reparação a qualquer tempo e sim precedente à sentença irrecorrível, extinguindo a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta. Por fim, é importante observar que o condenado por crime contra a Administração Pública terá a progressão de regime do cumprimento da pena condicionada à reparação do dano que causou, ou à devolução do produto do ilícito praticado, com os acréscimos legais, conforme disposto no art. 33, § 4º, do CP.

  • A) CORRUPÇÃO PASSIVA
    § 1º - A pena é aumentada de
    1/3, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário RETARDA ou DEIXA DE PRATICAR qualquer ATO DE OFÍCIO ou o PRATICA infringindo dever funcional.

     

    B) FUNCIONÁRIO PÚBLICO
    Art. 327 - Considera-se FUNCIONÁRIO PÚBLICO, para os efeitos penais, quem, embora TRANSITORIAMENTE ou SEM REMUNERAÇÃO, exerce cargo, emprego ou função pública.



    C) TRÁFICO DE INFLUÊNCIA
    PENA - RECLUSÃO, DE 2 A 5 ANOS, E MULTA.
    Parágrafo único - A pena é aumentada da 1/2, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.

     


    D) PECULATO CULPOSO
    § 3º - No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se PRECEDE à sentença irrecorrível, EXTINGUE A PUNIBILIDADE;
    Se lhe é
    POSTERIOR, REDUZ DE 1/2 A PENA IMPOSTA.


    GABARITO -> [C]

  • Nossa, que questão criativa, você apenas tem que decorar o quantum das causas de aumento de cada crime...

  • A) ERRADA. O aumento será de 1/3 (Art. 317, §1º, CP).

    B) ERRADA. Há mais hipóteses, como o funcionário de paraestatal (Art. 327, §1º, CP).

    C) CORRETA. Disposição literal do §1º do 332, CP.

    D) ERRADA. Reduz pela metade apenas se a reparação ocorrer após sentença irrecorrível. Antes disso, a reparação extinguirá a punibilidade (Art. 312, §3º).

  • GABARITO: ''C''

     

    INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A ALTERNATIVA E

     

    OBS 1: Sabemos que CULPA é gênero que tem como espécies: IMPRUDÊNCIA, NEGLIGÊNCIA e IMPERÍCIA.

     

    OBS 2: Sabemos que quando o cidadão age com  DESCUIDO __ ''Por descuido do funcionário'' (retirado do texto) __ o mesmo está sendo NEGLIGENTE.

     

    OBS 3: Sabemos que o único crime praticado contra a ADMINISTRAÇÃO EM GERAL que aceita a modalidade CULPOSA é o PECULATO.

     

    OBS 4: Sabemos que PECULATO é um CRIME PRÓPIO, ou seja, somente é praticado por SERVIDOR PÚBLICO.

     

    OBS 5: Sabemos que se o SERVIDOR, que praticou o PECULATO CULPOSO, reparar o dano ANTES DA SENTENÇA IRRECORRÍVEL, será EXTINTA SUA PUNIBILIDADE. E se ele reparar depois DESTA, reduz DE METADE.

     

    ___________________________________________________________________________________________________

     

    SEGUE O TEXTO DE LEI:

    Peculato

            Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

    (...)

    Peculato culposo

            § 2º - Se o funcionário concorre culposamente para o crime de outrem:

            Pena - detenção, de três meses a um ano.

            § 3º - No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.

  • Em pleno ano de 2018 e a IBFC continua pedindo frações e preceitos secundários... Me ajude... ou Ajude-me, no português correto...

  • Questões pedindo fração de pena é de concurso fraco, examinadores que não sabem elaborar uma boa prova. 

  • Essa banca é uma piada...

  • GABARITO: C

     

    Art. 312. Parágrafo único - A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.

  • Acostumem-se com questões pedindo penas hehehehe a CESPE fez isso na porva da PF/2018, as outras bancas irão na mesma linha para eliminar o povo!

     

    ADSUMUS

  • Essa banca não deveria nem existir... Cobrar fração de aumento de pena é ridículo.

