SóProvas


ID
2713231
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Tomando resolutamente a sério as narrativas dos “selvagens”, a análise estrutural nos ensina, já há alguns anos, que tais narrativas são precisamente muito sérias e que nelas se articula um sistema de interrogações que elevam o pensamento mítico ao plano do pensamento propriamente dito. Sabendo a partir de agora, graças às Mitológicas, de Claude Lévi-Strauss, que os mitos não falam para nada dizerem, eles adquirem a nossos olhos um novo prestígio; e, certamente, investi-los assim de tal gravidade não é atribuir-lhes demasiada honra.


Talvez, entretanto, o interesse muito recente que suscitam os mitos corra o risco de nos levar a tomá-los muito “a sério” desta vez e, por assim dizer, a avaliar mal sua dimensão de pensamento. Se, em suma, deixássemos na sombra seus aspectos mais acentuados, veríamos difundir-se uma espécie de mitomania esquecida de um traço todavia comum a muitos mitos, e não exclusivo de sua gravidade: o seu humor.


      Não menos sérios para os que narram (os índios, por exemplo) do que para os que os recolhem ou leem, os mitos podem, entretanto, desenvolver uma intensa impressão de cômico; eles desempenham às vezes a função explícita de divertir os ouvintes, de desencadear sua hilaridade. Se estamos preocupados em preservar integralmente a verdade dos mitos, não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam e considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes e fazer rir aqueles que o escutam.


      A vida cotidiana dos “primitivos”, apesar de sua dureza, não se desenvolve sempre sob o signo do esforço ou da inquietude; também eles sabem propiciar-se verdadeiros momentos de distensão, e seu senso agudo do ridículo os faz várias vezes caçoar de seus próprios temores. Ora, não raro essas culturas confiam a seus mitos a tarefa de distrair os homens, desdramatizando, de certa forma, sua existência.


      Essas narrativas, ora burlescas, ora libertinas, mas nem por isso desprovidas de alguma poesia, são bem conhecidas de todos os membros da tribo, jovens e velhos; mas, quando eles têm vontade de rir realmente, pedem a algum velho versado no saber tradicional para contá-las mais uma vez. O efeito nunca se desmente: os sorrisos do início passam a cacarejos mal reprimidos, o riso explode em francas gargalhadas que acabam transformando-se em uivos de alegria.


(Adaptado de: CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado. São Paulo, Ubu, 2017) 

Considerando o contexto, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E!?!?!

     

    Pelo amor de Deus, indiquem essa questão para comentário.

     

    Não vejo como estar correto esse gabarito.

     

    Dicionário eletrônico Houaiss:

     

    Selvagem

    adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros


    diz-se de indivíduo não civilizado ou de civilização primitiva; nômade, bárbaro

     

     

     

  • INDICADA

  • Para minha ignorância não faz sentido nenhun o uso do "primitivos" com sentido irônico.

  • indicada

  • Errei, mas acredito que o gabarito (alternativa E) esteja correto. 

    Quando o autor utiliza a palavra primitivos (entre aspas, inclusive), não pretende trazer a ideia, em sentido literal, de que os indígenas são primitivos, mas apenas ironizar uma visão muitas vezes presente entre nós mesmos, "civilizados".

    Quanto à alternativa "b", acredito que no contexto não são sinônimos mesmo, porque os indígenas existentes atualmente são "selvagens" em razão do meio em que vivem e não porque representam um estado primitivo nosso. Podem até ser primitivos de indígenas do futuro (como nós mesmos também podemos ser considerados primitivos para seres do futuro), mas não primitivos perante seres que coabitam este espaço neste mesmo momento histórico/cronológico.  

  • Marquei a letra B. Entendi foi nada agora.

  • Ironia? Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal

    https://www.significados.com.br/ironia/

  • Não sei porque tanta indignação
    "CONSIDERANDO O CONTEXTO"

  • Apesar de ter errado, olhando novamente, acho que entendi, vejam se é isso:

     

    Gabarito E: "primitivos" (4° parágrafo) está empregado de forma irônica. 

     

    A vida cotidiana dos “primitivos”, apesar de sua dureza, não se desenvolve sempre sob o signo do esforço ou da inquietude; também eles sabem propiciar-se verdadeiros momentos de distensão, e seu senso agudo do ridículo os faz várias vezes caçoar de seus próprios temores. Ora, não raro essas culturas confiam a seus mitos a tarefa de distrair os homens, desdramatizando, de certa forma, sua existência.

