SóProvas


ID
2710981
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O teste de personalidade em que o indivíduo fica livre para dizer ou fazer o que quiser, a partir do material apresentado e do tipo de atividades que lhe é proposto, sem existir boas ou más respostas predeterminadas (liberdade de expressão), podendo dispor do tempo que julgar necessário (liberdade de tempo), que provoca o aparecimento de associações livres essenciais para a elaboração de um diagnóstico é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Boa parte destes métodos expressivos apresenta a vantagem de não necessitar da linguagem falada. Ainda, são recursos que, além de servirem como instrumentos de diagnóstico, podem também ser usados como material terapêutico. Por meio das diversas oportunidades de autoexpressão oferecidas por tais técnicas, a pessoa "não apenas revela suas dificuldades, mas também se liberta delas" (ANASTASI, 1965, p.675). Entre as técnicas expressivas encontramos o desenho e a pintura, a atividade do brinquedo nas sessões livres, os testes lúdicos e, inclusive, toda a riqueza da mímica e dos movimentos que podem ser observados nas situações psicodramáticas. Entre todas estas técnicas, pelo menos duas — o grafismo e o brinquedo — são recursos bastante utilizados no psicodiagnóstico de crianças e adolescentes.

     

    Um teste projetivo é um tipo de teste psicológico que se baseia na chamada hipótese projetiva. De acordo com essa hipótese, a pessoa a ser testada, ao procurar organizar uma informação ambígua (ou seja, sem um significado claro, como as pranchas do teste de Rorschach), projeta aspectos de sua própria personalidade.

  • Aqui, seguimos a trilha lançada por Frank (1939), para quem a marca distintiva destas técnicas (com diferentes materiais e tarefas), o teste projetivo estaria em sua natureza relativamente não estruturada, ambígua e amorfa, assim como na liberdade da resposta e do tempo diante de estímulos vagos e plásticos.

    Uma segunda conclusão diz respeito à necessidade de sensibilidade, tato e conhecimento na interpretação destas técnicas. As associações produzidas precisam ser interpretadas com tato e cuidado. Ao se lidar com os materiais projetivos, a responsabilidade é muito grande, principalmente porque as interpretações não estarão expostas aos olhares críticos de observadores externos. Quando estão em jogo as associações produzidas a partir dos métodos projetivos, é preciso evitar, sobretudo, o risco de a interpretação revelar mais do intérprete do que do sujeito interpretado.

    Pinto, Elza Rocha. (2014). Conceitos fundamentais dos métodos projetivos. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica17(1), 135-153. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982014000100009

    Gabarito: Letra C