SóProvas


ID
2713267
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O pintor Carlos Scliar atinge no momento presente uma serenidade que é característica simples e pura de um artista sem ansiedades e sem inquietações, serenidade que esteve sempre presente num José Pancetti e que permanece também unanimemente na obra de um Milton Dacosta, de um Guignard ou Iberê Camargo, serenidade que é uma espécie de densidade, de conteúdo irredutível e inalienável, símbolo de uma fatalidade e de uma vontade de arte que deixa de ser esforço para ser personalidade e natureza.

      Na hora exata em que os pintores, na sua maioria, se comprazem com o exame tão só das derivações da cor, a apreciação de um pintor que leva as suas indagações mais além, isto é, às derivações da luz, da semelhança, das formas objetiva ou indeterminada merece ser meditada dentro de uma avaliação mais detida e menos sumária.

      Scliar faz parte do número desses artistas que não dão à ocupação com as artes um sentido partidário, não é “concretista”, nem “figurista”, nem “geométrico”, nem “informal”, quero crer que também em sua vida habitual não torce pelo Flamengo ou pelo Vasco, e sendo assim apartidário é bem o exemplo daquele pintor que leva as suas indagações além da fixação das diferenciações de um único atributo da pintura. Diz Ortega y Gasset, com boa parte de verdade, que o homem é uma máquina de preferir; apenas com boa parte de verdade, digo eu, porque esta preferência não é constante e imutável, mas sofre incessantemente as flutuações do desejo, da esperança e da curiosidade.

      A insistência numa única e determinada coisa preferida revela um espírito de ascese e solidão, de hermetismo e alheamento que se distancia da vida − e a maior parte da pintura moderna se distancia da vida! Por isso o pintor Carlos Scliar, revalorizando certas qualidades estéticas, fazendo novamente e humanamente respeitar os valores da exatidão, da virtuosidade e da dificuldade, procura reintegrar a pintura na sua totalidade e na sua grandeza. Procura reintegrá-la numa verdade da qual nunca se afastou, podemos afirmar, a arte musical, tantas vezes tomada como exemplo ou paradigma para as outras artes.

      As preferências de Scliar, entretanto, não fogem de ser limitadas apenas nesses valores específicos e abstratos, também se realizam em termos mais genéricos: na natureza-morta, na paisagem, no retrato. As variações de cor, de luz, de tonalidades das suas naturezas-mortas demonstram uma intimidade com os objetos, uma variável constância, uma assiduidade, uma vigília; os seres prediletos dos seus quadros de natureza-morta dão a impressão de que estão velando, de que estão assistindo ao pintor no trabalho e no cuidado da obra elaborada, estão ali prestando-lhe o conforto da sua utilidade, trazendo-lhe a evidência do seu mutismo e docilidade, confiando-lhe, silenciosamente, os segredos de Morandi.

                                    (CARDOZO, J. “Carlos Scliar”, Habitat, SP, 1961) 

A respeito da pontuação do texto, está INCORRETO o que consta de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    "[...] serenidade que esteve sempre presente num José Pancetti e (serenidade) que permanece também unanimemente na obra de um Milton Dacosta, de um Guignard ou Iberê Camargo, serenidade que é uma espécie de densidade, de conteúdo irredutível e inalienável, símbolo de uma fatalidade e de uma vontade de arte que deixa de ser esforço para ser personalidade e natureza."

    Reparem que não existem dois sujeitos diferentes, sendo que o sujeito da segunda oração só está elíptico, mas também se refere ao termo "serenidade". Deste modo, recomenda-se que não seja usada a vírgula antes da conjunção "e", visto que o seu uso é adequado diante de orações com sujeitos diferentes, o que não é o caso.

  • aguem pode informar o que tá sublinhado?

  • As frase estão destacadas em itálico e não sublinhadas.

  •  

    A única alternativa sublinhada é a letra ''a'', senão vejamos:

     

    a)

    Em e sendo assim apartidário é bem o exemplo daquele pintor (3° parágrafo), o segmento sublinhado pode ser isolado por vírgulas, uma vez que se trata de oração intercalada.  

     

     

    “Não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare.” 

     

     

  • Ponto de exclamação: marcar o fim de enunciado com entonação, normalmente exprimindo admiração, surpresa, assombro ou indignação (pode ser usado com interjeições ou locuções interjetivas, estas últimas que são a união de duas palavras normais formando uma interjeição).

    Abraços

  • Não sei se estou cansado, mas essa prova tá difícil....

  • Agora FCC vai começar cobrar a INCORRETA, quase que caio nessa.

  • "O pintor Carlos Scliar atinge no momento presente uma serenidade que é característica simples e pura de um artista sem ansiedades e sem inquietações, serenidade que esteve sempre presente num José Pancetti e que permanece também unanimemente na obra de um Milton Dacosta,"

    -

    Observa-se na primeira oração um referente direto ao pronome relativo e, no segundo, indireto, mas sempre com o mesmo referente: "serenidade". Ou seja, o primeiro pronome relativo (sujeito) tem como referente "serenidade" e, novamente, o 2º pronome relativo (sujeito) temos como referente "serenidade", o que vai de encontro à regra da vírgula antes do "E" quando no sentido de sujeitos diferentes. 

    -

    Gabarito: C

  • Embora tenha acertado a questão, fiquei em dúvida quanto a letra b, por achar que tal enunciado não se trata de um aposto. Que tipo de aposto seria este?

