SóProvas


ID
2713600
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Combate ao crime


      Houve, no Brasil, uma escalada do aprisionamento que, nos últimos anos, levou o país a abrigar a terceira maior população carcerária do mundo, atrás de EUA e China.

      Parte considerável das prisões resulta de casos de flagrante, e salta aos olhos a parcela de encarcerados por delitos menores (em especial o pequeno tráfico de drogas) e em regime provisório (40%).

      Há anos este jornal manifesta opinião favorável à aplicação de sanções alternativas, de modo a reservar o cárcere para autores de crimes violentos, que representam ameaça à sociedade.

      Tal correção de rumos, fique claro, não corresponde à complacência. Especialistas são praticamente unânimes em considerar que a certeza da punição, mais do que o rigor ou o tamanho da pena, é o principal fator de dissuasão.

      Deve-se caminhar, ainda, no sentido da integração, com a criação de bases de dados e canais instantâneos de comunicação entre as polícias e outras instituições. Não menos importante, há que investir em redução da evasão escolar e políticas voltadas para a juventude.

       Tudo isso depende, claro, da superação da crise orçamentária, em especial na esfera estadual.

                                                   (Folha de S.Paulo, 24.04.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa cujo enunciado está em conformidade com a norma-padrão de regência.

Alternativas
Comentários
  • A) O jornal, ao referir-se ao cárcere...

    B) Gabarito

    C) ... encontram-se presos devido ao fato

    D) Muitos especialistas comentam que é a certeza...

    E) ...do mundo, da qual não tem...

  • Gab. B

     

    Apenas complementando o excelente comentário do colega Leonardo Umbelino.

     

    a) Quem se refere, refere-se A alguma coisa → O jornal, ao referir-se Ao cárcere

    b) Quem aspira, aspira A algo. → (Gabarito)        *Obs. A Vunesp adora essa regência do verbo aspirar.

    c) O termo devido rege a preposição A quando tem o sentido de “por causa de”, “por motivo de” → encontram-se presos devido Ao fato.

    d) Quem comenta, comenta algo (VTD). Logo, não há preposição. → Muitos especialistas comentam que é a certeza...

    e) Na língua culta, o verbo “chegar” exige a preposição “A” para a indicação de destino (quem chega, chega a algum lugar). → Nos últimos anos, o Brasil chegou À posição.      *Como posição é subs. feminino "a posição" → a + a = à.

     

     

    Abraço e bons estudos.

     

  • na prova eu acertei , e aqui eu errei .. ta certo kkkkk

  • Letra B !

    Aspirar no sentido de Cheirar é VTD e não pede preposição

    Aspirar no sentido de Desejar é VTI e pede a preposição A (NÃO ACEITA LHE[s] )

  • Aspirar nesse entido é um Verbo transitivo Indireto - almejar.

    Pediria uma crase ai, PORÉM nunca existe crase antes de artigo indefinido (uma).

    Portanto em relação à regencia, está correto,

     

    Repare que a questão não diz nada sobre a colocação do pronome SE

    então nem precisa analisar se ele está certo ou não, 

    mas vai a teoria:

    Se = primeiro caso = acompanha verbo intransitivo ou transitivo indireto = Precisa-se de ajudante,./aspira-se a novidades. 

    (verbo intransitivo e transitivo indireto = O SE é indice de indeterminação do sujeito)

    Se = segundo caso = Acompanhando verbo transitivo Direto.

    Vendem-se casas. sujeito casa. (casas são vendidas) (concorda com a casa no plural, pois casa é o sujeito) - VTD

     

     

  • a) O jornal, ao referir-se ao cárcere, acha que ele deve ser destinado aos autores de crimes violentos, mas há quem discorde com essa ideia. 

    b) Aspira-se a uma maior integração entre as polícias e as demais instituições, a qual será garantida com canais instantâneos de comunicação.

    c) Muitos encarcerados encontram-se presos devido ao fato de cometerem delitos menores, dos quais havia o pequeno tráfico de drogas.

    d) Muitos especialistas comentam de que é a certeza da punição, mais do que o rigor ou o tamanho da pena, o principal fator de dissuasão.

    e) Nos últimos anos, o Brasil chegou na posição de terceira maior população carcerária do mundo, a qual não tem do que se orgulhar.

  • Gabarito: B

     

    Complementado a letra A: além do citado pelos colegas, há erro de regência do verbo DISCORDAR -  mas há quem discorde  DESSA ideia. Quem discorda, discorda de alguém, de alguma coisa.

  • Alguém sabe me dizer??


    c) Muitos encarcerados encontram-se presos devido o fato de cometerem delitos menores, dos quais havia o pequeno tráfico de drogas.


    dos quais é pronome relativo ??? Caso não seja,esse termo é classificado como?? esse termo dos está aí pq??


    Ajuda aí gente Por favorrrrrrr!

  • a)referir-se A

    b)GAB

    c) Devido A/ Os quais

    d) Comentaram QUE

    e) DA QUAL - Orgulhar


  • A O jornal, ao referir-se ao cárcere

    B ok

    C Muitos encarcerados encontram-se presos devido ao fato

    D- Muitos especialistas comentam que- COMENTAR - TRANSITIVO DIRETO

    E- Nos últimos anos, o Brasil chegou à posição

  • Assertiva B

    Aspira-se a uma maior integração entre as polícias e as demais instituições, a qual será garantida com canais instantâneos de comunicação.

