SóProvas


ID
2713042
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                A indústria do espírito

                                                JORDI SOLER – 23 DEZ 2017 - 21:00


      O filósofo Daniel Dennett propõe uma fórmula para alcançar a felicidade: “Procure algo mais importante que você e dedique sua vida a isso”.

      Essa fórmula vai na contracorrente do que propõe a indústria do espírito no século XXI, que nos diz que não há felicidade maior do que essa que sai de dentro de si mesmo, o que pode ser verdade no caso de um monge tibetano, mas não para quem é o objeto da indústria do espírito, o atribulado cidadão comum do Ocidente que costuma encontrar a felicidade do lado de fora, em outra pessoa, no seu entorno familiar e social, em seu trabalho, em um passatempo, etc. [...]

      A indústria do espírito, uma das operações mercantis mais bem-sucedidas de nosso tempo, cresceu exponencialmente nos últimos anos, é só ver a quantidade de instrutores e pupilos de mindfulness e de ioga que existem ao nosso redor. Mindfulness e ioga em sua versão pop para o Ocidente, não precisamente as antigas disciplinas praticadas pelos mestres orientais, mas um produto prático e de rápida aprendizagem que conserva sua estética, seu merchandising e suas toxinas culturais. [...]

      Frente ao argumento de que a humanidade, finalmente, tomou consciência de sua vida interior, por que demoramos tanto em alcançar esse degrau evolutivo?, proporia que, mais exatamente, a burguesia ocidental é o objetivo de uma grande operação mercantil que tem mais a ver com a economia do que com o espírito, a saúde e a felicidade da espécie humana. [...]

      A indústria do espírito é um produto das sociedades industrializadas em que as pessoas já têm muito bem resolvidas as necessidades básicas, da moradia à comida até o Netflix e o Spotify. Uma vez instalada no angustiante vazio produzido pelas necessidades resolvidas, a pessoa se movimenta para participar de um grupo que lhe procure outra necessidade.

      Esse crescente coletivo de pessoas que cavam em si mesmas buscando a felicidade já conseguiu instalar um novo narcisismo, um egocentrismo new age, um egoísmo raivosamente autorreferencial que, pelo caminho, veio alterar o famoso equilíbrio latino de mens sana in corpore sano, desviando-o descaradamente para o corpo. [...]

      Esse inovador egocentrismo new age encaixa divinamente nessa compulsão contemporânea de cultivar o físico, não importa a idade, de se antepor o corpore à mens. Ao longo da história da humanidade o objetivo havia sido tornar-se mais inteligente à medida que se envelhecia; os idosos eram sábios, esse era seu valor, mas agora vemos sua claudicação: os idosos já não querem ser sábios, preferem estar robustos e musculosos, e deixam a sabedoria nas mãos do primeiro iluminado que se preste a dar cursos. [...]

      Parece que o requisito para se salvar no século XXI é inscrever-se em um curso, pagar a alguém que nos diga o que fazer com nós mesmos e os passos que se deve seguir para viver cada instante com plena consciência. Seria saudável não perder de vista que o objetivo principal dessas sessões pagas não é tanto salvar a si mesmo, mas manter estável a economia do espírito que, sem seus milhões de subscritores, regressaria ao nível que tinha no século XX, aquela época dourada do hedonismo suicida, em que o mindfulness era patrimônio dos monges, a ioga era praticada por quatro gatos pingados e o espírito era cultivado lendo livros em gratificante solidão.

(Adaptado de: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/26/opinion/1506452714_976157.html>. Acesso em 27 mar. 2018)

Em relação à acentuação gráfica e à ortografia oficial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B 

    O hífen de “bem” e de “mal”

    Bem” se agrega com hífen à palavra com que forma uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto (estimado).

    Mudança só houve no caso de “benfeito“, “benquerer” e “benquerido“, que agora são grafadas sem hífen e com “n”.

    Outras palavras com “bem” que já eram grafadas sem hífen, e continuam sendo, são: benfazejo, benfeitor, benquerença, benquerente, benquisto.