     

    Lendo com mais calma, conseguimos perceber que o autor coloca a palavra entre aspas exatamente para sinalizar a ironia! Ao longo do texto ele explica os sentidos dos mitos indígenas que nós, muitas vezes, ignoramos, e demonstra que eles não são primitivos como, costumeiramente, consideramos. Exemplo: "eles sabem propiciar-se verdadeiros momentos de distensão" ou "seu senso agudo do ridículo os faz várias vezes caçoar de seus próprios temores". Daí a ironia: chamar de primitivos quando o texto demonstra semelhanças conosco, aproximando-os da nossa realidade.

    Mais uma coisa que pode ajudar: Primitivos, como bem o colega falou, refere-se a "indivíduo não civilizado ou de civilização primitiva; nômade, bárbaro", a referencia a "vida cotidiana", não fecha com o sentido literal de "primitivo", ja que se é cotidiana (e atual), não pode ser primitiva, certo?

     

    Acredito que a ironia é delicada (por isso mesmo a opção do autor pelas aspas), mas está presente, tanto se a gente considerar o contexto geral, quanto as palavras colocadas na frase (bem como o uso das aspas).

     

    Questão que separa as meninas das mulheres, no caso, eu fiquei entre as meninas...

     

    Segue o baile.

     

  • Se não houvesse a letra E, eu teria marcado B.

    Mas, com a FCC, às vezes é analisar palavra por palavra: primitivo é algo inicial, a origem de algo, enquanto selvagem me remete a bruto, cru... não são sinônimos. 

  • No texto, primitivos e selvagens referem-se aos índios, portanto, entendo como sinônimos no contexto que foi atribuído pelo autor. Inclusive, a questão retira as duas palavras do texto utilizando as aspas. Questão digna de anulação, porque é óbvio que selvagem não é sinônimo de primitivo. A questão ainda pede para considerar o contexto!

    Discordo que a letra E esteja certa, porque primitivo é modo de falar, remete à civilização antiga, inicial; como a indígena. Não existe ironia nisso!

    Primitivo: 

    1. que é o primeiro a existir; que coincide com a origem de algo; inicial, primevo, original.

    2. contemporâneo dos primeiros tempos de uma civilização; antigo, ancestral, remoto.

     

  • Bah, eu fiquei mto na dúvida da  B e da E (chutei que nem o Messi na copa, e errei o penalti, fui de B). O que pensei é que, no contexto, "primitivo" e "selvagem" realmente podem ser usados como sinônimos (imagino que o autor tenha usado a mesma palavra ao escrever o texto, porém ao reler, preferiu trocar uma das palavras para dar uma enriquecida no vocabulário, pelo menos é o tipo de coisa que faço qndo escrevo um texto). Quase fui de E, mas pensei que a ironia era mto subjetiva... 
     

  • Não vejo erro na "b" e nem na "e"..

  • O jeito é indicar para comentários! 

  • Para mim, são sinônimos sim

    Abraços

  • imbecilidade

     

    A vida cotidiana dos “primitivos”, apesar de sua dureza, não se desenvolve sempre sob o signo do esforço ou da inquietude; também eles sabem propiciar-se verdadeiros momentos de distensão, e seu senso agudo do ridículo os faz várias vezes caçoar de seus próprios temores. Ora, não raro essas culturas confiam a seus mitos a tarefa de distrair os homens, desdramatizando, de certa forma, sua existência.

     

    dizer que os primitivos eram ironicos não dá sentido de ironia a palavra primitivo.

  • Brigar com subjetividade é brincandeira. O cara interpreta e faz a questão de uma forma como se fosse absoluta.

     

    Não percebi ironia alguma nesse termo, e, para mim, os dois termos da letra B são sinônimos, pois ambos se referem aos indígenas, tanto é que, se trocarmos ambos de lugar, o sentido permanece o mesmo.

  • Errei seguindo essa lógica de "primitivo" e 'selvagem" serem sinônimos por se referirem aos indíginas, já que não encontrei nenhuma outra alternativa mais coerente. Acho que essa é aquela questão subjetiva pra niinguém gabaritar essa prova.

