Como foi bem explicado pela colega abaixo, um teste é válido "quando ele mede o que se propõe a medir".
Por exemplo, se eu tenho um aparelho especial (fictício) capaz de medir a "doçura" no suco. Se ele realmente conseguir medir o quanto ele é doce, ele é VÁLIDO. Ele cumpre o que se propõe a fazer. Para o aparelho funcionar de verdade, ele deve levar em consideração a quantidade de água utilizada para fazer o suco, o tipo de suco, o tipo de açúcar, quem experimento ele para afirma que está doce e outras tantas variáveis. Além de todas essas considerações, esse nível de doçura não é igual para todos, havendo variações.
Vale lembrar que existem 3 tipos de validade: validade de conteúdo, validade de critério e validade de construto.
Validade de conteúdo: refere-se ao quanto o teste pode ser uma amostra representativa dos comportamentos que são a expressão do traço latente em questão.
ex.: o quanto aquela amostra de sujeito que afirmou que o suco era "doce" realmente representa da população geral que também considera um suco naquelas proporções e medidas "doce".
Validade de critério: está relacionada ao quanto o teste pode predizer o desempenho do sujeito em tarefas especificadas.
ex.: os critérios de doçura são para capazes de predizer mensurações futuras?
Validade de construto: é a extensão em que se pode dizer que ele mede um construto teórico ou um traço, como personalidade, ansiedade, auto eficácia, etc.
ex.: que extensão do que é considerado "doce" eu posso medir?
Quando um teste é criado, um construto é delimitado e depois observado, o pesquisador deverá estar atento a essas e outras tantas variáveis. Na medida psicológica (e em outras medidas), o erro sempre vai existir, devido a constituição do próprio objeto de estudo, nosso trabalho em psicometria será feito visando minimizar isso.
"o teste foi descartado por NÃO atender ao critério de CONSISTÊNCIA interna dos itens" - fidedignidade (capacidade de obter os mesmos resultados a serem reproduzidos dados as mesmas condições, refere-se estabilidade do teste, precisão)
"e ficar evidente que o teste NÃO estava MEDINDO o construto inteligência" - validade de construto (capacidade que o teste tem em medir aquilo a que se propõe,no caso do enunciado, determinado construto teórico por isso validade de construto, refere-se a finalidade do teste, medir o que foi proposto)
Gabarito: Letra D