     

    O caso de “mal” é parecido: se agrega com hífen a palavras iniciadas por vogal, “h” ou “l“ quando forma com elas uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): mal-afortunado, mal-educado, mal-estar, mal-humorado, mal-limpo.

    Às demais letras, quando forma uma unidade semântica, “mal” se une diretamente: malcolocado, malcriado, malgrado, malnascido, malpago, malpesado, malsoante, malvisto, malsinalizado.

     

    O problema da regra de “bem” e de “mal” é que nem sempre eles formam com a palavra seguinte uma unidade semântica.

    Por exemplo, em “Ela foi bem educada pelos pais”, não há hífen porque “bem” não forma com a palavra seguinte uma unidade semântica. O que temos é um advérbio (bem) modificando um verbo/particípio (educada).

    Por isso, o segredo para saber quando “bem” e “mal” se agregam com ou sem hífen à palavra seguinte é reconhecer uma unidade semântica, ou seja, um adjetivo ou substantivo composto.

    Isso não é difícil. Basta ficar atento às “pistas”. Compare:

    É uma criança bem-educada (unidade semântica, adjetivo composto).

    Ela foi bem educada pelos pais (não é uma unidade semântica).

    Pedro é malvisto pelos colegas (unidade semântica, adjetivo composto).

    O lance foi mal visto pelo árbitro da partida (não é uma unidade semântica).

    É muito ruim fazer serviços malremunerados (unidade semântica, adjetivo composto).

    Ele é mal remunerado pela empresa (não é uma unidade semântica).

  • Sobre a D.

    SEÇÃO -> quer dizer o mesmo que secção, ou seja, do ato ou efeito de repartir. Significa ainda: divisão de repartições públicas, parte de um todo, departamento.

    SESSÃO -> significa espaço de tempo de uma reunião deliberativa, de um espetáculo de cinema, teatro, etc. Para se lembrar desse significado é só pensar que ela advém do latim “sessio” e que significa “sentar-se”. Logo, todas as sessões que exijam da pessoa que ela se sente é escrita com três "esses".

  • Comentario acerca da letra A. 

    Bem-sucedido ou bem sucedido?

    Em português, existe a palavra bem-sucedido, hifenizada, e a expressão bem sucedido, não hifenizada. Ambas estão corretas mas são usadas em situações diferentes.

     

    Quando usar bem-sucedido?

    Bem-sucedido, com hífen, refere-se a quem teve ou tem sucesso, êxito e sorte, sendo sinônimo de vitorioso, afortunado, sortudo, feliz, florescente e próspero, entre outros. Indica também uma pessoa cuja situação financeira é muito boa, sendo rico e endinheirado. 

    Meu marido nunca iniciou um empreendimento bem-sucedido.

    Vários empresários bem-sucedidos farão uma palestra sobre empreendedorismo.

    Minha filha foi uma estudante bem-sucedida na faculdade e conseguiu um ótimo emprego.

     

    Quando usar bem sucedido?

    A sequência bem sucedido, sem hífen, não indica uma palavra isolada, mas sim o seguimento do advérbio bem e o particípio do verbo suceder, que indica o ato de ocorrer, de acontecer depois ou de substituir alguém numa função.

    Prometo que esse cargo será bem sucedido por mim!

    Você acha que o cargo do antigo diretor foi bem sucedido ou mal sucedido pelo novo diretor?

     

    "A melhor maneira de ser feliz é contribuindo para a felicidade dos outros" Confucio

     

    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/bem-sucedido-ou-bem-sucedido/

  • REGRAS:

    Bem” se agrega com hífen à palavra com que forma uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto (estimado).

     

    O caso de “mal” é parecido: se agrega com hífen a palavras iniciadas por vogal, “h” ou “l“ quando forma com elas uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): mal-afortunado, mal-educado, mal-estar, mal-humorado, mal-limpo.

    Às demais letras, quando forma uma unidade semântica, “mal” se une diretamente: malcolocado, malcriado, malgrado, malnascido, malpago, malpesado, malsoante, malvisto, malsinalizado.