  •  

    Primitivo:

     

    Mais antigo, primeiro.,Coevo; dos primeiros tempos.,Inicial; original.,A primeira época da humanidade.,A primeira idade de uma nação.,a Igreja primitiva:  a dos primeiros tempos do cristianismo.,palavra primitiva:  a que serve de radical e da qual muitas outras são derivadas.,tempos primitivos:  aqueles de que os outros se formam pela mudança das desinências.,terrenos primitivos:  os que não contêm nenhuns vestígios de corpos organizados.

     

    Selvagem:

     

    Peça de artilharia.,Próprio das selvas; que nelas se cria, nelas cresce ou vive.,Bravio; montês.,Inculto; maninho.,Silvestre; bravo; que cresce sem cultura e sem cuidado especial.,Inabitado; despovoado; deserto; ermo.,Grosseiro, rude; intratável.,Diz-se do homem ou do povo que vive sem mais noções sociais do que as que o instinto lhe sugere.,Arisco, que gosta de viver só.

     

    Dicionário do Aurélio.

     

  • Pessoal, a letra B está claramente errada e a resposta está NA PRÓPRIA PROVA. 

     

    Vejam a questão Q904410, da mesma prova, em relação ao mesmo texto. A banca afirma que a coesão do texto "se estabelece sobretudo pelo uso de pronomes e de termos que, embora de sentido diverso, têm uma mesma referência, como “selvagem”, “índio”, “primitivo”, “membro da tribo”. "

     

    A própria prova já diz que os termos "selvagem" e "primitivo" possuem SENTIDOS DIVERSOS. Como poderiam ser sinônimos se não possuem o mesmo sentido?

     

    Como bem demonstrou a colega LEILA MPT logo abaixo, primitivos e selvagens NÃO são sinônimos. Num contexto isolado, sem o texto, jamais diríamos que essas palavras possuem o mesmo siginificado. O motivo da confusão se dá por esses termos terem um referente em comum, os índios. Como o autor os utiliza de forma semelhante e para referir-se às mesma pessoas, ficamos com a impressão de serem sinônimos, mas não são!

  • Não adianta indicar para comentários ... só quem pode responder essa pergunta é o autor do texto ... Interpretação é algo bastante subjetivo , a não ser que a linguagem do texto seja meramente objetiva e informativa.

     

    Mesma coisa de cobrar interpretação de dom casmurro numa prova objetiva ... vai ter diversas interpretações e vai ficar um bate boca eterno.

     

    ENFIM, a FCC adora fazer isso em português , talvez por causa de uma certa altivez dos examinadores desta banca...

  • Alternativa E

    a)caçoar (4° parágrafo) está empregado em sentido metafórico. 

    Errada. Está no sentido literal

     b)“primitivos” (4° parágrafo) e "selvagens" (1° parágrafo) são sinônimos. 

    Errada. Primitivos dá a ideia de origem e selvagens dá a ideia de bravos

     c)mitos e pensamento (2° parágrafo) são antônimos. 

    Errado. Absurdo

     d)"selvagens" (1° parágrafo) é hiperônimo de homens. 

    Hiperônimo é vocábulo de sentido mais genérico em relação a outro (p.ex., assento é hiperônimo de cadeira, de poltrona etc.; animal é hiperônimo de leão ; flor é hiperônimo de malmequer, de rosaetc.).

    Selvagens não é mais abragente que homem

    e) "primitivos" (4° parágrafo) está empregado de forma irônica. 

    correta

  • Sabemos que primitivo e selvagem não são sinônimos, o problema é que a questão fala em considerar o contexto, e nele as duas palavras têm o mesmo referente. Daí ferra tudo... Só jesus na causa.

  • Vendo os comentários é uma polêmica mesmo, embora a colega tenha dito que os significados não se equivalem; de qualquer forma fiquei sim com dúvidas entre B e E aff.

    obg pela explicação.

  • Conforme o Dicionário online Priberam:

    Pri·mi·ti·vo

    adjectivo

    1. Mais antigo. = PRIMEIRO

    2. Dos primeiros tempos. = INICIAL, ORIGINAL, PRIMEVO

    3. Relativo à origem de algo ou aos seus primeiros momentos ou estados.

    4. Que não sofreu evolução. = ARCAICO, RUDIMENTAR....

    5...

