SóProvas


ID
2712019
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I


(O texto reporta-se, em seu início, a uma galeria de fotos de pessoas que foram submetidas a trabalho escravo, no Brasil).


                              ESCRAVOS NO SÉCULO XXI


      Os 48 retratos ao lado formam uma galeria que o país não gosta de ver. São vários Antônios, vários Franciscos, vários Josés e uma Vicentina, que dão carne e osso a um grande drama brasileiro: o trabalho em condições análogas às de escravidão. Sim, todas essas pessoas foram escravizadas – em pleno século XXI. Enredadas em dívidas impagáveis, manipuladas pelos patrões e submetidas a situações deploráveis no trabalho, elas chegaram a beber a mesma água que os porcos e algumas sofreram a humilhação máxima de ser espancadas, para não falar de constantes ameaças de morte. Quando os livros escolares informam que a escravidão foi abolida no Brasil em 13 de maio de 1888, há exatos 130 anos, fica faltando dizer que encerrou a escravidão negra – e que, ainda hoje, a escravidão persiste, só que agora é multiétnica.

      Estima-se que atualmente 160.000 brasileiros trabalhem e vivam no país em condições semelhantes às de escravidão – ou seja, estão submetidos a trabalho forçado, servidão por meio de dívidas, jornadas exaustivas e circunstâncias degradantes (em relação a moradia e alimentação, por exemplo). Comparada aos milhões de africanos trazidos para o país para trabalhar como escravos, a cifra atual poderia indicar alguma melhora, mas abrigar 160.000 pessoas escravizadas é um escândalo humano de proporções épicas. (...)

(Revista VEJA, Editora Abril, edição 2581, ano 51, nº 19, 9 de maio de 2018, p. 81-87).

Quando falamos ou escrevemos, nem sempre utilizamos uma linguagem literal, denotativa, para expressar o que desejamos. Frequentemente, recorremos à linguagem conotativa, como forma de promover algum efeito de sentido especial sobre o que dizemos. Das opções abaixo, a única que acomoda um segmento que apresenta linguagem conotativa é:

Alternativas
Comentários
  • Olá! 

    A) proporções épicas. Épico é uma palavra que classifica uma ação heróica, que pode ser baseada em fatos apurados ou inventados. Diferente do sentido que a alternativa propoe. 

     

    Notei que a letra C gerou muita confusao, porem, observem que tudo o que esta escrito na C esta em seu sentido real. Independente da classe de palavras usada Substantivo, pronome, adjetivo, adverbio e etc...basta a palavra ser usada em seu sentido real para ela ser considerada denotativa. 

     

  • DENOTAÇÃO:Há, portanto, o sentido
    denotativo, mais objetivo, mais ou menos, igual
    para todas as pessoas, sentido literal, do dicionário

    CONOTAÇÃO:o significado
    subjetivo (emocional ou avaliativo), de acordo
    com as experiências de cada um e o seu emprego
    na linguagem usual.tem portanto, a propriedade  de atribuir às palavras significados diferentes de seu sentido original, abrindo caminho para a subjetividade.

  • Sentidos:

    Conotativo = sentido figurado

    Denotativo = Dicionario (emprego original das palavras)

     

    Letra => A

  • O conotativo é apaixonado pela denotativa; por isso fala coisas bonitas para ela.

    Abraços

  • LETRA A.

    Sentido conotativo é o sentido figurado, encontra-se presente no item A ao mencionar "escândalo humano de proporções épicas."

  • "a) ... mas abrigar 160.000 pessoas escravizadas é um escândalo humano de proporções épicas."

     

    Épicas possui sentido conotativo, refere-se a um fato extraordinário.

  • Sou fã desse Lúcio Weber hahaha

  • Na alternativa "a", não haveria sentido conotativo, por exemplo, se a frase fosse escrita da seguinte forma:

    ... mas abrigar 160.000 pessoas escravizadas é escandaloso. Nessa construção, haveria a ligação do sujeito ao predicado, caracterizado por um adjetivo.

    Ao conectar o sujeito "abrigar 160.000 pessoas escravizadas" com outro substantivo "escândalo...", restou caracterizada a linguagem conotativa.

  • ---> "D"enotativo = "D"eus ( D de Deus, só verdades!! )

    ---> "C"onotativo = "C"apeta ( C de capeta, só mentiras!! )

    Nunca mais irão confundir. kk

  • Para jamais esquecer

    Denotativo: D de Dicionário "sentido real"

    Conotativo: C de Conto de fadas "inventado"

    fonte: aulas de português do Damásio.