     

    Por isso, o segredo para saber quando “bem” e “mal” se agregam com ou sem hífen à palavra seguinte é reconhecer uma unidade semântica, ou seja, um adjetivo ou substantivo composto.

     

    Bons estudos!

  • a - Bem-sucedido = sucesso; 

         bemsucedido = advérbio bem + particípio do verbo suceder

    b - CERTA

    c - têm no plural concorda com pessoas, obrigatório o acento

    d - Sessões = reuniões

    e - subscritores é a única forma correta

  • Com hífem é uma adjetivo.

    Sem hífem o BEM é um adverbio de intensidade.

  • Fiquem atentos!

  • Essa sim é uma boa questão. A dúvida, creio eu, fica entre as letras "a" e "b". A palavra bem-sucedida é um adjetivo, se você retirar o hífen teremos bem (advérbio) + sucedida (particípio de suceder), ou seja, acarreta prejuízo semântico. Semelhante ocorre na opção "b", no entanto, a opção afirma que HÁ PREJUÍZO, o que a torna correta.

  • Pelo que eu intendi é o seguinte:

    Você foi bem-sucedido = você obteve sucesso

    Você foi bem sucedido = a sua sucessão foi boa

     

    espero não estar equivocado.

  • não aparecem as palavras grifadas

  • @hugo iludo, existe outra forma de identificar o erro.  Veja:

    bem-sucedidas = adjetivo composto (característica do indivíduo)

    bem sucedidas = advérbio de intensidade e adjetivo respectivamente (indica como ele foi sucedido mal ou bem)

  • Essa foi por eliminação. Bem difícil!

  • 2 palavras para o examinador:" Para béns".

  • Ao ler as opções A) e B) nem precisa analisar as demais, já que uma anula a outra.
    Em suma, a palavra bem-sucedida (da letra "A) é um adjetivo composto. Se retirarmos o hífen, teremos bem (advérbio) + sucedida (particípio de suceder), ou seja, houve prejuízo semântico.
    Já na "B)" é praticamente o contrário, ou seja, a questão diz que se ao colocar o hífen HAVERÁ PREJUÍZO, o que a torna corretapois já vimos que o sentido muda.

  • Não aparece tada grifado :(
  • HIFENIZAÇÃO

  • Rapaz, essa questão é das complicadas. Geralmente a gente não estuda muito essas coisas além do básico, aí vem o examinador da AOCP e mete uma bronca dessas. Tá de parabéns, ferrou muita gente que eu to ligado.

  • Sobre a letra E, o correto é apenas subscritores ou seja significa aquele que subscreve/Aquele que toma parte numa subscrição; assinante; abaixo-assinado.


  • subscritor = aquela que subscreve!= unica forma correta

    nao existe = sub-escritor!! 

    bem resolvidas =  adverbio concordando com o verbo

    se eu colocasse o hifen ficaria  bem-resolvidas = se transformaria em um adjetivo-composto!

     

    subscritor

    /ô/

    adjetivo substantivo masculino

    1.

    que ou o que assina carta ou outro documento.

    2.

    que ou aquele que assina uma publicação; assinante

  • QUESTÃO MUITO BEM ELABORADA EXPLORA BEM! GAB LETRA B

  • LETRA C NAO ESTA ERRADA?

  • Gab: B

     

    SESSÃO (com ''três 'esses''') designa o tempo que dura uma reunião, uma apresentação( sessão de júri, sessão de cinema), enquanto SEÇÃO (ou secção) representa o departamento ou a divisão (seção eleitoral, seção de brinquedos, seção de eletrodomésticos). Ressalte-se que se usa, de modo restrito, SECÇÃO para corte em operação médica (secção do osso, secção da ferida). Por derradeiro, frise-se que o VOLP registra, também, CEÇÃO, como sinônimo de frescura. 

     

    Eduardo Sabbag.

  • ( A ) Em "A indústria do espírito, uma das operações mercantis mais bem-sucedidas de nosso tempo [...]", a palavra em

    destaque poderia ser grafada sem hífen, sem com isso acarretar prejuízo semântico ou sintático.