  • Apesar que eu acertei, mas eu fico chatiado com bancas que cobram pena de crimes, acho uma falta de respeito com os concurseiros. Mas fazer o que, temos que nos acostumar com isso.

  • Elaborador sem ideias.

  • Incompetência de examinador gera exatamente isso: cobrança de quantum de pena, aumento e etc.

  • Odeeeeio questão que cobra fração de pena!!!!!

  • Item (A) - Nos termos do § 1º, do artigo 317, do Código Penal, a pena cominada para o crime de corrupção passiva "... é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional". Sendo assim, a assertiva contida neste item está errada.
    Item (B) - O § 1º, do artigo 327, do Código Penal, equipara a funcionário público, além daquele  que transitoriamente, exerce cargo, emprego ou função pública mediante remuneração, as pessoas que exercem "... cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública". Logo, a assertiva contida neste item está equivocada.
    Item (C) - Nos termos do disposto no parágrafo único, do artigo 332, do Código Penal, se o agente do delito de tráfico de influência insinuar ou alegar que a vantagem ou promessa da vantagem é também destinada para o funcionário sobre o qual irá influir para a prática do ato, a pena é aumentada da metade. Sendo assim, a assertiva contida neste item está correta.
    Item (D) - Nos termos dos §§ 2º e 3º, do artigo 312, do Código Penal, "... a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta". Com efeito, a assertiva contida neste item está incorreta.
    Gabarito do professor: (C)
  • GABARITO: C

    Tráfico de Influência 

            Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função:

           Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa

           Parágrafo único - A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.  

  • O IBFC estragou a prova da PMBA 2017 cobrando penas desnecessárias. Elaborar questão boa ninguém quer né?

  • A - pena de reclusão, cominada para o crime Corrupção Passiva é aumentada de um sexto TERÇO , se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

    B - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, somente quem, ainda que (MESMO QUE) transitoriamente, exerce cargo, emprego ou função pública mediante remuneração

    C DE CORRETA!

    D - Na figura culposa do crime de Peculato, a reparação do dano, a qualquer tempo (APÓS O TRANSITO EM JULGADO) , reduz a pena imposta pela metade

  • GABARITO: C

    Tráfico de influência

    Art. 332. Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função:

    Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

    Parágrafo único. A pena é aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem é também destinada ao funcionário.

    Decreto-lei nº 2848 de 07/12/1940 / PE - Poder Executivo Federal

  • AUMENTA A METADE NO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA

    AUMENTA 1/3 NO CRIME DE EXPLORAÇÃO DE PRESTÍGIO

  • Corrupção passiva é (aumentada de 1/3)

  • pessoal reclama de Cespe e FCC, mas elas não cobram pena, fazendo candidato de otário.

  • Fui por eliminação

  • ibfc e aocp são duas bancas lixos

  • POR ELIMINAÇÃO É POSSÍVEL CHEGAR AO GABARITO SEM TER QUE DECORAR PENA!

    A - ERRADO - TANTO NA CORRUPÇÃO PASSIVA, QUANTO NA CORRUPÇÃO ATIVA O AUMENTO SERÁ DE TEEEEERÇA PARTE, OU SEJA, 1/3 DE AUMENTO. ALÉM DE ACEITAR A VANTAGEM, O SERVIDOR CUMPRE PELO PROMETIDO, OU SEJA, RETARDA OU DEIXA DE PRATICAR ATO DE OFICIO OU PRATICA-O INFRINGINDO SEU DEVER FUNCIONAL.

    B - ERRADO - CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO PÚBLICA SEJA DE FORMA TRANSITÓRIA OU NÃO E REMUNERADO OU NÃO.

    D - ERRADO - REPARAÇÃO DO DANDO EM PECULATO CULPOSO SE FOR ANTES DA SENTENÇA IRRECORRÍVEL, ENTÃO EXTINGUE A PUNIBILIDADE, SE A REPARAÇÃO FOR DEPOIS, ENTÃO REDUZ PELA METADE.

    .

    .

    .

    GABARITO ''C''

  • BIZU

    "o Agente insinua q irá dividir a vantagem da conduta criminosa com o funcionário, meio a meio(1/2) Sua pena sera aumentada da 1/2