SóProvas


ID
2712319
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I 


                             Um povo que acolhe e rejeita


      O clichê patriótico de que o Brasil é aberto e cordial não sobrevive a dez minutos de conversa com um desses imigrantes que aportaram no país nos últimos cinco anos. Quando a acolhida calorosa aos estrangeiros - que também existe, é claro - e a repulsa são postas em uma balança imaginária, o sentimento negativo é o que mais pesa no Brasil de hoje.

      Xenofobia é o medo, a antipatia ou a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do país. A xenofobia à brasileira, no entanto, tem peculiaridades únicas. Ao contrário do que ocorre em outras nações, não há, por aqui, pichações nos muros pedindo a saída dos imigrantes. Tampouco existem partidos políticos que incluam isso em seus programas de governo. Ataques violentos contra estrangeiros são raros e, quando ocorrem, (...) quase nunca são premeditados. (...). Manifestações xenófobas são esporádicas, fugazes e desorganizadas. Estão em pequenos gestos cotidianos que só os estrangeiros percebem. Tudo isso decorre de uma vantagem da miscigenação brasileira: a pouca importância que a questão étnica tem na sociedade. (...).

      Talvez por isso a hospitalidade brasileira seja claramente seletiva. A rejeição a estrangeiros é maior em relação a pessoas de países pobres ou em desenvolvimento. Se esses imigrantes ou refugiados têm boa qualificação profissional e competem por vagas informais ou de salários baixos, a aversão é mais forte. (...) Por outro lado, quando os estrangeiros chegam de países desenvolvidos para ocupar vagas com bons salários, ganham a alcunha de "expatriados" e são recebidos com admiração. (...).

      A recepção de estrangeiros com dois pesos, duas medidas não é novidade na história brasileira. Ela apenas foi exacerbada pelas novas ondas migratórias, que começaram a ganhar volume em 2010, depois do terremoto que destruiu o Haiti. (...).

Com reportagem de Luisa Bustamante e Luiza Queiroz Publicado em VEJA de 21 de fevereiro de 2018, edição nº 2570

               Site: https://veja.abril.com.br/revista-veja/um-povo-queacolhe-e-rejeita/

O único trecho no qual NÃO se verifica uma avaliação e posicionamento do autor sobre o tema em debate é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A alternativa traz o conceito de xenofobia, as demais alternativas apresentam uma avaliação ou posicionamento do autor em relação ao texto. 

  • Oi futuros funcionarios publicos! λ

    A questao pede a unica alternativa em que NAO há traço de pessoalidade do autor do texto (NAO há um posicionamento crítico do seu elaborador) 

    Em todas as alternativas existe o posiocionamento do autor em relação ao que é dito com excessao da letra C. 

     

    Os posiocionamentos do autor encontram-se exatamente em: 

    A) ...o sentimento negativo é o que mais pesa no Brasil de hoje.

    B)...no entanto, tem peculiaridades únicas.

    C) GABARITO, pois, não há nenhum traço de pessoalidade nessa alternativa. o autor apenas expoe o significado da palavra XENOFOBIA

    D) Talvez por isso...

    E) A recepção de estrangeiros com dois pesos...

  • GABARITO C
     A alternativa traz o conceito de xenofobia.

  • O único trecho no qual NÃO se verifica uma avaliação e posicionamento do autor sobre o tema em debate é:

     

    a) Quando a acolhida calorosa aos estrangeiros (...) e a repulsa são postas em uma balança imaginária, o sentimento negativo é o que mais pesa no Brasil de hoje.

    b) A xenofobia à brasileira, no entanto, tem peculiaridades únicas.

     

    c) Xenofobia é o medo, a antipatia ou a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do país. AQUI NÃO É UM POSICIONAMENTO DO AUTOR. A ALTERNATIVA TRAZ O CONCEITO DE XENOFOBIA:  é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito e religião diferentes. A xenofobia pode manifestar-se de várias formas, envolvendo as relações e percepções do endogrupo em relação ao exogrupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desejo de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza.

    A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países, mas de outras culturas, subculturas, sistemas de crenças ou características físicas. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos. Note-se, porém, que nem todo preconceito é causado por xenofobia.

     

    d) Talvez por isso a hospitalidade brasileira seja claramente seletiva.

    e) A recepção de estrangeiros com dois pesos, duas medidas não é novidade na história brasileira.

  • O autor congelou o tema da xenofobia brasileira para explicar qual era o significado da palavra xenofobia. Em seguida, tornou a falar do tema do texto.

  • Na C o autor dá o conceito pétreo de xenofobia, nos demais, apresenta opinião pessoal a respeito do tema.