    Comentário:

    Bem-sucedidas --> É um adjetivo composto, ou seja, 2 adjetivos unidos por um hífen.

    Bem sucedidas --> Sucedidas é um adjetivo e BEM seria o advérbio (reforçando o primeiro adjetivo).

    Logo, teríamos prejuízo semântico, visto que, quando a classe gramatical muda, o sentido explicitado à priori também muda.

    ( B ) Em “A indústria do espírito é um produto das sociedades industrializadas em que as pessoas já têm muito bem resolvidas as necessidades básicas [...]”, a expressão em destaque não poderia ser grafada com hífen, já que utilizar o hífen acarretaria prejuízo semântico ou sintático.

    Comentário

    Bem-resolvidas --> É, também, um adjetivo composto, ou seja, 2 adjetivos unidos por um hífen.

    Bem resolvidas --> O mesmo espírito da alternativa anterior, pois, quando se muda o sentido gramatical, também muda o sentido.

    Lembre-se de que a troca faz com que haja prejuízo semântico, mas não sintático, pois é possível os trocar a depender do contexto (análise semântica). Como a questão disse exatamente isso:

    GABARITO DA QUESTÃO.

  • ( C ) Em “A indústria do espírito é um produto das sociedades industrializadas em que as pessoas já têm muito bem resolvidas as necessidades básicas [...]”, o acento da palavra em destaque é opcional.

    Comentário

    O acento da palavra é OBRIGATÓRIA, visto que esse é utilizado quando da concordância no plural. Observa-se que o "têm" vem da concordância com "pessoas", que também está no plural, ou seja, corretamente empregada.

    ( D ) Em “[...] o objetivo principal dessas sessões pagas não é tanto salvar a si mesmo [...]”, a palavra em destaque é grafada com “ss” porque significa “cada uma das subdivisões interiores de um estabelecimento”.

    Comentário

    Errada, visto que "SESSÃO" designa uma reunião, enquanto "SEÇÃO/SECÇÃO" designa repartição, por exemplo, SEÇÃO DE LEITE, SEÇÃO DE CARNE, etc.

    ( E ) A palavra "subscritores" permite duas grafias: “subscritores” e “sub-escritores”.

    Comentário

    Nada disso, visto que sub-escritores seria, pela lógica, um escritor auxiliar, porém, não existe essa palavra, mas apenas subscritores.

    Significado de Subscritor: Aquele que assina uma carta ou um documento.

    -----------------------

    GABARITO: LETRA B

  • O bem não gosta de ninguém, salvo as exceções já postas pelos colegas. 

    O mal não gosta de vogal, "h" e "l".

     

  • Quem acertou essa questão, a meu ver acertou por pura sorte. Dessa forma, vejamos:

     a)

     Em "A indústria do espírito, uma das operações mercantis mais bem-sucedidas de nosso tempo [...]", a palavra em destaque poderia ser grafada sem hífen (PODERIA), sem com isso acarretar prejuízo semântico (NÃO)! ou sintático (SIM). A FORMA poderia sim ter sido grafada sem hífen mas restaria uma alteração semântica. A questão diz SINTÁTICO OU SEMÂNTICO, OU SEJA EXIGE QUE VOCÊ SAIBA CAUSAR PREJUÍZO EM UM DOS DOIS. 

     b)

     Em “A indústria do espírito é um produto das sociedades industrializadas em que as pessoas já têm muito bem resolvidas as necessidades básicas [...]”, a expressão em destaque não poderia ser grafada com hífen (SERÁ)?, já que utilizar o hífen acarretaria prejuízo semântico ou sintático (NÃO ACARRETARIA)...  JÁ QUE A EXPRESSÃO BEM-RESOLVIDAS COM HÍFEN EXISTE NA LÍNGUA PORTUGUESA, POIS O ACORDO ORTOGRÁFICO DIZ QUE: DEPOIS DA PALAVRA BEM, EU POSSO EMPREGAR COM HÍFEN DE FORMA BEM-SUCEDIDA, QUALQUER PALAVRA COM VIDA PRÓPRIA. 

