SóProvas


ID
2713237
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Tomando resolutamente a sério as narrativas dos “selvagens”, a análise estrutural nos ensina, já há alguns anos, que tais narrativas são precisamente muito sérias e que nelas se articula um sistema de interrogações que elevam o pensamento mítico ao plano do pensamento propriamente dito. Sabendo a partir de agora, graças às Mitológicas, de Claude Lévi-Strauss, que os mitos não falam para nada dizerem, eles adquirem a nossos olhos um novo prestígio; e, certamente, investi-los assim de tal gravidade não é atribuir-lhes demasiada honra.


Talvez, entretanto, o interesse muito recente que suscitam os mitos corra o risco de nos levar a tomá-los muito “a sério” desta vez e, por assim dizer, a avaliar mal sua dimensão de pensamento. Se, em suma, deixássemos na sombra seus aspectos mais acentuados, veríamos difundir-se uma espécie de mitomania esquecida de um traço todavia comum a muitos mitos, e não exclusivo de sua gravidade: o seu humor.


      Não menos sérios para os que narram (os índios, por exemplo) do que para os que os recolhem ou leem, os mitos podem, entretanto, desenvolver uma intensa impressão de cômico; eles desempenham às vezes a função explícita de divertir os ouvintes, de desencadear sua hilaridade. Se estamos preocupados em preservar integralmente a verdade dos mitos, não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam e considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes e fazer rir aqueles que o escutam.


      A vida cotidiana dos “primitivos”, apesar de sua dureza, não se desenvolve sempre sob o signo do esforço ou da inquietude; também eles sabem propiciar-se verdadeiros momentos de distensão, e seu senso agudo do ridículo os faz várias vezes caçoar de seus próprios temores. Ora, não raro essas culturas confiam a seus mitos a tarefa de distrair os homens, desdramatizando, de certa forma, sua existência.


      Essas narrativas, ora burlescas, ora libertinas, mas nem por isso desprovidas de alguma poesia, são bem conhecidas de todos os membros da tribo, jovens e velhos; mas, quando eles têm vontade de rir realmente, pedem a algum velho versado no saber tradicional para contá-las mais uma vez. O efeito nunca se desmente: os sorrisos do início passam a cacarejos mal reprimidos, o riso explode em francas gargalhadas que acabam transformando-se em uivos de alegria.


(Adaptado de: CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado. São Paulo, Ubu, 2017) 

Quanto à coesão do texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

     

    É a chamada coesão por referência, coesão referencial.

    Um termo ou expressão é substituído por outro (pronomes ou palavras sinônimas). Possibilita uma leitura menos repetitiva.

  • O interessante é que, na questão anterior, o examinador não considerou as palavras "primitivos" e "selvagens" como sinônimos nesse contexto, dando a alternativa como errada. Nessa questão, porém, ele afirma o contrário.

  • Lendo o texto, já percebia várias maldades q a FCC poderia fazer nas questões. Kkkkkkk!

     

     

    “Não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare.” 

  • Acertei, mas que canseira essa questão.

     

  • Exatamente, João_Paulo... quem acertou uma, errou a outra.

  • Errei por lerdeza, porque pensei na questão  “primitivos” (4° parágrafo) e "selvagens" (1° parágrafo) são sinônimos. FCC considerou errada.

     

    Porém, foi falta de atenção, pq a banca foi clara ao dizer "embora de sentido diverso, têm uma mesma referência".

    Entendam, ela disse, na alternativa correta, que eles têm sentido diverso.

    então a FCC continua com o mesmo raciocínio da questão anterior, NÃO SÃO SINÔNIMOS mesmo e sim TEM O MESMO REFERENTE.

     

    Gente, vamos falar a real, a FCC quase nunca anula uma questão de português, deve ter uns 10 professores revisando..

    Não adianta reclamar da prova, o salário de defensor é 22k.  Vamos correr atrás, pq tb somos capazes!

    P.S isso não significa q eu tenha acertado tudo.

     

     

  • Cauby seu maldoso!!!

  • Gente, ele pede na questão a REFERÊNCIA, ele não diz que PRIMITIVOS E SELVAGENS são sinônimos. Porém eles se referem aos "índios".

    Questão correta.

  • Este texto foi escolhido ao gosto da maldade e esta mania de pontuar parágrafo e não linha; o que é pior, eles não sabem diferenciar parágrafo de sentença... 

    Imagino na hora da prova! 

  • Interessante que, na prova toda, o examinador considerou os termos como não sendo sinônimos

    Abraços

  • Não vi erro na D. Alguém ?

  • Bastava saber que os termos NÃO são sinonimos.

    Gab: B

    No proximo ano de copa do mundo você estará concursado?

