SóProvas


ID
2711809
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública, enquanto vertente específica da ciência da Administração, preocupa-se com muitas questões comuns a esse campo do conhecimento. De fato, também o Estado se manifesta, em suas ações, através da criação e funcionamento das organizações públicas. Estas se assemelham às organizações privadas na medida em que necessitam também da aplicação dos processos administrativos já vistos, ou seja, Planejamento, Organização, Direção e Controle. Também nas organizações públicas encontraremos questões relativas a campos tradicionais de estudo da Administração, tais como Recursos Humanos, Finanças, Administração de Materiais, Contabilidade, Orçamento, Prestação de Serviços, Atendimento ao Público, Tecnologia de Informação, etc. Existe atualmente uma tendência muito forte nas organizações públicas no sentido das mesmas incorporarem cada vez mais no seu gerenciamento diário algumas técnicas há muito empregadas nas organizações privadas, uma vez que os desafios e problemas organizacionais são, sob muitos aspectos, semelhantes.
Sobre o tema referente as convergências e divergências entre a Administração Pública e a Administração Privada, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • pagamentos feitos por livre e espontânea vontade por parte dos clientes??

  • Marquei a B. Achei esta a estranha " sem uma necessária contrapartida em termos de uma prestação direta de serviços". Mas o gabarito é a Letra A.

    Indiquei para comentário.

  • questão estranha. Alguém consegue explicar e fundamentar?

  • Tentando sair da cachola aqui:

    A) Apesar da estranha redação: Nas relações privadas segue a regra da liberdade, desde que não contrária à lei. Sendo assim a parte de pagamentos por livre e espontanea vontade dos clientes fica a critério de escolha sobre com quem negociar. O termo "sem uma prestação compulsória em termos de prestação direta de serviços" é bastante estranho visto que temos regras de destinações obrigatórias de arrecadações de recursos na Administração Pública.

    B) Administração Privada tem como premissas e princípios a busca pelo lucro em primeira ordem. Ao contrário da Administração Pública que a principal finalidade é pública.

    C) Existem diversas diferenças e regras entre a ADM PUB e a ADM Privada. (Exigência de concurso público por exemplo)

    D) A estabilidade do servidor pública é fundamentada contra arbitrariedades politicas. Serve para que o servidor possa executar o seu trabalho da forma como ele deve ser feito sem correr o risco de que uma mão politica o penalize pelo desempenho do trabalho.

     

    Analisando as assertivas, a única que não possui um erro claro é a letra A. Apesar de dúbia é a melhor opção.

    Agora o que não consigo explicar é por que diabos esta questão está registrada como "Gestão do Conhecimento e Informação" :D

  • Gabarito: A

    Quando a assertiva diz "..sem uma necessária contrapartida em termos de prestação direta de serviços...", ela está afirmando que a Administração Pública não necessita vender produtos ou prestar serviços para receber as receitas, como ocorre na iniciativa privada (a empresa entrega o bem e o cliente paga o valor).

    Já no segmento "..pagamentos feitos por livre e espontânea vontade por parte dos clientes.", a lógica de raciocínio consiste em pensar se alguém já foi obrigado a comprar certo produto em uma determinada empresa. Se você não gostou da empresa, vai procurar outra com melhores condições.

  • A) (CORRETO) A administração pública administra, em sua grande parte, receitas derivas (ex. tributos), que são de caráter compulsório, sem uma necessária contrapartida em termos de prestação direta de serviços. A administração privada, por outro lado, gere receitas advindas de pagamentos feitos por livre e espontânea vontade por parte dos clientes.


    Essa questão tem relação com Direito Tributário.

    A norma contida no art. 16, do Código Tributário Nacional versa o seguinte: Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.


    Imposto é prestação pecuniária exigida dos particulares, via administrativa, a título definitivo e sem contrapartida, tendo por finalidade manter as atividades do Estado e a satisfação das necessidades públicas, cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte.


