SóProvas


ID
2713270
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quem observar seriamente a situação das artes plásticas modernas, e em especial a pintura, há de concluir ...... elas, depois de tantas transformações benfasejas ...... passaram, estão hoje reduzidas a simples material de pesquisa, em laboratório de análise, ...... foram banidas as qualidades mais ardentes do espírito: o sentimento, a emoção, a inspiração etc., substituídas pela observação fria e a experiência racional.

(CARDOZO, J. Gravuras de Carlos Scliar, Módulo, RJ, 1956.)


Preenche respectivamente as lacunas o que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Quem observar seriamente a situação das artes plásticas modernas, e em especial a pintura, há de concluir que (concluir é VTD, quem conclui, conclui algo) elas, depois de tantas transformações benfasejas por que (passar, neste caso, é VTI, quem passa, passa por algo)  passaram, estão hoje reduzidas a simples material de pesquisa, em laboratório de análise, de onde ("onde" -> uso restrito à noção de lugar; banir, nesta frase, é VTI -> banido de algum lugar) foram banidas as qualidades mais ardentes do espírito: o sentimento, a emoção, a inspiração etc., substituídas pela observação fria e a experiência racional.

  • Aonde, sentido de indo, e onde, sentido de lugar fixo

    Abraços

  • "Benfasejas", FCC??? "BenfaSejas"??? Na prova de Português?? Com licença, vou ali bater minha cabeça na parede.

  • Semântica:

     

    BENFASEJAS. Mãos que fazem o bem. 

     

    MALFAZEJO: Mau elemento, fazedor de mal, destruidor, mal intencionado.

     

  • LEILA MPT é Benfazejas com Z. 

  • Local de prova da FCC: local onde o filho chora e a mãe não vê!

  • GENTE COMO PODEMOS ANALISAR UMA QUESTÃO DESSE NIVEL, TENDO APENAS UNS 2 MINUTOS PARA CADA QUESTÃO... e pior que nem tecnica de chute essa questão suporta.... credo... portugues tá se tornando uma preocupação de alto nivel... 

  • Podemos resolver por eliminação:

     

    a) não pode ser : por elas...sem sentido

     

    b) já se elimina de primeira por causa do porque... o porque aqui é explicativo,  pois, uma vez que, visto que, dado que, por causa de, pelo motivo de,... É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que une duas orações. . não deu

     

    c)errada pelo mesmo motivo acima

     

    d) 1 ...  há de concluir (ISSO) que elas...

    2 - Na segunda opção não caberia crase (às quais), poderia ser por qual ou pelo qual, pelas quais etc.. substituindo o por que que nesse caso funciona como uma pronome relativo

     3 - As qualidades mais ardentes foram banidas de algum lugar... por isso o de onde

     

    e) errada pelos mesmos motivos já explicados, não há atrativos para a crase! E aonde é ideia de movimento..aonde se vai...

  • brincadeira, até pra comentar tem regra?

  • GABARITO D

     

    Perfeito o comentário da @Gisele Canto.

     

    A dúvida poderia surgir em relação as alternativas "D" e "E", as demais já daria para eliminar no primeiro ou segundo item. A palavra "aonde" na alternativa "E" não se encaixa no texto, pois expressa ideia de movimento, o correto seria "onde", que expressa ideia de lugar fixo, como é apresentada na alternativa "D". 

  • Gente, sendo bem prática, até pq a prova n tem tempo de viajar demais, eu fiz assim:

     

     

    Li toda sentença e já eliminei de cara B,C e E, pois o termo foram banidas pede complemento indireto: quem foi banido foi banido de algum lugar. Então só ficou A e D, só que preenchendo a primeira lacuna com: há de concluir por elas.... não tem sentido. Já em: há de concluir que elas... faz sentido, então letra D :)

    Caso encontrem algum erro, por favor fiquem à vontade para corrigir.

     

  • 1. Quem conclui , conclui algo -----> que

    2. Quem passa, passa por alguma coisa -------> por que

    3. Quem é banido, é banido de algum lugar -----> de onde

     

  • Letra D

     

    Dica: cuidado com as informações "engessadas".