    Sel·va·gem 

    adjectivo de dois géneros

    1. Próprio das selvas; que nelas se cria, nelas cresce ou vive.

    2. Bravio; montês.

    3. Inculto; maninho.

    4. Que nasce e se desenvolve sem ser semeado ou cultivado e sem cuidados especiais. = BRAVO, ESPONTÂNEO, SILVESTRE

    5...

    Si·no·ní·mi·a 
    substantivo feminino

    1. [Linguística]  Relação semântica entre duas ou mais palavras com o mesmo significado.

     

  • Pessoal, eu acertei essa questão e gostaria de compartilhar alguns pontos que acho importante ao se analisar esse tipo de questão da FCC. 

     

    1. A FCC não considera sinômino termos que normalmente são usados como sinônimos no dia a dia, mas que não são de fato. A não ser que ela mencione que no texto os termos foram usados como sinônimo, ela realmente irá considerar os seus verdadeiros significados;

     

    2. Quando a FCC falar em irônia, não esperem que ela esteja se referindo a uma piada como estamos acostumados quando ouvimos o termo irônia. Normalmente ela se refere a um tipo de irônia mais discreta. Nesse caso especificamente, realmente há tal irônia. Não sei se pode ser considerado como paralelo se referir aos "deuses" da mitologia grega, com o termo deuses entre aspas, a fim de mostrar depreciação em relação a eles. Contudo, a FCC normalmente entende dessa forma. 

     

    Por fim, essa é uma análise de quem já respondeu mais de 700 questões de português da FCC. Portanto, é uma percepção que levou tempo para chegar a essa conclusão e que diz respeito apenas às questões da FCC. Lembrem-se que cada banca tem uma forma de cobrança que pode coincidir ou não com as outras.

  • FCC quando não quer imitar o CESPE imita a FGV (a ESAF ela imita no tamanho gigante das questões). Esse estilo de questão subjetiva de Português é puramente "FGViano".

     

     

    Chamar essa questão de difícil, ao meu ver, não é correto, uma vez que lidar com a subjetividade do examindor PALHAÇO é mais uma questão de sorte que conhecimento em si. E ainda há TANSOS que elogiam uma merda dessas - geralmente os que acertam e se iludem que raciocinaram de acordo com a banca e conseguiram decifrar o modus operandi da mesma para as próximas provas.

  • No contexto, as palavras "primitivos" e "selvagens" são, sim, sinônimas. Inclusive têm até o mesmo referente. A alternativa mais adequada para responder a questão é a "B".

  • a) E. Caçoar significa provocar riso de algo ou alguém.
    Veja: e seu senso agudo do ridículo os faz várias vezes caçoar de seus próprios temores. Não está no sentido metafórico, figurado. O fato deles terem senso agudo do rídiculo, os fazem caçoar (rirem) de seus próprios temores.
    b) E. Embora no dia-a-dia para nós sejam sinônimos, de acordo com o dicionário não são:
     1 - primitivo: mais antigo, original.
     2 - selvagem: que nasceu ou vive na selva. Alguém que é bravo.
    c) E. São duas palavras diferentes, mas não antônimos. Um antônimo de mito seria fato (algo verídico).
    d) E. Está invertido. Homens é a categoria geral, enquanto 'selvagens' é específico. Logo 'homens' é hiperônimo de 'selvagens'.
    e) C.

  • Nossa fui tão mal nessa prova que parece que hoje é o meu primeiro dia de estudo!!!

    Ohh Céus essa batalha não é nada fácil!

  • Comentário: Esta foi uma questão bem polêmica e muita gente havia marcado a alternativa (B). Mas, na realidade, a alternativa correta é a (E).
    Acompanhe o raciocínio:

    A alternativa (A) está errada, pois “caçoar” está sendo empregado no  seu sentido denotativo, literal, isto é, zombar.
    A alternativa (B) está errada. Devemos entender que o texto, primeiramente, fala das narrativas dos “selvagens”. É certo que “primitivos” retoma, por coesão, o vocábulo “selvagens”, mas não se pode afirmar categoricamente que apresentam o mesmo sentido. Podemos entender, por exemplo, que os índios, no passado e em muitas tribos atuais, sejam selvagens, mas não cabe a interpretação literal de que eles sejam primitivos, ou seja, os primeiros a habitarem um lugar, de primeira origem. Para tanto, basta lembrarmos da história da evolução humana.
    A alternativa (C) está errada, pois o contexto não permite entender oposição entre “mitos” e “pensamento”.
    A alternativa (D) está errada, pois hiperônimo é a relação de um grupo mais abrangente em relação a outro mais específico. Certamente você
    percebeu que homem não é um grupo mais específico em relação a selvagens, supostamente grupo mais generalizante.
    A alternativa (E) é a correta, pois, tomando por base que os índios não são os primeiros na ordem da evolução humana, isto é, não são primitivos categoricamente, entende-se o emprego das aspas em “primitivos” como destaque para seu valor figurativo, conotativo, irônico.
    Gabarito: E