  • Galera, é o seguinte, se liguem no comando da questão: 

     

    Quanto à coesão do texto, é correto afirmar que:

     

     

     a)é dada pela repetição do termo “mito”, seus derivados e sinônimos, como “mitomania”, “hilaridade”, “cacarejos” e “narrativas”. 

    Mitomania e hilaridade tem o mesmo referencial, portanto ta correto. Cacarejos e narrativas não. ERRADO

     

    b)se estabelece sobretudo pelo uso de pronomes e de termos que, embora de sentido diverso, têm uma mesma referência, como “selvagem”, “índio”, “primitivo”, “membro da tribo”. 

    Veja que essa alternativa traz não só os termos referenciais mas também o uso dos pronomes como forma de coesão. É importante que se verifique que todos os termos tenham o mesmo referencial, não obstante o fato de apresentarem sentido diverso. CERTO

     

     c)é estruturada na oposição entre pensamento mítico e humor, por um lado, e na referenciação entre os segmentos textuais estabelecida principalmente pelos pronomes. 

    Como vimos na b, referenciação entre segmentos = coesão. Entretanto a primeira parte da alternativa não é oposição às referencias, na verdade não faz o menor sentido isso (leiam com atenção!). ERRADO

     

     d)se articula a partir do uso de expressões adverbiais, como “certamente”, “mais uma vez”, “às vezes”, “a sério”, “talvez”, que ligam as estruturas sintáticas, intensificando seu sentido. 

    Pra mim foi a alternativa mais dificil, talvez seja menos completa que a b, ou não pude achar o erro. ERRADO

     

     e)é construída mediante a pontuação expressiva e o uso dos verbos ora no pretérito, ora no presente do indicativo, a fim de indicar um percurso temporal no desenvolvimento da argumentação. 

    Não compactua exatamente com a ideia de coesão, embora tenha sentido, não há uma conexão direta como a alternativa b. ERRADO

    Criei um canal com resolução de questões aqui do qc, espero que te ajude!

    youtube.com/channel/UCKqb4hrACvuQDwdlEZgItQg

  • Ou duas pessoas elaboraram essa prova de Português ou a pessoa era bipolar, não é possível! kkkkkkkk

    Palmas pra quem acertou as duas questões que envolviam "selvagens" e "primitivos"! VC É FODA!

  • Tipos de coesão:

     

    Coesão por referência: é um dos tipos mais utilizados em um texto. Graças a ela, evitamos repetições de termos, descuido que pode tornar desagradável a leitura de um texto. ( É O CASO DO TEXTO). 

     

    Coesão por substituição: são empregadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados através da anáfora.

     

    Coesão por elipse: Ocorre por meio da omissão de uma ou mais palavras sem que isso comprometa a clareza de ideias da oração.

     

    Coesão por conjunção: Esse tipo de coesão possibilita relações entre os termos do texto através do emprego adequado de conjunções.

     

    Coesão lexical: ocorre por meio do emprego de sinônimos, pronomes, hipônimos ou heterônimos.

     

    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/tipos-coesao.htm

  • Gab = B 


  • Comentário: A alternativa (A) está errada, pois as palavras “hilaridade”, “cacarejos” e “narrativas” não são substitutivas de “mitos”. Assim, não fazem parte de uma cadeia coesiva de “mitos”, não repetem a ideia de tal palavra.

    A alternativa (B) é a correta, pois podemos perceber uma repetição da ideia de “selvagem” em “índio”, “primitivo”, “membro da tribo”. Só podemos ter tal alternativa como correta, tendo em vista o complemento colocado sobre o alerta de que tais palavras apresentam sentidos diversos, mas retomam de certa maneira as palavras anteriores.

    A alternativa (C) está errada, pois o texto não é estruturado na oposição entre pensamento mítico e humor, mas na seriedade da mensagem do mito, em contraste com a possibilidade de se encontrar humor.

    A alternativa (D) está errada e a banca quis enrolar você. É claro que as expressões “certamente”, “mais uma vez”, “às vezes”, “a sério”, “talvez” são adverbiais, mas a coesão do texto não se baseou nelas.

    A alternativa (E) está errada, pois a expressão “o uso dos verbos ora no pretérito, ora no presente do indicativo” dá uma ideia de que a quantidade de verbos no presente e no passado é próxima. Porém, notamos que o texto emprega predominantemente o verbo no presente do indicativo e só usou um verbo no passado (“deixássemos”), em cuja estrutura se transmitiu hipótese.
    Gabarito: B

    DÉCIO TERROR

    ESTRATÉGIA

  • Me desculpem os professors, mas é questão de bipolaridade sim,como em uma questão elas NÃO são sinonimas e na outra PODEM SER?  Loucura, definitivamente preciso melhorar meus dons subjetivos. Ao menos só teria errado uma delas...

  • É, meus senhores, virou bagunça mesmo...

  • gente, a verdade é que todos que chegamos até aqui (ou seja, todos que são obrigados a fazer uma prova da FCC) estamos pagando os pecados que cometemos em toda a nossa vida, mais os pecados que cometeremos até nossa morte.