     

    NEM SEMPRE qdo "vc é banido, vc é banido de algum lugar..."

    Deve-se SEMPRE avaliar o contexto em que o trecho está inserido...

     

    "...em laboratório de análise, ...... foram banidas as qualidades..."

    De fato, "laboratório" é um lugar e por essa razão aplica-se o "onde"... mas se fosse, por exemplo: "em projeto de análise..." já não caberia, pois "projeto" não é lugar, e por essa razão caberia apenas o "em que"...

  • Por que = por qual razão, pelas quais.

     

    Quem observar seriamente a situação das artes plásticas modernas, e em especial a pintura, há de concluir QUE elas, depois de tantas transformações benfasejas POR QUE (= pelas quais) passaram (...).

  • Resposta: alternativa D

     

    Corrijam-me se eu estiver errado, mas pensei da seguinte forma:

     

    Primeira lacuna. O verbo concluir não rege preposição. Poderia ser usado tanto o "porque" como "que"

     

    No segundo campo coloca-se por que, que é uma preposição + pronome relativo e pode ser substituída pelo(a) qual. 

    A preprosição por, vem do verbo passaram. Quem passa, passa por algum lugar/algo

    Poderia ser tanto "por que", como "pelas quais"

     

    Terceira lacuna. O pronome relativo onde só pode ser usado para indicar lugar; indice permanencia, "lugar em que".

    A preposição "de" vem de banidas.

  • Eu já li assim "banidas no laboratório " e já fui na alternativa que tinha o "em que". Marquei B e tomei na cara. :(

  • 1) ler com atenção

    2) interpretar

    3) identificar os termos principais

    4) identificar os referentes

    5) localizar os verbos

    6) concordar

    7) saber usar pronome relativo

  • Sobre o uso dos "porquês", tem um macete legal na Q905841. Aqui pelo celular é ruim para reproduzir. 

  • O grande segredo pra matar essa questão, para quem estudou e ficou entre B e E, é saber que na terceira coluna só se pode utilizar o DE ONDE pois "as qualidades mais ardentes do espírito", que é o sujeito, foram banidas DO LABORATÓRIO DE ANÁLISE.

    O "em que", apesar de ser equivalente ao "onde", não se aplica senão ficaria "foram banidas NO laboratório", uma ideia totalmente contrária à pretendida. Essa que foi a grande sacada da questão.

    Na segunda lacuna o "POR QUE E PELAS QUAIS" são equivalentes na regência do verbo passar pois quem passa, passa POR algo ou PELO caminho= pelas quais = pelas transformações eu passei. (apesar que "passar por" é o mais indicado aqui).

    Na primeira lacuna serve tanto o "que" (como Oração Sub, Subst. Objetiva Direta) quanto o "porque" (oração coordenada sindética explicativa);

  • ALTERNATIVA A: A primeira lacuna não poderia ser preenchida com “por” pelo fato de que a coesão não estaria estabelecida. Vejamos: “há de concluir por elas [...] estão hoje”. Neste caso, por se tratar de uma oração subordinada substantiva, deveria haver o uso de uma conjunção integrante. As demais lacunas poderiam ser preenchidas adequadamente pelos dois outros termos.

    ALTERNATIVA B: “Porque” poderia ser usado se houvesse a seguir uma oração subordinada adverbial, o que não é o caso, como explicitado anteriormente. Outra incorreção está no uso da expressão “em que”, já que “ser banido” convoca a preposição “de”, não aceitando “em”.

    ALTERNATIVA C: O comentário anterior também vale para esta questão, adicionando observação à expressão “às quais”. Quem passa, passa “por algo” e não “a algo”, como denotaria a existência da crase (a+as). Nesse sentido, a regência será efetuada de forma incorreta se usarmos essa expressão na segunda lacuna do texto.

    ALTERNATIVA D: Item correto.

    ALTERNATIVA E: Incorreto por causa de “às quais”, situação já comentada anteriormente, bem como por causa de “aonde”, já que, como dito anteriormente, “ser banido” convoca a preposição “de”.

  • essa é boa