    Trocando em miúdos, a Administração Pública poderá cobrar imposto sem que este tributo seja destinado para um fim específico (prestação direta de um serviço). O tributo cobrado não necessariamente será destinado a financiamento de algum serviço destinado especificamente para o contribuinte (o que pagou). Isso é o que denominamos de "sem uma necessária contrapartida". Nem todos os tributos que são pagos são revertidos em serviços para o contribuinte.


    O que a alternativa afirma é o seguinte: Divergência entre a Gestão Pública e Privada. As pessoas contribuem para a Gestão Pública de forma compulsória e esta contribuição não necessariamente será revertida em benefício de quem contribui. Na Gestão Privada, por sua vez, as contribuições recebidas são advindas de quem deseja contribuir (e parte do princípio que esta contribuição seja revertida, via de regra, em benefício do contribuinte).


    Assistem a este vídeo do prof. do Gran Cursos. O segundo exemplo vai nesta linha de raciocínio da nossa questão. https://youtu.be/6uovPetNkDE

  • Uma vez que existem receitas vinculadas por lei para determinadas prestações de serviços, existe sim a necessidade de contrapartida em alguns casos, o que anularia a alternativa A. Já a alternativa B seria "mais certa" por fazer alusão a ideia de responsabilidade social tão difundida atualmente entre administradores das esferas pública e privada. Creio que tal questão traz um princípio implícito (bem estar social) para todas as organizações, incluindo as privadas, uma vez que todas cumprem um papel social pela prestação e venda de bens e serviços. Se alguém tiver uma visão diferente pode comentar.

  • A alternativa A parece estranha, mas se compararmos com o sistema contributivo da prev. Social temos uma ideia, pois se pago minha contribuição não quer dizer que necessariamente ela sirva p mim naquele momento.

  • Acredito que o equívoco foi que muitos focaram em "SEM UM NECESSÁRIA CONTRAPARTIDA", e não se ligaram na parte que diz " em termos de prestação DIRETA"...

    acredito que esse seja o ponto que torna a questão correta...

  • Letra E é o mantra do governo federal atual! =/

  • A

    A administração pública administra, em sua grande parte, receitas derivas (ex. tributos), que são de caráter compulsório, sem uma necessária contrapartida em termos de prestação direta de serviços. A administração privada, por outro lado, gere receitas advindas de pagamentos feitos por livre e espontânea vontade por parte dos clientes

    CORRETA

    B

    Tanto a administração pública, como a administração privada, têm como premissas e princípios a observância ao bem coletivo e social

    ERRADA- ADM PÚB BUSCA ATINGIR O INTERESSE COLETIVO JÁ ADM PRIVADA O DE UM INDIVÍDUO OU DE UM GRUPO.

    C

    A única diferença entre o modelo de Administração Pública com a Administração Privada diz respeito à espécie de receitas que ambas gerem

    ERRADA - EXISTEM OUTRAS DIFERENÇAS, COMO POR EXEMPLO, O ORÇAMENTO DA ADM PÚBLICO É APROVADO POR LEI JÁ O DA ADM PRIVADA NÃO ...

     

    D

    A estabilidade como prerrogativa do servidor público é considerada como desnecessária para todos os que exercem atribuições de responsabilidade nos órgãos e nas entidades da administração. É tida como prejudicial em detrimento do modelo trabalhista adotado pela administração privada.

    ERRADA - "É NECESSÁRIA ..."

    Espero ter ajudado!

    Caso tenha algum erro entrar em contato no privado. Bons estudos.

  • em tributário ,

    receita derivada = tributos,poder de império,imposição de vontade. //

    receita originária = exploração do patrimônio do estado,contrato,é bilateral , sem poder de império.

  • LETRA A

  • GABARITO: A

    Sobre a Letra D: #NaoAReformaAdministrativa

    #ESTABILIDADESIM