SóProvas


ID
2710402
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Podemos afirmar que o objetivo básico da Gestão Ambiental é a busca da otimização do uso dos recursos que o homem tem à sua disposição, sejam de ordem financeira, material ou humana. Assim, considerando os princípios e aplicações da Gestão Ambiental, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas:


( ) Atuar sobre as modificações causadas no meio ambiente, pelo uso e/ou descarte dos bens e detritos gerados pelas atividades humanas, a partir de um plano de ação viável técnica e economicamente, com prioridades perfeitamente definidas, é meio para se atingir os objetivos.

( ) Efetuar diagnóstico ambiental da área de atuação, a partir de estudos e pesquisas dirigidos à busca de soluções para os problemas que forem detectados.

( ) São instrumentos utilizados: monitoramentos, controles, taxações, imposições, subsídios, divulgações, obras e ações mitigadoras.

( ) Manter saudável o meio ambiente, mesmo que às custas das necessidades humanas atuais, pois não podemos comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Considerando que a a 1 e a 2 estão interiamente corretas e que a alternativa 4 está errada ao afirmar "às custa das necessidades humanas atuias"  resta apenas a letra d para ser marcada. Apesar de considerar que a alternativa 3 está errada por causa de "taxações" que é decorrente do poder de polícia da Admintração Pública.

     

  • Objeto - manter o meio ambiente saudável (à medida do possível), para atender as necessidades humanas atuais, sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras.

    Meios - atuar sobre as modificações causadas no meio ambiente pelo uso e/ou descarte dos bens e detritos gerados pelas atividades humanas, a partir de um plano de ação viável técnica e economicamente, com prioridades perfeitamente definidas.

    Instrumentos - monitoramentos, controles, taxações, imposições, subsídios, divulgação, obras e ações mitigadoras, além de treinamento e conscientização.

    Base de atuação - diagnósticos (cenários) ambientais da área de atuação, a partir de estudos e pesquisas dirigidos em busca de soluções para os problemas que forem detectados.

    (MEYER, Murilo Machado. Gestão ambiental no setor mineral: um estudo de caso. 2000, p.38)