    DÉCIO TERROR

    ESTRATÉGIA

  • Gabarito  letra E,

    Ironia consiste em empregar uma palavra com o sentido oposto do literal, ou seja , quando ele utilizou a palavra primitivo nao queria se referir as pessoas primitivas do passado, mas sim as se deixam levar pelo temores dos mitos.

  • Indiquem para comentário.

  • Tem pessoal justificando que a B está errada porque "primitivos" e "selvagens" não são sinônimos (trazendo definições de dicionários, etc). Tudo bem, literalmente não são sinônimos, mas o comando da questão pede  "CONSIDERANDO O CONTEXTO". Ora, nesse contexto as duas expressões remetem ao mesmo grupo de pessoas, usando adjetivos que compartilham alguns conceitos (ambos são opostos a "homens modernos", por exemplo). Dentro do contexto desse texto, essas expressões atuam como sinônimos.

     

    Já quanto a alternativa E, existe a possibilidade do autor do texto ter pensado no termo "primitivos" de forma irônica, porém, essa intenção não foi suficientemente explicitada ao longo do texto. Tendo como insumo apenas o texto em questão, não é possível afirmar categoricamente que o termo contém ironia. Penso que quem enxergou dessa forma o fez por interferência de outras experiências vividas, uma bagagem individual que não deveria afetar a interpretação do texto de forma isolada.

     

    Acredito ser bastante difícil que apareça um professor para comentar a questão que critique o gabarito. Em questões de interpretação de texto os professores sempre tentam concordar uns com os outros, para não iniciar um debate subjetivo em que algum deles acabará perdendo e demonstrando fragilidade. Mas o gabarito dessa questão está errado.

  • Qual regra é essa que diz que se uma palavra está entre aspas provaveilmente ela é uma ironia?  

    As palavras Selvagens e Primitivo na sua constituição filosófica ou sintática podem ser diferentes mas em muitas vezes durante minha vida vi pessoas se referirem a ambos como sinônimos por isso fui direto na B, pois no contexto era muito claro a sinonímia, algo que é primitivo, pode ser selvagem e vice versa, sei que não necessariamente mas isso é bem usado.

    Questão subjetiva , principalmente pelo fato de não enxergar ironia .... triste porque Deus não me deu uma bolinha de cristal, tampouco o dom de ler a mente do examinador, hehe

  • Questão lixo.

  • Às vezes, nós forçamos muito pra dizer que uma questão está certa aqui no QC só porque a banca diz que está certa.

  • Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh Não me fode, FCC!

     

  • babados de concurso vc encontra aqui =)

  • o pior foi ver o professor tentar justificar que nao é a letra B

  • Tinha respondido uma questão da FCC para identificar o item que tinha sentido irônico. O gabarito foi o único item que tinha aspas. Registrei essa informação. Mas nessa questão há vários itens que possuem aspas. Só acertei porque comecei pelo item "e" e marquei de imediato. 

  • Vamos fazer uma votação? Qual é o Professor (a) que possui a melhor maestria em justificar o injustificável:         1-Karen Dutra.                                                                              2-Alexandre Soares 

  • Vamos lá - assistir a correção da Prof Flavia Rita e achei bem interessante o posicionamento dela.

    Concordo plenamente com vcs que eu marcaria infinitamente a letra B.

    B - Primitivos - levou em consideração os índios... já selvagens seria um pouco mais amplo. Confesso que foi dificil enxergar isso...

    E - Ironia - não é só fazer graça.... atribuir ao termo um sentido contrário.

    Nesse caso quando vc volta ao texto percebe-se que de primitivos esses povos não tem nada, pois eles tem um sistema de comunicação sofisticados que inclui o lazer.