    OBS: Português já é uma das línguas mais difíceis de serem tratadas no planeta terra, e ainda mais aguentar da banca, coisas dúbias, não é fácil. 

    FONTE: https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=51

     

    lute, sempre. 

  • Em suma, com relação ao emprego de "bem-sucedida" e "muito bem resolvida", você precisa saber de duas regras:

    A primeira é que "bem", em regra geral, sempre puxa hífen na sua agregação com outra palavra.

    A segunda é que a palavra é hifenizada quando há duas palavras se unindo para formar uma terceira;

    Conclusão, como "muito bem sucedida" não são apenas duas palavras se unindo em prol da criação de uma terceira, logo não se utiliza hífen. Ao contrário do que acontece com "bem-sucedida".

    #FocoForça&Fé.

  • Bem-sucedida ou bem sucedida (ou bem resolvida)

    Todas existem, se enquadram, porém, em casos distintos

    *Bem-sucedido - (com hífen) - Casos onde a união das duas palavras forma uma terceira. Além disso é atribuída a quem teve ou tem sucesso, êxito e sorte, sendo sinônimo de vitorioso, afortunado, sortudo, ...

    *Bem sucedida - (sem hífen) - Aqui, não há a formação de palavra pela união de duas outras anteriores, mas sim o seguimento do advérbio bem e o particípio do verbo suceder,e indica o ato de ocorrer, de acontecer depois ou de substituir alguém numa função.

    A mesma aplicação se dará com com bem-resolvida ou bem resolvida.

    Espero ter ajudado e não estar errado naquilo que aprendi e dissemino aqui.

    Forte abraço e sucesso na jornada.

  • GABARITO: LETRA B

  • Sessão:Reunião, assembleia, tempo de um trabalho...

    Secção: Cortar ou seccionar; parcela, porção, parte, divisão de um todo.

    Cessão: Ceder. / Direito Transferência a outrem de bens ou de direito de que alguém é proprietário ou titular.”

  • Resultados encontrados no VOLP

    Palavra

    bem-acabadoadj.; pl. bem-acabados

    bem-aceitoadj.; pl. bem-aceitos

    bem-acondicionadoadj.; pl. bem-acondicionados

    bem-acondiçoadoadj.; pl. bem-acondiçoados

    bem-acostumadoadj.; pl. bem-acostumados

    bem-adaptadoadj.; pl. bem-adaptados

    bem-afamadoadj.; pl. bem-afamados

    bem-afortunadoadj.; pl. bem-afortunados

    bem-afortunarv.

    bem-agradecidoadj.; pl. bem-agradecidos

    bem-ajambradoadj.; pl. bem-ajambrados

    bem-amadoadj. s.m.; pl. bem-amados

    bem-andanças.f.; pl. bem-andanças

    bem-andanteadj.2g.; pl. bem-andantes

    bem-apanhadoadj.; pl. bem-apanhados

    bem-apessoadoadj.; pl. bem-apessoados

    bem-apresentadoadj.; pl. bem-apresentados

    bem-arranjadoadj.; pl. bem-arranjados

    bem-arrumadoadj.; pl. bem-arrumados

    bem-aventuradoadj. s.m.; pl. bem-aventurados

    bem-aventuranças.f.; pl. bem-aventuranças

    bem-aventurarv.

    bem-avindoadj.; pl. bem-avindos

    bem-avisadoadj.; pl. bem-avisados

    bem-boms.m.; pl. bem-bons

    bem-casadinhos.m.; pl. bem-casadinhos

    bem-casadinhoss.m.pl.

    bem-casados.m.; pl. bem-casados

    bem-casadoss.m.2n.