  • E Ana Leal precisamos de respostas como a sua. Explicou bem e depois do que li, consegui assimiliar realmente a falta de atenção sobre determinadas questoes.

  • Para resolver uma questão que cobra o conceito de coesão textual, você precisa saber que:


    1)    Coesão é o nome que se dá às formas de conexão entre as partes do texto, de maneira a evitar repetições desnecessárias e articular adequadamente palavras, orações, períodos e parágrafos.

    2)    Existem dois tipos de coesão no interior dos textos: a coesão referencial, que diz respeito aos movimentos de retomada e antecipação de conteúdos; e a coesão sequencial, que se aplica à ligação entre as partes do texto por meio de conectivos.

    3)    Para observar se o comentário sobre a coesão está correto, você deve retornar ao texto e verificar se o funcionamento dos termos mencionados nas opções está descrito corretamente, de acordo não só com a estrutura, mas também com o sentido (coerência).


    Com base nessas informações, analisemos as opções.


    A)   é dada pela repetição do termo “mito", seus derivados e sinônimos, como “mitomania", “hilaridade", “cacarejos" e “narrativas". 

    ERRADA.

    Observe que, na letra A, existem conceitos que se adicionam ao de coesão: o de sinônimo (mesma significação entre as palavras) e o de derivados (palavras da “mesma família", formadas com acréscimos de prefixos e/ou sufixos a um mesmo radical). Bem sabemos que os derivados e os sinônimos são produtivos recursos de coesão referencial, pois evitam a repetição desnecessária de termos, por outro lado, erra-se, na letra A, pelas palavras que se indicam como “derivadas" e “sinônimas", e não por inseri-las como processos de coesão. Fica evidente, mesmo sem retornar ao texto, que “hilaridade", da mesma família de “hilário", “carcarejos" e “narrativas" não são derivados, nem sinônimos de mitos. Além disso, a única palavra que poderia se aplicar a essa análise, “mitomania", não cabe também, porque não é sinônima, apenas significa um gosto excessivo, uma repetição por questões mitológicas, mas não propriamente um mito. Além disso, essa palavra não é derivada (formada por acréscimos de prefixos ou sufixos), mas composta, constituída pela junção de radicais (mito + mania).


    B) se estabelece sobretudo pelo uso de pronomes e de termos que, embora de sentido diverso, têm uma mesma referência, como “selvagem", “índio", “primitivo", “membro da tribo". 

    CORRETA.

    Na letra B, descreve-se o princípio da coesão referencial: estabelecer a progressão do texto com retomadas que sejam feitas por elementos gramaticais e lexicais (dicionarizados) diversos, para evitar repetições desnecessárias. É justamente o que ocorre quando “selvagem" continua a significar a essência da informação, porém com outras palavras, como “índio", “membro da tribo", entre outros. Vale destacar que a coesão referencial não só é importante para recuperar informações, mas também para apresentar alguma nova informação ou opinião com a escolha das palavras utilizadas no processo de construção do texto.


    C) é estruturada na oposição entre pensamento mítico e humor, por um lado, e na referenciação entre os segmentos textuais estabelecida principalmente pelos pronomes. 

    ERRADA.

    Embora haja a referenciação (coesão referencial) entre os segmentos textuais, também por pronomes, além de outros recursos, não é correto afirmar que há um oposição entre pensamento mítico e humor, visto que, no texto, desenvolve-se, justamente, a proximidade entre os conceitos, pois muitos utilizam os mitos para divertir, distrair os ouvintes. Daí a relação com o lúdico e o divertido, mais próxima do riso e do hilário do que do tom sério que alguns dão a essas narrativas.


    D)   se articula a partir do uso de expressões adverbiais, como “certamente", “mais uma vez", “às vezes", “a sério", “talvez", que ligam as estruturas sintáticas, intensificando seu sentido. 

    ERRADA.

    Embora as expressões mencionadas sejam, de fato, adverbiais, pois expressam circunstâncias gramaticais, como tempo, modo, dúvida, por exemplo, elas não são o ponto de partida para que as partes do texto se articulem, ou seja, a coesão do texto não se articula “a partir" delas, mas por meio delas, além de outras expressões igualmente importantes.


    E) é construída mediante a pontuação expressiva e o uso dos verbos ora no pretérito, ora no presente do indicativo, a fim de indicar um percurso temporal no desenvolvimento da argumentação. 

    ERRADA.

    Pontuação expressiva é a que se utiliza para sinalizar expressões do sujeito: emoções, sentimentos, pensamentos supostos. Não é o que acontece no texto em questão. Além disso, os verbos no pretérito e no presente não indicam uma linha temporal na argumentação, mas organizam os argumentos, de modo a apresentar fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista.


    Resposta: B