  • A alternativa que eu tive certeza que não era a correta, ERA a correta! Poxa vida!

  •           De fato existem 2 sujeitos iguais, porém nenhum deles está elíptico. O sujeito é o pronome relativo "que" ( sujeito sintático) e tem como referente  serenidade (sujeito semântico) .Além disso, não há recomendação para não se usar uma vírgula diante de 2 orações coordenadas pela conjunção
    aditiva "e"; isso  apenas daria ênfase àquela oração que estiver "entre vírgulas". Espero tê-los ajudado.

     

  • E eu cai nessa  Sergio Jr Agora FCC vai começar cobrar a INCORRETA, falta de atenção.

  • A alternativa (C) é a errada, pois o pronome relativo “que” é reiterado por paralelismo, por isso os verbos “esteve” e “permanece” se referem ao
    pronome relativo “que”, em suas duas ocorrências. Note! Sempre que houver a expressão “e que”, há uma palavra “que” anteriormente, mantendo um paralelismo, por isso não cabe vírgula antes da palavra “que”. Confirme:
    O pintor Carlos Scliar atinge no momento presente uma serenidade que é característica simples e pura de um artista sem ansiedades e sem
    inquietações, serenidade que esteve sempre presente num José Pancetti e que permanece também unanimemente na obra de um Milton Dacosta, de um Guignard ou Iberê Camargo, serenidade que é uma espécie de densidade, de conteúdo irredutível e inalienável, símbolo de uma fatalidade e de uma vontade de arte que deixa de ser esforço para ser personalidade e natureza.

  • essa prova da DPE acabou com o meu português, achei nivel hard. 

     

     

  • GABARITO C

     

    Está incorreta a alternativa, pois o sujeito da oração é serenidade e ao acrescentar a vírgula logo após "Pancetti" estaria separando o complemento do mesmo sujeito da oração anterior.

  • Na letra a, o que está sublinhado é: sendo assim apartidário.

  • Uma dica em provas em geral, mas focado na FCC...

    Uma prova de 120 questões e 5 horas pra fazer são 2 minutos e meio pra resolver cada questão, fora ainda preencher o gabarito.

    Então, essas questões de texto das bancas, estão aí nas primeiras da prova apenas pra fazer o aluno perder muito tempo, é deixar mais para o meio da prova pra tentar resolver.

    Só uma dica.

  • Na letra "d" essa vírgula proposta pelo item não separacia o sujeito do verbo não ? Pra mim, o sujeito do verbo "merece" é " a apreciação"

  • Eu não entendi nada do que ele quis dizer com ---> No 3° parágrafo, o uso das aspas denota o afastamento do autor do texto quanto às agremiações artísticas presas a um único atributo pictórico.

    Porém como tive certeza que a C estava errada marquei.

    Mas alguém também não entendeu ?!

  • Falar um pouco dessa alternativa que não parece ,mas para mim foi a mais cabulosa de todas

    D-Nessa alternativa a FCC seguiu a gramática de SAID ALI que aceita uma virgula após a oração subordinada adjetiva restritiva longa.O gramáticos atuais não aceitam esse tipo de virgula.

    que os pintores, na sua maioria, se comprazem com o exame tão só das derivações da cor, a apreciação de um pintor que leva as suas indagações mais além, isto é, às derivações da luz, da semelhança, das formas objetiva ou indeterminada ,

    Fonte:Clayton Natal

    GABARITO C

  • ALTERNATIVA A: Alternativa correta. Por ser oração subordinada adverbial deslocada, “sendo assim apartidário” pode ser separado por vírgulas.

    ALTERNATIVA B: Alternativa correta. O travessão que isola o segmento mostrado já nos dá pistas de que se trata de um aposto. Além disso, a expressividade marcada pela exclamação associada ao contexto do trecho mostra efetivamente que se trata da opinião do autor sobre o alheamento que se distancia da vida concreta praticado pelas obras artísticas, especialmente as modernas.

    ALTERNATIVA C: Alternativa INCORRETA. Como existem orações coordenadas por mesmo sujeito (serenidade), o uso de vírgula após “Pancetti” é uma incorreção.

    ALTERNATIVA D: Alternativa correta. O segmento iniciado em “isto é” e terminado em “indeterminada” expressa uma explicação, devendo, para conferir maior clareza ao que se escreve, ser isolado por vírgulas. Com o emprego da vírgula proposta, fica mais claro que o sujeito da forma “merece” tem como núcleo “apreciação”.

    ALTERNATIVA E: Alternativa correta. As aspas revelam a citação do discurso que outrem fala sobre Scliar, adjetivos com os quais o autor não concorda ao deixar claro, com o uso das aspas, que esses termos representam opiniões que não compatibilizam com o seu texto.

  • Parei na C pra não procurar ovo em pelo de galinha kkkkkkk...talvez muita gente tenha errado porque não retornou ao texto!

    Notem, no texto, que não são duas orações com sujeitos diferentes, sendo o sujeito das duas a palavra '' serenidade''.

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    Kened, realmente vemos questões gigantes para pouco tempo de prova! Mas aí vai de você ver qual domina mais. Eu ,por exemplo, deixo português para o final porque tenho mais dificuldade.

    Abraços e até a posse!

  • Esse prova foi punck