    bem-comportadoadj.; pl. bem-comportados

    bem-compostoadj.; pl. bem-compostos

    bem-conceituadoadj.; pl. bem-conceituados

    bem-conformadoadj.; pl. bem-conformados

    bem-criadoadj.; pl. bem-criados

    bem-curadas.f.; pl. bem-curadas

    bem-dados.m.; pl. bem-dados

    bem-dispostoadj.; pl. bem-dispostos

    bem-ditosoadj.; pl. bem-ditosos

    bem-dizenteadj.2g.; pl. bem-dizentes

    bem-dizerv.

    bem-dormidoadj.; pl. bem-dormidos

    bem-dotadoadj.; pl. bem-dotados

    bem-educadoadj.; pl. bem-educados

    bem-encaradoadj.; pl. bem-encarados

    bem-ensinadoadj.; pl. bem-ensinados

    bem-estars.m.; pl. bem-estares

    bem-fadadoadj.; pl. bem-fadados

    bem-fadarv.

    bem-falanteadj. s.2g.; pl. bem-falantes

    bem-fazerv.

    bem-humoradoadj.; pl. bem-humorados

    bem-idoadj.; pl. bem-idos

    bem-intencionadoadj. s.m.; pl. bem-intencionados

    bem-lançadoadj.; pl. bem-lançados

    bem-mandadoadj.; pl. bem-mandados

    bem-me-quers.m.; pl. bem-me-queres

    bem-merecerv.

    bem-merecidoadj.; pl. bem-merecidos

    bem-nadoadj.; pl. bem-nados

    bem-nascidoadj.; pl. bem-nascidos

    bem-ordenadoadj.; pl. bem-ordenados

    bem-ouvidoadj.; pl. bem-ouvidos

    bem-paradoadj.; pl. bem-parados

    bem-parecidoadj.; pl. bem-parecidos

    bem-pensanteadj. s.2g.; pl. bem-pensantes

    bem-postoadj.; pl. bem-postos

    bem-procedidoadj.; pl. bem-procedidos

    bem-proporcionadoadj.; pl. bem-proporcionados

    bem-querenças.f.; pl. bem-querenças

    bem-querenteadj.2g.; pl. bem-querentes

    bem-quererv. s.m.; pl. bem-quereres

    bem-querias.f.; pl. bem-querias

    bem-queridoadj.; pl. bem-queridos

    bem-sabidoadj.; pl. bem-sabidos

    bem-soanteadj.2g.; pl. bem-soantes

    bem-sonâncias.f.; pl. bem-sonâncias

    bem-sonanteadj.2g.; pl. bem-sonantes

    bem-sucedidoadj.; pl. bem-sucedidos

  • Gabarito B

    MAL/BEM - COM HÍFEN

    ·       As formações vocabulares com MAL- exigem hífen caso a palavra principal inicie-se por vogal, H, L: mal-estar, mal-empregado, mal-humorado, mal - limpo.

    o  Mal-educado, com hífen, é um ADJETIVO usado para indicar uma pessoa sem educação. É sinônimo de malcriado, grosseiro e descortês: Ex.: Que menino mal-educado(IGNORANTE)!

    o  Mal educado, sem hífen, é usado na VOZ PASSIVA. Mal tem apenas função de advérbio, qualificando o tipo de educação que foi dada, se má ou se boa: Ex.: O menino foi mal educado pela avó.

    ·       Já as formações com BEM- exigem hífen caso a palavra principal inicie-se por vogal, H, M e casos consolidados à parte: bem-estar, bem-humorado, bem-mandado, bem-vindo.

  • Para mim alternativa B esta errada pois diz que não acarretaria erro o uso do hifen, poré no meu entendi sobre o BEM, usa-se o hifen.

  • Com a vigência obrigatória do Novo Acordo Ortográfico, é preciso estar atento ao uso do hífen. O que estabelecem as novas regras?