    O verbo aspirar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a, quando apresenta o sentido de desejar

  • Assertiva B

    Aspira-se a uma maior integração entre as polícias e as demais instituições, a qual será garantida com canais instantâneos de comunicação.

  • ALTERNATIVA A: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. REFERIR-SE A (transitivo indireto regente da preposição A), CORRETO: “ao referir-se Ao cárcere”; 2. DISCORDAR DE, regente da preposição DE, CORRETO: “há quem discorde Dessa ideia”.

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO CORRETA. ASPIRAR, no sentido de “almejar”, é transitivo indireto e rege a preposição A: Aspira-se A uma maior integração...

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. O termo devido rege a preposição A: CORRETO: devido Ao fato de...; 2. O verbo “haver”, nesse caso, está empregado no sentido de destacar que havia um delito pequeno ENTRE ou DENTRE outros, CORRETO: “...cometerem delitos menores, ENTRE/DENTRE os quais havia o pequeno tráfico de drogas”.

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. O verbo “comentar” é transitivo direto e não rege preposição, CORRETO: “Muitos especialistas COMENTAM QUE é a certeza...”

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. O verbo “chegar” é intransitivo, mas rege a preposição A para se ligar ao adjunto adverbial de lugar, CORRETO: “o Brasil chegou À posição de terceira...;  2. O verbo “orgulhar-se” é transitivo indireto e rege a preposição DE, CORRETO: “...maior população carcerária do mundo, DA qual não tem do que se orgulhar.

    Resposta: B

  • Resposta B de Bola.

    Verbo Aspirar no sentido de cheirar, sentir é verbo Transitivo direto.

    Ex: Eu aspiro todas as manhãs o cheiro das rosas.

    Verbo Aspirar no sentido de desejar, almejar é Transitivo indireto e pede a preposição "a".

    Ex: Miguel aspira à vaga no concurso.

  • Meu deus, sou péssima em regência

  • QUESTÃO DIFÍCIL, AINDA BEM QUE ACERTEI !!!

  • ALTERNATIVA A: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. REFERIR-SE A (transitivo indireto regente da preposição A), CORRETO: “ao referir-se Ao cárcere”; 2. DISCORDAR DE, regente da preposição DE, CORRETO: “há quem discorde Dessa ideia”.

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO CORRETA. ASPIRAR, no sentido de “almejar”, é transitivo indireto e rege a preposição A: Aspira-se A uma maior integração...

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. O termo devido rege a preposição A: CORRETO: devido Ao fato de...; 2. O verbo “haver”, nesse caso, está empregado no sentido de destacar que havia um delito pequeno ENTRE ou DENTRE outros, CORRETO: “...cometerem delitos menores, ENTRE/DENTRE os quais havia o pequeno tráfico de drogas”.

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. O verbo “comentar” é transitivo direto e não rege preposição, CORRETO: “Muitos especialistas COMENTAM QUE é a certeza...”

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. O verbo “chegar” é intransitivo, mas rege a preposição A para se ligar ao adjunto adverbial de lugar, CORRETO: “o Brasil chegou À posição de terceira...; 2. O verbo “orgulhar-se” é transitivo indireto e rege a preposição DE, CORRETO: “...maior população carcerária do mundo, DA qual não tem do que se orgulhar.

    Resposta: B

    José Maria | Direção Concursos

  • a) O jornal, ao referir-se ao (I) cárcere, acha que ele deve ser destinado aos autores de crimes violentos, mas há quem discorde dessa (II) ideia. 

    (I) Quem se refere, refere-se A alguma coisa

    (II) Quem discorda, discorda DE algo/alguém (e não com a preposição COM)

    b) Aspira-se a uma maior integração entre as polícias e as demais instituições, a qual será garantida com canais instantâneos de comunicação.

    Quem aspira, aspira A algo. (VTI - no sentido de almeijar; só é VTD no sentido de absorver)

    c) Muitos encarcerados encontram-se presos devido ao (I) fato de cometerem delitos menores, entre os (II) quais havia o pequeno tráfico de drogas.

    (I) O termo devido rege a preposição A quando tem o sentido de “por causa de”, “por motivo de” → encontram-se presos devido Ao fato.

    (II) entre os menores delitos havia "aquele tal delito" → entre os quais havia (...)

    d) Muitos especialistas comentam de (I) que é a certeza da punição, mais do que o rigor ou o tamanho da pena, o principal fator de dissuasão.

    (I) Quem comenta, comenta algo. (VTD - não há preposição) → Muitos especialistas comentam que é a certeza da punição...

    e) Nos últimos anos, o Brasil chegou à (I) posição de terceira maior população carcerária do mundo, da (II) qual não tem do que se orgulhar.

    (I) Quem chega, chega A algum lugar. (VTI - preposição "a" + subst. fem. "a posição" → a + a = à)

    (II) Quem se orgulha, orgulha-se de algo/alguém → "não se orgulha da posição a qual foi mencionada"