-
Gabarito: C
"[...] serenidade que esteve sempre presente num José Pancetti e (serenidade) que permanece também unanimemente na obra de um Milton Dacosta, de um Guignard ou Iberê Camargo, serenidade que é uma espécie de densidade, de conteúdo irredutível e inalienável, símbolo de uma fatalidade e de uma vontade de arte que deixa de ser esforço para ser personalidade e natureza."
Reparem que não existem dois sujeitos diferentes, sendo que o sujeito da segunda oração só está elíptico, mas também se refere ao termo "serenidade". Deste modo, recomenda-se que não seja usada a vírgula antes da conjunção "e", visto que o seu uso é adequado diante de orações com sujeitos diferentes, o que não é o caso.
-
aguem pode informar o que tá sublinhado?
-
As frase estão destacadas em itálico e não sublinhadas.
-
A única alternativa sublinhada é a letra ''a'', senão vejamos:
a)
Em e sendo assim apartidário é bem o exemplo daquele pintor (3° parágrafo), o segmento sublinhado pode ser isolado por vírgulas, uma vez que se trata de oração intercalada.
“Não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare.”
-
Ponto de exclamação: marcar o fim de enunciado com entonação, normalmente exprimindo admiração, surpresa, assombro ou indignação (pode ser usado com interjeições ou locuções interjetivas, estas últimas que são a união de duas palavras normais formando uma interjeição).
Abraços
-
Não sei se estou cansado, mas essa prova tá difícil....
-
Agora FCC vai começar cobrar a INCORRETA, quase que caio nessa.
-
"O pintor Carlos Scliar atinge no momento presente uma serenidade que é característica simples e pura de um artista sem ansiedades e sem inquietações, serenidade que esteve sempre presente num José Pancetti e que permanece também unanimemente na obra de um Milton Dacosta,"
-
Observa-se na primeira oração um referente direto ao pronome relativo e, no segundo, indireto, mas sempre com o mesmo referente: "serenidade". Ou seja, o primeiro pronome relativo (sujeito) tem como referente "serenidade" e, novamente, o 2º pronome relativo (sujeito) temos como referente "serenidade", o que vai de encontro à regra da vírgula antes do "E" quando no sentido de sujeitos diferentes.
-
Gabarito: C
-
Embora tenha acertado a questão, fiquei em dúvida quanto a letra b, por achar que tal enunciado não se trata de um aposto. Que tipo de aposto seria este?
-
A alternativa que eu tive certeza que não era a correta, ERA a correta! Poxa vida!
-
De fato existem 2 sujeitos iguais, porém nenhum deles está elíptico. O sujeito é o pronome relativo "que" ( sujeito sintático) e tem como referente serenidade (sujeito semântico) .Além disso, não há recomendação para não se usar uma vírgula diante de 2 orações coordenadas pela conjunção
aditiva "e"; isso apenas daria ênfase àquela oração que estiver "entre vírgulas". Espero tê-los ajudado.
-
E eu cai nessa Sergio Jr Agora FCC vai começar cobrar a INCORRETA, falta de atenção.
-
A alternativa (C) é a errada, pois o pronome relativo “que” é reiterado por paralelismo, por isso os verbos “esteve” e “permanece” se referem ao
pronome relativo “que”, em suas duas ocorrências. Note! Sempre que houver a expressão “e que”, há uma palavra “que” anteriormente, mantendo um paralelismo, por isso não cabe vírgula antes da palavra “que”. Confirme:
O pintor Carlos Scliar atinge no momento presente uma serenidade que é característica simples e pura de um artista sem ansiedades e sem
inquietações, serenidade que esteve sempre presente num José Pancetti e que permanece também unanimemente na obra de um Milton Dacosta, de um Guignard ou Iberê Camargo, serenidade que é uma espécie de densidade, de conteúdo irredutível e inalienável, símbolo de uma fatalidade e de uma vontade de arte que deixa de ser esforço para ser personalidade e natureza.
-
essa prova da DPE acabou com o meu português, achei nivel hard.
-
GABARITO C
Está incorreta a alternativa, pois o sujeito da oração é serenidade e ao acrescentar a vírgula logo após "Pancetti" estaria separando o complemento do mesmo sujeito da oração anterior.
-
Na letra a, o que está sublinhado é: sendo assim apartidário.
-
Uma dica em provas em geral, mas focado na FCC...
Uma prova de 120 questões e 5 horas pra fazer são 2 minutos e meio pra resolver cada questão, fora ainda preencher o gabarito.
Então, essas questões de texto das bancas, estão aí nas primeiras da prova apenas pra fazer o aluno perder muito tempo, é deixar mais para o meio da prova pra tentar resolver.
Só uma dica.
-
Na letra "d" essa vírgula proposta pelo item não separacia o sujeito do verbo não ? Pra mim, o sujeito do verbo "merece" é " a apreciação"
-
Eu não entendi nada do que ele quis dizer com ---> No 3° parágrafo, o uso das aspas denota o afastamento do autor do texto quanto às agremiações artísticas presas a um único atributo pictórico.
Porém como tive certeza que a C estava errada marquei.
Mas alguém também não entendeu ?!
-
Falar um pouco dessa alternativa que não parece ,mas para mim foi a mais cabulosa de todas
D-Nessa alternativa a FCC seguiu a gramática de SAID ALI que aceita uma virgula após a oração subordinada adjetiva restritiva longa.O gramáticos atuais não aceitam esse tipo de virgula.
que os pintores, na sua maioria, se comprazem com o exame tão só das derivações da cor, a apreciação de um pintor que leva as suas indagações mais além, isto é, às derivações da luz, da semelhança, das formas objetiva ou indeterminada ,
Fonte:Clayton Natal
GABARITO C
-
ALTERNATIVA A: Alternativa correta. Por ser oração subordinada adverbial deslocada, “sendo assim apartidário” pode ser separado por vírgulas.
ALTERNATIVA B: Alternativa correta. O travessão que isola o segmento mostrado já nos dá pistas de que se trata de um aposto. Além disso, a expressividade marcada pela exclamação associada ao contexto do trecho mostra efetivamente que se trata da opinião do autor sobre o alheamento que se distancia da vida concreta praticado pelas obras artísticas, especialmente as modernas.
ALTERNATIVA C: Alternativa INCORRETA. Como existem orações coordenadas por mesmo sujeito (serenidade), o uso de vírgula após “Pancetti” é uma incorreção.
ALTERNATIVA D: Alternativa correta. O segmento iniciado em “isto é” e terminado em “indeterminada” expressa uma explicação, devendo, para conferir maior clareza ao que se escreve, ser isolado por vírgulas. Com o emprego da vírgula proposta, fica mais claro que o sujeito da forma “merece” tem como núcleo “apreciação”.
ALTERNATIVA E: Alternativa correta. As aspas revelam a citação do discurso que outrem fala sobre Scliar, adjetivos com os quais o autor não concorda ao deixar claro, com o uso das aspas, que esses termos representam opiniões que não compatibilizam com o seu texto.
-
Parei na C pra não procurar ovo em pelo de galinha kkkkkkk...talvez muita gente tenha errado porque não retornou ao texto!
Notem, no texto, que não são duas orações com sujeitos diferentes, sendo o sujeito das duas a palavra '' serenidade''.
------------------
Kened, realmente vemos questões gigantes para pouco tempo de prova! Mas aí vai de você ver qual domina mais. Eu ,por exemplo, deixo português para o final porque tenho mais dificuldade.
Abraços e até a posse!
-
-
Esse prova foi punck