    Nas formações com prefixos dissílabos (ANTE, ANTI, ARQUI, AUTO, CIRCUM, CONTRA, ENTRE, EXTRA, HIPER, INFRA, INTER, INTRA, SEMI, SOBRE, SUB, SUPER, SUPRA, ULTRA…) e falsos prefixos (AERO, FOTO, MACRO, MAXI, MEGA, MICRO, MINI, PROTO, PSEUDO, RETRO, TELE…) , só se usa hífen se a última letra do prefixo for idêntica à primeira da palavra, ou se a palavra iniciar-se por H. Confira a lista abaixo:

    auto-hipnose, auto-observação; contra-almirante, contra-ataque; extra-hepático; infra-assinado, infra-hepático; intra-abdominal, intra-hepático; neo-hamburguês; proto-história, proto-orgânico; semi-inconsciência, semi-interno; supra-anal, supra-hepático; ultra-aquecido, ultra-hiperbólico.

    Lembre-se disto: para prefixos dissílabos e AERO, só haverá hífen com “letras idênticas ou H”. Caso assim não seja, não haverá hífen nem espaço:

    autoadesivo, autoanálise, autobiografia, autoconfiança, autocontrole, autocrítica; contrabaixo, contracheque; extraconjugal, extraoficial; infraestrutura, infravermelho; intracelular, intravenoso; protocolar, protofonia; pseudoartista, pseudoparalisia; semiaberto, semifinal, seminovo, semiúmido; supracitado, suprapartidário; ultracansado, ultraelevado, ultravírus.

    No entanto, com tais prefixos, se a palavra principal iniciar-se por R ou S, estas letras dobram-se (e não haverá uso de hífen):

    autorretrato, autossuficiente; contrassenso, contrarreforma; infrarrenal, infrassom; pseudorrainha, pseudorrepresentação, pseudossábio; semisselvagem; ultrarromântico, ultrassensível; ultrassom.

    Quando o prefixo for monossilábico, caro leitor, procure sempre fazer uma consulta no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras) ou em um bom dicionário. Com o prefixo SUB, por exemplo, só haverá hífen se a palavra seguinte começar por “B, H ou R”:

    sub-base, sub-humano, sub-raça, sub-reitor

    subaquático, subchefe, subdiretor, subemprego, submundo, suboficial, subprefeito etc.

  • a - Bem-sucedido = sucesso; 

       bemsucedido = advérbio bem + particípio do verbo suceder

    b - CERTA

    c - têm no plural concorda com pessoas, obrigatório o acento

    d - Sessões = reuniões

    e - subscritores é a única forma correta

  • Com o prefixo Bem, HÁ HÍFEN, exceto em palavras derivadas de querer ou fazer.

    Já com o prefixo Mal, HÁ HÍFEN, exceto se palavra seguinte se iniciar por *consoante, caso em

    que o “mal” se aglutina, sem hífen.

    Outra forma de gravar essa regra é a seguinte: o “Mal” não gosta de vogal, então não quer

    “encostar” nela e insere um “hífen”: Mal-Vogal. O “bem” não gosta de ninguém, pois deve vir

    com hífen antes de vogais ou consoantes.

    Ex: Bem-vindo; Benquerer... Mal-educado; Mal-humorado; Malfeito; bem-aventurado, bem-estar, bem-humorado; mal-afortunado, mal-estar; bem-criado (malcriado), bem-ditoso

    (malditoso), bem-nascido (malnascido), bem-visto (cf. malvisto), benfazejo, benfeito,

    benfeitor, benquerença

    Fonte: Professor Felipe Luccas.

  • O hífen de “bem” e de “mal”

    “Bem” se agrega com hífen à palavra com que forma uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto (estimado).

    Mudança só houve no caso de “benfeito“, “benquerer” e “benquerido“, que agora são grafadas sem hífen e com “n”.

    Outras palavras com “bem” que já eram grafadas sem hífen, e continuam sendo, são: benfazejo, benfeitor, benquerença, benquerente, benquisto.

     

    O caso de “mal” é parecido: se agrega com hífen a palavras iniciadas por vogal, “h” ou “l“ quando forma com elas uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): mal-afortunado, mal-educado, mal-estar, mal-humorado, mal-limpo.

    Às demais letras, quando forma uma unidade semântica, “mal” se une diretamente: malcolocado, malcriado, malgrado, malnascido, malpago, malpesado, malsoante, malvisto, malsinalizado.

