-
O autor, em momento nenhum, apresenta propostas de solução para o drama da violência no Brasil. O texto, em geral, coloca a tona a pauta da violência e como a mesma tem crescido no nosso país, ao tempo em que o autor critica as correntes que apoiam o uso de arma de fogo pela socidade apresentando dados estastíticos de fontes relevantes que demonstram o contrário do que grande parte dos grupos que aproiadores desta idéia defendem.
a) apresenta propostas de solução para o drama da violência, vivido hoje pela população dos grandes centros urbanos - em nenhum momento o autor aponta soluções.
b) tenciona colocar em pauta o debate sobre o estado de violência que permeia a nossa sociedade e que nos atormenta a vida, embora não apresente uma solução, objetivamente - CORRETA, o autor coloca em pauta o assunto com vistas à sugerir uma reflexão ao leitor a respeito dos fatos; emitindo, em determinados momentos, a sua opinião e pesquisas a respeito, porém não apresentando objetivamente uma solução.
c) traz uma discussão por meio de argumentos contrários àqueles que são levantados pela ciência para posicionar-se contrariamente ao uso de armas de fogo pela sociedade - é exatamente o oposto, o autor demonstra ser favorável às pesquisas realizadas: "a ciência comprova é que liberar armas não resolve absolutamente nada quanto ao problema da segurança pública. Um estudo recente liberado pela Escola de Saúde Pública de Harvard fez uma síntese de vários destes pontos e comprova a tese", ou seja, usa a ciência para reafirmar a tese defendida pelo mesmo ao longo de todo o texto.
d) concorda com o uso de armas de fogo argumentando que embora elas sejam perigosas nas mãos de quem não sabe usá-las, são necessárias em caso de defesa pessoal - o autor demonstra NÃO concordar com a liberação à socidade do uso de armas de fogo, conforme o seguinte trecho do texto: "Porém, estes discursos fáceis de que a solução para a violência está em liberar armas ou colocar o exército nas ruas não resolvem. Nunca resolveu."
e) esclarece sobre a complexidade do problema da violência e revela-se favorável ao auxílio do exército para solucioná-lo - o autor não se mostra favorável ao auxílio do exército para solucionar o problema da segurança pública em nenhum momento durante o texto.
-
Na C, é por meio de argumentos favoráveis
Abraços
-
Fugindo do nosso foco, que é nos preparar para concursos públicos, permitam-me recomendar o livro dos excelsos Benê Barbosa e Flávio Quintela: "MENTIRAM E MUITO PARA MIM SOBRE O DESARMAMENTO."
-
Reflexão: Como pode o número de homicídios por armas de fogo ser tão alto se o porte de arma é proibido? Será que o estatuto do desarmamento "funciona"?
-
https://www.brasildefato.com.br/2018/02/26/a-complexa-questao-da-seguranca-do-brasil/- Aristóteles Cardona Júnior - Acesso em 7.5.2018
Até em prova de concurso existe infiltração esquerdista. Puro Gramschismo colocar um texto de um militante da Frente Brasil Popular de Pernambuco numa prova para Delegado de Polícia.
-
Parabéns pelo excelente comentário, Rafaella.
Complemento com uma dica: interpretação é diferente de compreensão. Explico
Compreensão: deve estar explicito no texto( de acordo com o texto; segundo o texto; o narrador do texto diz..)
Interpretação: consiste em saber o que se pode concluir através do texto, qual a mensagem que o autor pretende transmitir para os seus leitores. (depreende-se do texto; infere-se, conclui-se do texto que..)
-
Questão retirada do manual dos militantes piçolistas!!!
-
O autor tenta incutir no candidato a ideia frustrada de que arma de fogo na mão do cidadão de bem não resolve o problema da segurança pública e aponta como ciência estudos de Harvard, que nada entende de Brasil. Marque o que o autor quer, faça o que ele não diz.
-
A - Errada - Não apresenta proposta de solução "Qualquer que seja o discurso que tente apresentar uma solução simples para estes problemas é incabível."
B - Correta - "E esta é a grande questão sobre a qual precisamos nos debruçar" e não propõe solução, como escrito na afirmativa.
C - Errada - Os argumentos do texto não são favoráveis a liberação das armas - "O que a ciência comprova é que liberar armas não resolve absolutamente nada"
D - Errada - Segundo o texto não são usadas para defesa própria - "armas de fogo são usadas mais frequentemente para assustar e intimidar do que para defesa própria."
E - Errada - Não seria a solução por o exército nas ruas, segundo o texto. - liberar armas ou colocar o exército nas ruas não resolvem"
-
Entre a A E C, Não é a letra C, explico:
traz uma discussão por meio de argumentos contrários àqueles que são levantados pela ciência para posicionar-se contrariamente ao uso de armas de fogo pela sociedade. = Conjunção integrante que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva. Pois, o que é pronome relativo e retoma a palavra 'aqueles', dando continuidade a frase. No sentido da frase como se ele fosse contrário ao que disse a ciência 'harvard'.
Corrija-me se eu estive errado.
-
Questão excelecnte!
E os bolsominions piram com uma questão dessa! kkkkkkkkkk