     

    O problema da regra de “bem” e de “mal” é que nem sempre eles formam com a palavra seguinte uma unidade semântica.

    Por exemplo, em “Ela foi bem educada pelos pais”, não há hífen porque “bem” não forma com a palavra seguinte uma unidade semântica. O que temos é um advérbio (bem) modificando um verbo/particípio (educada).

    Por isso, o segredo para saber quando “bem” e “mal” se agregam com ou sem hífen à palavra seguinte é reconhecer uma unidade semântica, ou seja, um adjetivo ou substantivo composto.

    Isso não é difícil. Basta ficar atento às “pistas”. Compare:

    É uma criança bem-educada (unidade semântica, adjetivo composto).

    Ela foi bem educada pelos pais (não é uma unidade semântica).

    Pedro é malvisto pelos colegas (unidade semântica, adjetivo composto).

    O lance foi mal visto pelo árbitro da partida (não é uma unidade semântica).

    É muito ruim fazer serviços malremunerados (unidade semântica, adjetivo composto).

    Ele é mal remunerado pela empresa (não é uma unidade semântica).

    GAB: B

  • Letra B. O prefixo bem sempre será acompanhado de hífen na próxima palavra.
  • Bem-sucedido, com hífen, refere-se a quem teve ou tem sucesso, êxito e sorte, sendo sinônimo de vitorioso,

    A sequência bem sucedido, sem hífen, não indica uma palavra isolada, mas sim o seguimento do advérbio bem e o particípio do verbo suceder, que indica o ato de ocorrer, de acontecer depois

  • Errando e aprendendo :)

  • a) Em "A indústria do espírito, uma das operações mercantis mais bem-sucedidas de nosso tempo [...]", a palavra em destaque poderia ser grafada sem hífen, sem com isso acarretar prejuízo semântico ou sintático.

    Incorreta.

    Dica de ouro:

    - O bem não gosta de ninguém: usa hífen.

    - O mal não gosta de vogal: usa hífen apenas em vogal.

     b) Em “A indústria do espírito é um produto das sociedades industrializadas em que as pessoas já têm muito bem resolvidas as necessidades básicas [...]”, a expressão em destaque não poderia ser grafada com hífen, já que utilizar o hífen acarretaria prejuízo semântico ou sintático.

    Correta.

    Nesse caso, o “bem” não é prefixo!

    c) Em “A indústria do espírito é um produto das sociedades industrializadas em que as pessoas já têm muito bem resolvidas as necessidades básicas [...]”, o acento da palavra em destaque é opcional.

    Incorreta. É acento diferencial para distinguir as formas “tem” no singular e “têm” no plural.

    d) Em “[...] o objetivo principal dessas sessões pagas não é tanto salvar a si mesmo [...]”, a palavra em destaque é grafada com “ss” porque significa “cada uma das subdivisões interiores de um estabelecimento”.

    Incorreta. Dica de ouro. Sessão com 3 “s” é reunião, a reunião dos 3 s.

    e) A palavra "subscritores" permite duas grafias: “subscritores” e “sub-escritores”.

    Incorreta. A única grafia correta é “subscritores”.

    *Para aprofundar: Regra dos prefixos “Sub” e “sob” + R/B: HÁ HÍFEN:

    Exemplo: Sub-região, Sub-raça, Sub-reitor

     

     

  • Pelo pouco que sei de hífen, usa-se antes de H, ou letras iguais.

    ex: super-Homen, pre-Histórico, anti-inflamatório, sub-bibliotecário.

    no caso de bem-sucedido admite as duas formas dependendo do sentido.

    1º bem-sucedido = obter sucesso, ser feliz, próspero.

    2º bem sucedido = ato de substituir alguém.

    Agora com letras diferentes não usa hífen. ex: neoliberalismo, extraoficial.

  • Com hifem é uma adjetivo >>> forma uma unidade semântica (então, é uma palavra com hífem)

    Sem hifem o BEM é um adverbio de intensidade e não forma unidade semântica com resolvidas.